Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO PODERÁ NOMEAR 24 REITORES DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS EM 2020 O presidente Bolson

O presidente Bolsonaro quer desmantelar a influência dos partidos PT e PCdoB no controle das Universidades
26/12/2019 às 16:29
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O governo Jair Bolsonaro poderá nomear 24 dirigentes de universidades federais e nove de institutos federais de ensino em 2020, segundo o Ministério da Educação (MEC). O presidente publicou esta semana medida provisória (MP) com novas regras para a escolha de reitores, o que restringe a autonomia das instituições para organizar seus processos eleitorais. 

   2. A pasta diz que o objetivo é reduzir a judicialização na nomeação de dirigentes - houve sete ações na Justiça sobre o tema este ano - e tornar o trâmite mais seguro e transparente. Reitores contestaram a medida. 

   3. Pela lei, a escolha do dirigente é feita em etapas. Primeiro, a comunidade acadêmica elege a lista tríplice de candidatos. Depois, o presidente escolhe um deles, o que foi mantido na MP.   Desde 2003, a tradição era indicar o mais votado, mas Bolsonaro rompeu com a prática este ano. 

  4. A MP fixa pesos diferentes de voto para professores, funcionários e alunos na eleição dos reitores.  O novo texto reforça o peso de 70% para o voto de docentes (já previsto em leis anteriores) e, agora, define pesos para os votos de técnicos e alunos (15% para cada categoria).

   5. Muitas federais optam pela votação paritária - informal - na comunidade acadêmica para formar a lista tríplice. Depois, o resultado é chancelado pelo órgão responsável e enviado ao presidente. Há casos em que os derrotados se retiram da disputa e a lista é formada só pelo vencedor e outros apoiadores. A MP diz que a lista deve incluir os candidatos por ordem decrescente de votação.
                                                                            ******
  6. A Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) informa que as credenciais dos profissionais e veículos que irão cobrir o Festival Virada Salvador serão entregues nesta sexta-feira (27), a partir das 14h e até as 18h, no quarto andar do Edifício Ranulfo de Oliveira, na Praça da Sé (o mesmo da Prefeitura-Bairro do Centro, ao lado do INSS). As credenciais serão entregues pela colaboradora Tamy Becker.

  7. Apenas profissionais e veículos que tiveram as solicitações aprovadas irão receber as credenciais. Também não será feito nenhum credenciamento novo, já que o processo se deu exclusivamente pelo site, com antecedência. Quem não retirar a credencial nesta sexta pode fazê-lo no sábado (28), a partir das 17h, na sala de imprensa montada atrás do palco do evento, na orla da Boca do Rio.

  8. De sábado (28) a terça (31), a sala de imprensa abre sempre a partir das 17h. Já no primeiro dia de janeiro, o espaço abre às 15h. A sala de imprensa conta com computadores e internet. As coletivas serão comunicadas sempre pela Secom e/ou Saltur.

   9. A Prefeitura de Ilhéus intensifica a partir desta sexta-feira (27), ação de combate ao Aedes aegypti, principal vetor de transmissão da dengue, febre amarela, chikungunya e zika vírus. A pulverização inseticida, mais conhecida como fumacê, percorrerá todos os bairros da cidade de segunda a sexta-feira, das 17 às 22h, e aos sábados, domingos e feriados, das 5 às 8h.

  10. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) solicita que os moradores abram portas e janelas das residências durante a passagem do carro. A iniciativa vai priorizar as localidades com altos índices de proliferação, começando pelos bairros Malhado, Hernani Sá, Ilhéus II, Nossa Senhora da Vitória, Teotônio Vilela e Salobrinho.

   11. Começou na manhã desta quinta-feira (26) a entrega dos kits dos ambulantes licenciados pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) para trabalhar durante o Festival Virada Salvador. A retirada pode ser feita até esta sexta-feira (27), das 9h às 17h, no Centro de Distribuição da Ambev, situado próximo a arena da festa, na Boca do Rio. É necessário que o ambulante apresente identificação oficial com foto e o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pago. 

  12. Ao todo serão entregues 600 kits. O kit é composto por dois isopores, um grande e um pequeno, sombreiro, colete e boné. Durante a entrega, os ambulantes participam de um treinamento de consumo responsável promovido pela Ambev, patrocinadora oficial do evento.

   13. No encontro, são abordadas questões como o combate ao trabalho infantil e a proibição de venda de bebidas alcoólicas para menores, além de noções de higiene e a importância da padronização dos ambulantes. Os produtos da Ambev também são apresentados aos ambulantes.

   14. A Polícia Federal no Paraná indiciou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sob suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro relacionados a repasses de R$ 4 milhões feitos pela Odebrecht ao Instituto Lula. 

   15. O relatório final da PF foi assinado na última segunda-feira (23) pelo delegado Dante Pegoraro Lemos e faz parte de uma investigação aberta em 2015 para apurar o recebimento de valores de empreiteiras investigadas na Lava Jato pela Lils, a empresa de palestras de Lula.

   16. Atualmente, Lula é réu na primeira instância de Curitiba por outro caso que envolve o Instituto Lula, sob acusação de ter recebido propina da Odebrecht por meio da compra de terreno para a sede da entidade. O novo indiciamento foi feito em um processo relacionado a esse caso da compra, que ainda aguarda decisão do juiz Luiz Antônio Bonat.

   17. O  Para Praia vai retornar para a praia de Ondina, onde vai promover o banho assistido para deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida, de 04 de janeiro a 15 de fevereiro, das 08 às 12 horas. 

   18. Depois da edição itinerante, que visitou várias praias no ano passado, a sétima edição do projeto volta para a sua praia oficial na orla de Salvador, totalmente requalificada com uma nova infraestrutura, que traz mais segurança e conforto para a realização de banhos adaptados. 

   19. A temporada de Verão 2020 será encerrada, nos dias 29 de fevereiro e 01 de março, em uma das praias da orla de Camaçari.

   20. O projeto é promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (SECIS), que também patrocina junto com a Braskem e o Salvador Shopping. O projeto conta com o apoio da Cetrel e da Escola Bahiana de Medicina A produção é da Outros 500 Marketing e Nossa Agência Marketing.