Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ACM NETO RECUA DA FASE 3 E DEIXA EMPRESÁRIOS NA SOFRÊNCIA (TF)

Taxa de ocupação de leitos UTI na capital cai para 53% percentual de 7% abaixo no previsto no decreto do prefeito
20/08/2020 às 09:36
  MIUDINHAS GLOBAIS: 

   1. O prefeito ACM Neto recuou na possibilidade de abertura das atividades econômicas de Salvdor fase 3 (cinemas, centro de convenções, eventos, etc) mesmo contrariando decreto que assinou e publicou no Diário Oficial. 

   2. Hoje, segundo a SESAB, a taxa de ocupação de leitos parcientes com covid-19 na capital é de 53%, portanto, 7% abaixo do previsto no decreto municipal. O prefeito alega que é preciso um análise mais apurada do andamento da segunda fase para entrar na terceira fase. 

   3. Acontece que, pelas estatísticas da SESAB, desde que foram abertas as fases 1 e 2 não houve crescimento de casos ativos da Covid na capital nem aumentou o número de ocupação de leitos. Os empresários se mostraram bastantes eficientes e cumpridores dos procedimentos estabelecidos pela OMS e pela PMS.

  4. O prefeito, recentemente, chegou a declarar que iria enviar respiradores para o interior do Estado a municípios que precisavam mais desses equipamentos do que a capital. Então, estranha-se que argumentos científicos são esses do prefeito, diz ele em comum acordo com o governador, para não iniciar a fase 3 na segunda feira, 24.

  5. E, desalentador para os empresários, não deu esperança de quando isso vai ocorrer. O prefeito alega que não quer ser surpreendido com um crescimento de casos, fora aconselhado por segmentos da ciência, daí a decisão. 

   6. Estranhamente, na contra-mão desse processo, a Secretaria de Turismo do Município divulga matéria dizendo que, baseado numa pesquisa, Salvador é o destino turístico a ser mais citado para uma possível visita após a pandemia. De acordo coma OMS, a pandemia deve durar ao menos 2 anos. Então, imagina-se que esses turistas virão em 2022.
                                                               ****
  7. Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 3.937 casos de Covid-19 (taxa de crescimento de +1,8%) e 3.377 curados (+1,6%). Dos 228.596 casos confirmados desde o início da pandemia, 208.932 já são considerados curados e 14.979 encontram-se ativos . A base de dados completa dos casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos relacionados ao coronavírus está disponível em https://bi.saude.ba.gov.br/transparencia/.

  8. Para fins estatísticos, a vigilância epidemiológica estadual considera um paciente recuperado após 14 dias do início dos sintomas da Covid-19. Já os casos ativos são resultado do seguinte cálculo: número de casos totais, menos os óbitos, menos os recuperados. Os cálculos são realizados de modo automático.

   9. Os casos confirmados ocorreram em 413 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (31,59%). Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram: Almadina (4.941,43), Dário Meira (4.547,15), Salinas da Margarida (4.257,36), Itapé (4.189,02) e Ibirataia (4.120,95).

   10. O boletim epidemiológico contabiliza ainda 426.829 casos descartados e 86.582 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde da Bahia (Cievs-BA), em conjunto com os Cievs municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta quinta-feira (20).

  11. O boletim epidemiológico de hoje contabiliza 74 óbitos que ocorreram em diversas datas, conforme tabela abaixo. A existência de registros tardios e/ou acúmulo de casos deve-se a sobrecarga das equipes de investigação, pois há doenças de notificação compulsória para além da Covid-19.
                                                                *****
  11.  As grandes, médias, pequenas e microempresas vivem hoje uma nova realidade devido o surgimento da pandemia Covid 19 e, com o isolamento social e as outras orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), milhões de colaboradores tiveram que trabalhar de suas próprias residências. 

   12. O “novo normal” corporativo passou a contar ainda mais com o home office e as organizações estão apostando todas as suas fichas nas plataformas e programas ligados às “nuvens”. Outra tendência que estamos acompanhando é a criação de hotsites individuais ou coletivos para vendas de produtos que vão do setor de beleza até os famosos eletroeletrônicos. Estes sites estão substituindo temporariamente, ou não, as lojas físicas.

   13. O uso da inteligência artificial também é um caminho sem volta e cresce exponencialmente. Com este cenário mundial, os profissionais da área de Tecnologia da Informação estão sendo ainda mais requisitados. Durante a quarentena, as pessoas também utilizaram seu tempo para o entretenimento e a indústria dos jogos digitais ganhou mais força nos games, na educação e no RH. 

   14. O setor de tecnologia é um dos que mais cresce no Brasil e no mundo. Segundo dados do Banco Mundial, até 2024 haverá a criação de novas 420 mil vagas na área de Tecnologia da Informação. O crescimento do número de oportunidades, porém, ainda é razoável se comparado ao aumento significativo do uso da tecnologia. 

   15. Na visão de Guilherme Jaime, Gestor Acadêmico Nacional da Área da TI da Estácio, a demanda por mão de obra qualificada será ainda maior, o que certamente gerará ótimas oportunidades para egressos dos cursos da área. 

  16. “No Brasil, atualmente, o déficit é de aproximadamente 200 mil vagas, podendo chegar em 2024, a até 620 mil. Em qualquer lugar do Planeta, os cursos de TI são os mais procurados. O país caminha cada vez mais nesta direção. Já temos, por exemplo, renomadas empresas de desenvolvimento de software em todas as nossas regiões brasileiras. Temos grande potencial na área”, explica o especialista. 

   17. Novo decreto municipal assinado pelo prefeito Jailton Santana (PTB) estabelece, com novos protocolos, a reabertura de salões de beleza e barbearias; academias de ginástica; lanchonetes; bares; restaurantes; pizzarias e barracas do complexo de praia (quiosques). Entretanto, o acesso à faixa de areia nas praias continua suspenso. 

  18. Já o art. 2º do decreto estabelece que esses estabelecimentos devem seguir os seguintes critérios de segurança: fornecimento de álcool em gel 70% na entrada, saída e dentro do estabelecimento; área de lavabo para uso dos clientes, devidamente equipados com detergentes; água potável em funcionamento e toalha de papel para adequada higienização das mãos. 

  19. Também está determinada a utilização de EPI’s (máscara, viseira e luva) por todos os funcionários e a higienização de todos os equipamentos passíveis de manuseio. E somente será permitido o atendimento simultâneo de até 50% da capacidade instalada do imóvel para clientes. 

 20. E os funcionários dos estabelecimentos estão orientados sobre a obrigatoriedade do distanciamento de, no mínimo, 1,5 metro nas filas e espaços ocupados entre os clientes, assim como a distância entre as mesas.

  21. Também é necessária, na entrada dos estabelecimentos, a aferição de temperatura dos funcionários e consumidores.

   22. Os projetos selecionados pelo edital municipal Samba Junino – Ano III, lançado em 2019, poderão ser executados até o dia 31 de agosto de 2021. Cada proponente deverá apresentar a proposta de reformulação de cronograma, que será analisado e validado pelo setor da Fundação Gregório de Mattos (FGM) responsável pela fiscalização e acompanhamento da execução das propostas.

   23. “Devido à pandemia, suspendemos o processo de recebimento da documentação. Sendo assim, foi decidido pela prorrogação do edital, para garantir a execução dessas propostas e para que possamos readaptar essas ações”, conta a gerente de Patrimônio Cultural, Gabriella Melo.

   24. Até o início do próximo ano, será completada a fase de recebimento de documentação, habilitação dos documentos e recolhimento das assinaturas do termo de acordo e compromisso. “Já que este ano não tivemos os desfiles e execução das propostas, vamos organizar o andamento até o dia 31 de agosto de 2021. Se os projetos não forem realizados presencialmente, iremos adaptar para o ambiente virtual”, complementa Gabriella.