Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PT ESPERA A PALAVRA DE RUI PARA DECIDIR CANDIDATO A PREFEITO SALVADOR

Todos os partidos usam a mesma metodologia política
17/01/2020 às 11:16
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O PT ainda não definiu seu candidato a prefeito de Salvador. Há tempo. A 'democracia' petista não difere dos demais partidos embora tentem passar essa ideia para os eleitores de que são diferentes, mais democráticos. Ledo engano. Todos os partidos são iguais e seguem uma regra antiga baseada em três premissas: o caciquismo, a popularidade do candidato e a 'bala na agulha' (financeiro) e sua capacidade de articulação. Fora deses três parâmetros nenhum nome vinga mesmo sendo um 'out-sider' estranho ao ninho partidário.

   2. Veja o que aconteceu, por exemplo, com Guilherme bellintani, presidente do Bahia. Chegou a ser anunciado pelo governador do Estado, Rui Costa, como um possível nome a ser pré-candidato. Tinha as duas premissas principais: o caciquismo (apoio de Rui, mas, não integral do PT) e a popularidade. E até parte da terceira, a articulação finaceira, mas, faltou a parte política a capacidade de articulação. Teria exigido demais incluindo a retirada do nome do pastor Isidório. Seu nome não vingou. E, supõe-se, Rui deve ter ficado chateado.

   3. Agora veja, o caso do deputado federal Zé Neto, candidato do PT em Feira: reúne as três premissas sendo o nome popular do partido, em Feira, tem apoio dos caciques (foi lider do governo na Assembleia Legislativa durante 4 anos) e faz bem as articulações financeira e política. Precisou de algum discussão democrática em Feira? Nada. Zé Neto se impôs como candidato e isolou Carlos Geilson que sonhava com um apoio de Rui Costa. 

   4. Em Lauro de Freitas, Moema Gramacho também reúne essas três premissas e não há discussão de alternativas. Até o PSB e PC do B ela trouxe para sí.

   5. No caso de Salvador a situação é mais complicada porque nenhum dos pré-candidatos lançados até agora tem uma das premissas: a popularidade. Vai prevalecer a discussão democrática ou o caciquismo? Ora, ao que tudo indica, o caciquismo. Vai ser o nome ungido pelo governador Rui Costa que é o maior "cabo eleitoral" do PT. Sem Rui, não dá. Enquanto ele não ouvir as partes e definir um nome nada feito.

   6. O Diretório Municipal do PT terá coragem de lançar um nome sem o beneplácito de Rui? Não vinga. Não existe. Esse é o drama petista no momento.
                                                                 ****
  7. A Secretaria Municipal de Saúde (SESA) de Lauro de Freitas recebeu, nesta sexta-feira (17), a Caravana Lesbi de Saúde. Integrantes do Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais da Bahia, que desenvolvem o projeto, provocaram a discussão sobre saúde sexual e reprodutiva do público alvo. 

   8. Questões debatidas no encontro, com participação de profissionais da área e sociedade civil, servirão para construção de uma cartilha com propostas de prevenção as IST’s/AIDS, depoimentos e orientações de denúncias contra violências.  

   9. A Caravana chegou a Lauro de Freitas por meio da articulação do LesbiBahia com coletivos municipais do segmento e o Departamento LGBT da Secretaria Municipal de Juventude, Igualdade Racial e Políticas Afirmativas (SEJU). O projeto é aberto ao público que tem interesse em discutir propostas de atenção à saúde de lésbicas e mulheres trans e bissexuais. Representações do governo estadual também participaram do encontro.

  10. “A caravana traz a discussão das especificidades da saúde da mulher lésbica, bissexual e trans, chamando atenção do sistema público para a construção de políticas públicas para essas mulheres, que precisam de mecanismos de prevenção e cuidado com o corpo”, explicou Patrícia Santana, coordenadora pedagógica do projeto.

   11. A espera pela nota final do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) terminou nesta sexta-feira (17), quando os resultados dos desempenhos individuais foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Para facilitar a busca por uma oportunidade, a UniFTC disponibiliza uma calculadora online que usa a nota do aluno no ENEM para simular bolsas de até 100% em todo o curso. Basta acessar o site e inserir sua nota para que a ferramenta já informa o valor da bolsa. 

   12. As bolsas estão disponíveis para cursos presenciais em dez unidades da UniFTC localizadas em oito cidades. Uma das expectativas para este semestre na Faculdade UniFTC de Itabuna é o lançamento do Núcleo de Atendimento à Comunidade, que reunirá num único espaço, além de Clínicas-Escolas de Medicina Veterinária, Odontologia, Fisioterapia e de Enfermagem,  unidades de serviços e Laboratórios  dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Nutrição e de Psicologia, bem como o Nupraj, do curso de Direito. O curso de Medicina não participa da ação. 

  13. Além da nota do ENEM 2019, os estudantes também podem usar os desempenhos obtidos em exames anteriores para conseguir vantagens e realizar o sonho da formação no Ensino Superior. Outras informações estão presentes nos editais disponíveis no site www.uniftc.edu.br/enem e podem ser obtidas também presencialmente nas unidades.

  14. Nos últimos três anos, Salvador apresentou redução nos números de casos de Hanseníase – doença crônica e infecciosa que afeta a pele. Nesse período, a capital baiana obteve uma queda de 16% com a intensificação da atividade preventiva da doença na rede municipal da saúde.

   15. A cidade entra, dessa forma, na contramão do panorama nacional, de acordo com o Ministério da Saúde, a hanseníase aumentou em 14% as ocorrências no país, após dez anos de quedas.

   16. “O decréscimo no número de casos novos diagnosticados não necessariamente significa redução da carga de morbidade e de magnitude da doença, no entanto, a dinâmica de intensificação da busca ativa que envolve palestras educativas, atividades de conscientização junto à população, oferta e divulgação do exame nas unidades de saúde, faz com que haja mais atenção sobre o exame de pele, única forma de identificar a doença de forma precoce”, explicou Lilia Improta, técnica do Campo Temático de Hanseníase.

  17. No intuito de ampliar o espaço de debates e consciência sobre o agravo, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoverá uma Mesa Redonda com o tema ‘Avanços, Desafios e Perspectivas no Controle da Hanseníase’, próxima segunda-feira, a partir das 08h30, no Complexo Municipal de Vigilância à Saúde, na Vasco da Gama.

  18. O evento acontecerá na mesma semana em que será celebrado o Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase e o dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase, no último domingo de janeiro (26). A atividade faz parte do ‘Janeiro Roxo’, campanha que promove visibilidade e controle da doença.

  19. O Programa Municipal de Controle de Hanseníase está ativo em 121 postos de saúde da capital baiana com uma equipe multidisciplinar e capacitada para lidar com pacientes desse perfil. Desse total, 60 unidades de saúde possuem pacientes em tratamentos de segunda à sexta-feira, das 08h às 17h.