Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JOGADORES DO BAHIA ENTRAM EM CAMPO COM CAMISAS DO OUTUBRO ROSA

Jogo com o Atlético Mineiro acontece na segunda-feira, 19, em Pituaçu
18/10/2020 às 19:40
  1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 654 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,2%) e 829 curados (+0,3%). Dos 335.351 casos confirmados desde o início da pandemia, 321.266 já são considerados curados e 6.769 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 417 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (26,80%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia ((7.823,93), Almadina (6.551,98), Itabuna (6.344,06), Madre de Deus (6.314,89), Apuarema (5.893,59).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 680.406 casos descartados e 77.139 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste domingo (18).

  5. Na Bahia, 27.815 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

  6. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 28 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. 

  7. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias municipais e estadual a fim de evitar distorções ou equívocos, como desconsiderar a causa do óbito um traumatismo craniano ou um câncer em estágio terminal, ainda que a pessoa esteja infectada pelo coronavírus.
                                           ****
  8. O governo de São Paulo anuncia nesta segunda-feira, 19, que a vacina Coronavac, desenvolvida pelo Instituto Butantã em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, se mostrou segura também em testes com 9 mil voluntários brasileiros, reafirmando os resultados de pesquisa anterior com 50 mil participantes chineses. 

  9. Os dados de eficácia, porém, devem ser divulgados somente entre novembro e dezembro, o que deve atrasar a previsão do governador João Doria (PSDB) de iniciar a imunização ainda neste ano.

  10. De acordo com Dimas Covas, diretor do Butantã, os testes com os 13 mil voluntários não foram finalizados e a análise de eficácia ainda não pode ser feita. O pesquisador afirmou que foi concluída nesta semana só a primeira etapa do estudo, com 9 mil pessoas. Mesmo nesse grupo, nem todos tomaram as duas doses ainda, o que deve ocorrer até o fim do mês. 

  11. "Já temos os dados de segurança dessa etapa, eles são muito parecidos com os chineses (estudo em que mais de 90% dos voluntários não tiveram eventos adversos).

  12. Postos da Rede SAC situados na capital e interior do estado terão seu horário modificado a partir da próxima semana, por conta do Dia do Comerciário (comemorado este ano no dia 21 de outubro). Na próxima segunda-feira (19), as unidades Pau da Lima, Pernambués, Liberdade e SAC Servidor, situados em Salvador, estarão fechadas por conta de antecipação da data comemorativa na cidade, fruto de acordo coletivo.

  13. No interior, estará fechado na segunda-feira (19) o posto SAC de Itabuna, a 436 quilômetros da capital, onde o feriado foi antecipado por conta de decreto municipal. Já na Região Metropolitana (RMS), o posto SAC Camaçari estará fechado no dia 26 de outubro. O empreendimento comercial onde a unidade está situada irá adotar a data para as comemorações. Em todos os casos, o atendimento nas seis unidades será retomado normalmente no primeiro dia útil seguinte.

   14. feriado - Este ano, o decreto estadual n° 19.408/2020 alterou a data comemorativa pelo Dia do Servidor Público Estadual de 28 para 30 de outubro. A mudança é excepcional e ocorrerá apenas em 2020. Por conta disso, todos os postos e pontos da Rede SAC estarão fechados na data, com exceção das unidades Pau da Lima, Pernambués, Liberdade, SAC Servidor e Camaçari, na capital e RMS, e Itabuna, no interior.

  15. O Governo da Bahia autorizou, nesta sexta-feira (16), a construção de Complexos Educacionais Poliesportivos em Alagoinhas e Serrinha, com investimento conjunto superior a R$ 5 milhões. A ordem de serviço foi assinada pelo secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, que esteve em visita aos dois municípios. Com o equipamento, os estudantes e as comunidades terão à disposição um amplo espaço para a prática da educação esportiva. Ainda está prevista a autorização do início das obras em Itapetinga.

  16. O secretário Jerônimo Rodrigues falou da importância do espaço para o fortalecimento da educação e prática esportiva nos municípios. “Os Complexos Educacionais Poliesportivos serão importantes para a educação esportiva dos estudantes. Mas, além disso, serão um espaço do município onde irá contemplar a realização de campeonatos e torneios e, até mesmo, eventos culturais e de entretenimento. É um equipamento para crianças, jovens e adultos, para o qual a nossa expectativa é do uso qualificado, em parceria com entidades e associações da juventude e comunidade”, afirmou.   

  17. Para o diretor do Núcleo Territorial de Educação de Alagoinhas (NTE 18), Jean Fabio Lima, este investimento mostra o compromisso do Governo do Estado com a Educação. “É fundamental este trabalho de valorização de políticas públicas para a juventude e percebemos que, mesmo neste momento pandêmico, há uma preocupação fortíssima com a educação, a cultura e o lazer nas regiões da Bahia”.

  18. Segundo Lorena Ramos, diretora do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Serrinha, a construção do Complexo Educacional Poliesportivo vai proporcionar para o estudante uma carga horária diversificada. “O espaço vai incluir os estudantes em uma educação integradora como um todo, porque ele terá esporte, cultura e lazer ligados aos anseios da comunidade, trazendo-os para um mundo de diversidades amplas e estendendo as possibilidades desses estudantes”, disse.

  19. O Bahia vai encarar o Atlético-MG nesta segunda-feira (19), no estádio de Pituaçu, em partida válida pela 17ª rodada do Brasileirão. O jogo marca também o engajamento do tricolor baiano na campanha Outubro Rosa. A partir de uma ação realizada pelo Grupo CAM em parceria com o clube, os atletas do Esquadrão de Aço vão entrar em campo usando uma camisa rosa.

  20. Com o entendimento do alcance que o futebol tem com o público em geral, o Bahia vem se destacando no cenário nacional com a adesão a pautas sensíveis à sociedade.

   21. O Grupo CAM, que é patrocinador do time feminino do Bahia, vem realizando ao longo do mês uma série ações para marcar o Outubro Rosa, levando orientação e conhecimento para suas pacientes e mulheres que queiram esclarecer suas dúvidas. Estão sendo realizadas ações de conscientização, atividades culturais, oficinas, entre outras iniciativas. Uma delas é a realização de vídeos e entrevistas com médicos especialistas.

  22. A campanha Outubro Rosa é um alerta fundamental no Brasil, uma vez que o câncer de mama é o mais incidente em mulheres no país, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Estudos da entidade apontaram que, este ano de 2020, haveria 66.280 casos novos, o que representa uma taxa de incidência de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres.

  23. O Grupo CAM foca desde a prevenção, diagnóstico precoce até o tratamento e já dispõe de uma infraestrutura moderna para resultados mais e efetivos, que trazem maiores chances de cura e devolvem também a qualidade de vida.