Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GOVERNO FEDERAL QUER REDUZIR CARREIRAS DE 177 PARA 30 COM REFORMA ADMI

Depois da Reforma da Previdência a proposta é enxugar a máquina federal
13/10/2019 às 19:39
   MIUDINHAS GLOBAIS:

  1. Segundo o Brasil Econômico do IG, com a votação da Reforma da Previdência entrando na reta final, o governo Bolsonaro aposta suas fichas na reestruturação de carreiras do funcionalismo federal para evitar o estrangulamento das contas públicas.

   2. A Reforma Administrativa em elaboração prevê novas regras para contratação , promoção e desligamento de servidores. “Não temos condições de continuar rodando com gastos com folha de pagamento nessa magnitude”, diz Gleisson Rubin, secretário especial adjunto de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

   3. A meta é enviar o projeto ainda em outubro ao Congresso. O Executivo conta com o apoio do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que o considera a “prioridade número 1”.

   4. Com as mudanças, o governo federal pretende reduzir o número de categorias do funcionalismo federal em até 80% . Passarão de 117 carreiras para algo entre 20 e 30, diminuindo muito o gasto com pessoal.

   5. Também é avaliada a regulamentação da avaliação de desempenho , prevista pela Constituição, que permitirá a premiação de bons servidores e a demissão por atuação insatisfatória. Serão incluídos ainda mecanismos para impedir que os bônus se estendam a todos os servidores.

   6. Outras modificações incluem a revisão de licenças e gratificações , a criação de um contrato de trabalho temporário, o estímulo à contratação pela CLT por concurso, a aproximação entre os salários do funcionalismo e do setor privado, a redução dos salários de entrada e a ampliação do prazo para se chegar ao topo da carreira.
                                                                 ******
   7. A obra de pavimentação da Rua Bom Jesus da Lapa, antiga Rua da Lama no bairro do Caji, Lauro de Freitas, segue em ritmo intenso. Os serviços de locação topográfica, escavação para implantação das camadas de base, com areia e brita graduada, além do assentamento de meio-fio, já estão sendo executados. Serão 213,57 metros de intervenção urbana.

   8. Após as etapas iniciais de preparação da via, serão executadas a implantação de caixas de coleta de drenagem, pavimentação asfáltica e sinalização viária. A obra é realizada pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra) com recursos do Governo Federal, através do PAC Picuaia, e de contrapartida do Tesouro Municipal.

   8. Ainda no bairro do Caji, as ruas Professor Edgar Rios e Cidade de Deus, também foram contempladas na Ordem de Serviço assinada pela prefeita Moema Gramacho no mês passado, durante o Planos de Bairro. O serviço de topografia foi iniciado na Edgar Rios.

   9. A Prefeitura de Salvador, por meio da Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb), continua acompanhando e participando das tratativas sobre a chegada de óleo nas praias da capital baiana em conjunto com órgãos estaduais e federais. 

  10. Neste domingo (13), o presidente da Limpurb, Marcus Passos, participou de mais uma reunião do Comando Unificado de Incidentes, na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Rio Vermelho, juntamente com representantes do órgão, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Marinha, Exército, Petrobras e outros entes estaduais.

   11. Na ocasião, o Ibama destacou que Salvador está preparada e atuando de forma correta e precisa na limpeza das praias, conduzindo todo o trabalho de forma assertiva e preventiva. “Nossas equipes continuarão de prontidão 24h, monitorando e retirando todo o material que for localizado na faixa de areia da orla de Salvador, até que todas as possibilidades de chegada de mais material sejam descartadas pelos órgãos aqui presentes”, destacou Passos.

   12. Material retirado – Durante a manhã de hoje, os agentes da Limpurb retiraram cerca de um quilo de pequenas pelotas de petróleo nas praias de Placaford e Jardim de Alah. No sábado (12), foram encontrados cerca de 15 quilos do material na Praia do Flamengo.

    13. Somando aos 20 quilos localizados da noite de quinta e na manhã de sexta (11), totalizam-se 36 quilos de material recolhidos nas praias de Salvador pelo órgão. Até o momento, as praias atingidas foram a do Flamengo, Jardim de Alah, Jardim dos Namorados, Piatã, Itapuã, Buracão (Rio Vermelho) e Placaford.

   14. O Shopping Center Lapa segue com a programação de serviços e informativos na Loja Rosa, local que concentra as atividades realizadas no Outubro Rosa. No espaço, que fica no piso L1, são oferecidos serviços gratuitos de saúde como aferição de pressão, glicemia, avaliação nutricional e orientações sobre o autocuidado com as mamas (veja toda a programação abaixo).

    15. Além dos serviços, acontecem palestras, bate papos com mulheres que tiveram a doença, intervenções artísticas e uma exposição fotográfica. A Loja Rosa segue até 19 de outubro com atendimento das 10h às 17h.

   16. As atividades são realizadas em parceria com empresas voltadas para a saúde da mulher: o Instituto Vencendo o Câncer - IVECAN, a Secretária Municipal de Saúde, a Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e a Faculdade UNINASSAU.

   17. Setenta parceiros estão trabalhando para o sucesso do 2o Banquetaço Bahia, que vai acontecer na próxima quarta-feira, dia 16, a partir das 10h30 em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, no Largo do Pelourinho. 

  18. O evento contará com apresentações culturais (Filhas de Gandhi, Gabriel Povoas e outros convidados), debate sobre alimentação e o banquete. Serão servidas 500 refeições para quem circular pelo local no Dia Mundial da Alimentação.

   19. O evento é o segundo protesto promovido este ano pelo Banquetaço Bahia, um movimento nacional e apartidário, que denuncia a fome, o uso abusivo de agrotóxico, e defende comida saudável para todos. 

   20. Vários restaurantes da região emprestarão as cozinhas, onde cozinheiros, gastrônomos, chefs e nutricionistas vão executar os cardápios discutidos coletivamente a partir dos alimentos recebidos como doação principalmente dos produtores agroecológicos da Bahia. Os alimentos estão chegando de cidades como Irecê, Feira de Santana, Cachoeira, Santo Amaro, entre outras localidades.

   21. No mesmo dia, vão acontecer duas oficinas de Alimentação Saudável em colégios públicos. O grupo Canteiros Coletivos, parceiro do Banquetaço Bahia, estará à frente das oficinas: pela manhã (das 8h às 11h), no Colégio Estadual Professora Marileine da Silva (Rua Benjamin Abdon, s/n, fim de linha de Mata Escura), e das 15 às 17h, na Escola Municipal Sociedade Fraternal (R. Pastor José Guilherme de Moraes, 94, Pau da Lima, em frente ao Supermercado Maxxi).