Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

HOTEL PESTANA VAI REABRIR COM PROJETO MULTIUSO RESIDÊNCIA E COMÉRCIO

Nesta sexta-feira (22), o empresário Sérgio Gordilho compartilhará sua experiência como presidente da Agência África, exclusivamente, com filiados do LIDE BAHIA
18/11/2019 às 09:03
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Fechado desde 2016, o Hotel Pestana, no Rio Vermelho, vai reabrir as portas, de acordo com o prefeito ACM Neto (DEM). Segundo ele, o projeto vai envolver, além da manutenção do centro de convenções homônimo, a implantação de empreendimento residencial e comercial.

   2. “Até fevereiro, os detalhes do projeto serão apresentados. E a prefeitura vai atuar, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Urbanismo, para acelerar todo o processo de liberação de licenças e alvarás, já que trata-se de um investimento importantíssimo para movimentar a economia e o turismo na cidade”, afirmou o prefeito nesta segunda-feira (18), em entrevista coletiva.

   3. O secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Cláudio Tinoco, viajou ao Rio de Janeiro para tratar da situação do Hotel Pestana. Na oportunidade, a prefeitura tentava um pré-contrato com o grupo, a fim de executar a reabertura do hotel. O Pestana fechou as portas desempregando cerca de 160 pessoas. Ainda não há previsão de quando o hotel será reinaugurado ou quanto será investido.

   4. No inicio deste mês, a prefeitura encaminhou à Câmara Municipal projeto que favorece a rede hoteleira com benefícios fiscais que envolvem desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e facilidade no pagamento de débitos pelo Programa de Parcelamento Incentivado Especial (PPI). O PL faz parte das tentativas da prefeitura de reavivar o setor hoteleiro em Salvador.

   5. Pelo texto, os estabelecimentos poderão fazer o pagamento de dívidas tributárias municipais com desconto de até 100% de multa e encargos monetários e a redução em até 40% do IPTU devido anualmente. O desconto no IPTU poderá ser obtido a partir de iniciativas como gastos com inovação, requalificação da infraestrutura e modernização das instalações; gastos com qualificação do quadro de funcionários e aumento do nível de ocupação.

  6. De acordo com o projeto, poderão se inscrever no programa hotéis que estejam com a situação fiscal regularizada ou em regularização, e não possuir outros incentivos fiscais concedidos pelo município. O benefício terá vigência por um período de quatro anos, contados a partir de 2020.
                                                        *****
  7. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA24h) do bairro Conquista, em Ilhéus, contabilizou 23.690 atendimentos, no período compreendido entre janeiro e outubro do ano em curso. De acordo com a unidade, no mesmo período, cerca de 1.937 pacientes ficaram em observação por até 24 horas, e outros 2.783 foram medicados e liberados.

  8. Somente no mês de outubro foram realizados 275 procedimentos, com destaque para o processo de nebulização. A UPA é coordenada pela enfermeira Shirlen Carvalho e possui equipe formada por médico clínico emergencista, enfermeiros, técnico de enfermagem e Serviço Social. São oferecidos serviços de urgência e emergência, eletrocardiograma, ultrassonografia e raios-X.

   9. A unidade conta com uma ambulância 24h para garantir melhor atenção à população. 

  10. No mês em que é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra, a Prefeitura realiza diversas ações de mobilização e disponibiliza serviços voltados à população negra e afrodescendente. Nesta segunda-feira (18), um seminário foi realizado pela Secretaria Municipal da Reparação (Semur) em celebração ao aniversário do Conselho Municipal das Comunidades Negras.

   11. Amanhã (20), às 19h, será realizada uma live na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) sobre o Programa de Combate ao Racismo Institucional e sobre a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. A programação da Semur segue até o dia 29 com seminários, encontro, roda de conversa, qualificações e um diagnóstico socioeconômico da população negra.

   12. Aliada à Semur, a SMS também realiza diversas ações de combate ao racismo e de visibilidade e equidade da saúde de pessoas negras. As principais atividades já realizadas foram duas feiras de saúde nos últimos dias 7 e 14 nos bairros de Periperi e Itapuã.

   13. As feiras promoveram orientação e serviços como aferição de pressão arterial, glicemia capilar, eletroforese de hemoglobina (para diagnóstico da anemia falciforme), avaliação e triagem para câncer bucal, atendimento médico e teste rápido.

   14. Um dos programas de sucesso da Prefeitura de Salvador, o Morar Melhor chegará a 40 mil casas reformadas até o ano que vem. Desenvolvido há quatro anos e já premiada, a iniciativa realiza intervenções de casas em situação precária, no valor de até R$ 5 mil.

   15. Já são mais de 120 localidades atendidas e quase 27 mil casas reformadas. Uma comitiva formada por secretários e gestores de Habitação de Campinas e Hortolândia (SP), Macapá (AP), Niterói (RJ), Nossa Senhora do Socorro (SE) e Feira de Santana (BA) participou de uma reunião de apresentação do programa e depois seguiu em visitação às obras do Morar Melhor nas localidades de São Gonçalo do Retiro, Castelo Branco e Palestina.

  16. A visita técnica é consequência da 76ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), ocasião em que o programa foi apresentado aos governantes municipais como um dos grandes exemplos de programas de impactos sociais do Brasil. 

   17. Assim que chegaram a capital baiana, os governantes participaram de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Urbanismo (Sedur), no Edifício Thomé de Souza, na Avenida ACM, onde o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, explanou detalhes técnicos sobre o Morar Melhor.

   18. Nesta sexta-feira (22), o empresário Sérgio Gordilho compartilhará sua experiência como presidente da Agência África, exclusivamente, com filiados do LIDE BAHIA - Grupo de Líderes Empresariais. 

   19. Na ocasião, ele trará sobre o tema “Ser vítima ou ser forte? O futuro da comunicação num mundo de produção de conteúdo pulverizado”. Recentemente, Sérgio foi eleito um dos profissionais mais inspiradores em marketing, mídia e cultura pela Adweek, uma das principais publicações de criatividade do mundo. O evento acontecerá no Fera Palace Hotel, das 12h às 14h30.

   20. Para o presidente do LIDE BA, Mário Dantas, é importante estar atento às novas oportunidades do cenário empresarial e por isso os encontros mensais do grupo são imprescindíveis.

  21. Nessa quinta-feira (21/11), às 9 horas, teremos a abertura de mais uma edição do Salão Imobiliário da Bahia, evento realizado pelo Associação de Dirigente de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia, cujo objetivo é ofertar mais de 3 mil imóveis do perfil popular ao alto padrão. 

   22. O evento será no segundo piso do Shopping da Bahia, ao lado da Fast Shop. As entrevistas com Cláudio Cunha, presidente da Ademi-BA, se concentrarão nesse dia pela manhã. Outras possibilidades devem ser checadas com a assessoria de imprensa.