Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ATLANTIC NIKEL QUER EXPANDIR VIDA ÚTIL DE SUA MINA EM ITAGIBÁ, BAHIA

SESAB diz que 280.351 pacientes curados de Covid na Bahia do total de 294.210 casos. Ainda existem 7.638 infectados.
20/09/2020 às 10:00
 1. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 2.191 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +0,8%) e 1.861 curados (+0,7%). Dos 294.210 casos confirmados desde o início da pandemia, 280.351 já são considerados curados e 7.638 encontram-se ativos. A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  2. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

  3. Os casos confirmados ocorreram em 416 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (28,65%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Ibirataia (6.321,84), Almadina (6.131,04), Madre de Deus (5.703,31), Itabuna (5.688,41) e Dário Meira (5.051,35).

  4. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 578.932 casos descartados e 71.498 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas deste sábado (19).

  5. Na Bahia, 24.671 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19. Para acessar o boletim completo, clique aqui ou acesse o Business Intelligence.

   6. o boletim epidemiológico de hoje contabiliza 40 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19. Outro motivo é o aprofundamento das investigações epidemiológicas por parte das vigilâncias.
                                                      ******
  7. Os desafios do ensino remoto durante a pandemia da Covid-19, diante das barreiras impostas pelo distanciamento social, têm sido imensuráveis. Quando as reflexões tangem o universo de crianças e adolescentes com dificuldades ou transtornos de aprendizagem, esse problema ganha uma dimensão ainda maior. 

  8. Na semana em que se comemora o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), a Apae Salvador promoverá, na quinta-feira, dia 24, às 16h, uma live no seu canal no Youtube para professores da rede municipal de ensino e demais interessados.

  9. O evento virtual tratará do tema Contribuições psicopedagógicas nos transtornos e dificuldades de aprendizagem – (Re) pensando estratégias de intervenção, e faz parte do programa de Formação Continuada da Apae Salvador.

  10. “A questão da inclusão escolar já é extremamente delicada para crianças e adolescentes com deficiência intelectual. Nesses tempos de distanciamento, que limita ainda mais as condições de aprendizagem, precisamos dar total atenção a esse tema”, destaca Derval Evangelista, presidente da Apae Salvador.

  11.  De acordo com o psicopedagogo Matheus Wisdom, que coordenará o debate, um dos fatores mais agravantes é que esse aluno, quando está no atendimento especializado ou na escola regular, tem acesso a materiais concretos e manipuláveis que facilitam a aprendizagem, mas não no ensino remoto. “Então, o ensino parte do material concreto para o abstrato. 

  12. Antes de atingir elevados níveis de leitura e escrita, campo matemático e raciocínio lógico, utilizamos materiais mais concretos e, nesse período, a escola não tem como fornecer, os professores acabam deixando de dar assistência e a família acaba não produzindo. A assimilação do conteúdo fica prejudicada”, completa.

  13. Outro ponto ressaltado pelo psicoterapeuta Matheus Wisdom é a questão de vulnerabilidade social das famílias, que muitas vezes não têm acesso a aparelhos eletrônicos ou tem que compartilhar com outros membros da família. 

  14. Às vezes não tem internet. “Isso dificulta a chegada da informação, por mais que a escola se esforce para levar essa aula remota. Esses fatores têm contribuído para uma disparidade para o processo de inclusão nesse momento de pandemia”, conclui. Além do psicopedagogo Matheus Wisdom, coordenarão o debate a psicóloga Liliana Sobrinho e o psicopedagogo Herbert Barros.

  15. As secretarias de Saúde dos municípios baianos de Nova Soure e Cipó foram recomendadas pelo Ministério Público estadual a garantir o imediato acesso à realização de doação de sangue por homossexuais e toda população LGBTI (gays, bissexuais, transexuais, travestis, intersexo…), sem discriminação em razão da orientação sexual ou identidade de gênero. 

   16. As recomendações, de autoria do promotor de Justiça Fábio Brito Miranda, visam combater a discriminação, promover a igualdade de tratamento e diminuir o decréscimo no volume de doações sanguíneas. Nos documentos, ele lembra da situação de pandemia da Covid-19 e do consequente nível crítico dos estoques de sangue no estado, noticiado recentemente pela Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba).

  17. O promotor de Justiça também recomenda às secretarias e aos demais órgãos públicos ou privados responsáveis por assegurar a doação e os estoques de sangue nos municípios que sejam apresentados novos protocolos para a doação por todas as pessoas, sem discriminação em razão de sua orientação sexual ou identidade de gênero, no que concerne às pessoas LGBTI. 

   18. Além disso, os municípios deverão dar ampla publicidades nos meios oficiais de comunicação sobre a possibilidade da doação de sangue por parte da população LGBTI, a fim de concretizar efetivamente o direito à igualdade. 

   19. Para elaboração do documento, Fábio Miranda observou dispositivos legais e destacou que o Supremo Tribunal Federal, por maioria, julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) n°.5543 e declarou a inconstitucionalidade de dispositivos que versavam sobre a suposta inaptidão temporária para indivíduos do sexo masculino que tiveram relações sexuais com outros indivíduos do mesmo sexo para a realização de doação sanguínea nos 12 meses subsequentes a aludida prática. 

   20. O STF, por intermédio do julgamento da Adin, “constatou a existência de dispositivos normativos discriminatórios injustificáveis nos citados documentos legais, os quais são capazes de estigmatizar pessoas como potencial grupo de risco apenas em virtude de sua orientação sexual, o que não há sentido em existir, restringindo-os o direito à pratica de um ato solidário como a doação sanguínea, em prol de preconceitos insustentáveis”, explica o promotor.

   21. A FCDL Bahia e a CDL Salvador registram seu apoio e parabenizam o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que definiu novas regras para a prestação de serviço nos cartórios de registro. A mudança foi publicada no Provimento Conjunto Nº CGJ/CCI-16/2020-GSEC emitido pela Corregedoria Geral de Justiça do TJ-BA.

   22. Pelo documento, desde o dia 08 de setembro, data da publicação, os cartórios de registro ficam obrigados a receber somente depois de prestar o serviço e não antecipadamente, como ocorria até então. A mudança beneficia os que utilizam esses serviços cartoriais e agilizam o processo para toda a população, tanto para empresas como para pessoas físicas.

  23. A decisão permite maior dinâmica e eficiência para o pagamento pelos Serviços Notariais e de Registro. O Provimento ainda estabelece que cabe à Corregedoria de Justiça a orientação, fiscalização e organização dos serviços extrajudiciais, a fim de assegurar o bom funcionamento da prestação dos serviços.

   24. A Atlantic Nickel divulgou que pretende investir R$ 1,8 bilhão para expandir a vida útil da sua mina de níquel em Itagibá. A empresa opera no sul da Bahia desde outubro de 2019, através de contrato de arrendamento firmado com a Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM).

  25. Para o presidente da CBPM, Antonio Carlos Tramm, o projeto mostra como a mineração baiana para construir uma sociedade inovadora e sustentável. "Temos estudos indicando que em 2030 mais de 30% dos veículos vendidos serão elétricos. O nosso níquel vai estar fazendo parte desta revolução, trazendo emprego e renda para a Bahia e menos poluição para o planeta", diz.

  26. A operação seria dividida em duas fases. Inicialmente, a Atlantic Nickel irá manter exclusivamente a exploração da mina a céu aberto até 2028. Nesse período, a empresa irá avançar na sua capacidade de produção, estimada entre 20 e 25 mil toneladas anuais de níquel contido no concentrado. A partir daí, começaria a segunda fase com a implantação de uma mina subterrânea com capacidade de exploração por mais 26 anos.

  27. “Esse novo plano econômico eleva a Atlantic Nickel para um novo patamar internacional, com uma operação cada vez mais sustentável. Com menos emissão de carbono, mais segura e responsável e com um produto de excelente qualidade para atender à demanda não só de baterias elétricas, mas ao amplo mercado de eletrificação”, afirma Paulo Castellari, CEO do grupo Appian no Brasil, detentor da Atlantic Nickel.