Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

500 DIAS DA PRISÃO DE LULA: DEPUTADOS PETISTAS FAZEM PROTESTO NA ALBA

Presidente da Assembleia, Nelson Leal, diz que vai reunir a Mesa e os lideres dos partidos para tomar decisão sobre a faixa de Lula e outras que venham a aparecer
20/08/2019 às 19:47
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Numa ação política organizada pelos deputados estaduais da bancada do PT na Assembleia Legislativa nesta terça-feira, 20, desfraldou-se uma enorme faixa com a efígie de Lula, preso há 500 dias, em Curitiba, com os dizeres 'Lula Livre' e os parlamentares portando minicartazes em mãos com iguais dizeres e outros com criticas a Sérgio Moro. 

  2. Como a faixa, tipo bandeira, foi lançada das galerias por sindicalistas o deputado Targino Machado, DEM, lider da Oposição protestou considerando que a liberdade de crítica existe no plenário para os parlamentares e não para terceiros. O líder do governo, Rosemberg Pinto (PT) contestou dizendo que a liberdade de pensamento plena na ALBA sempre existiu.

   3. A polêmica se estabeleceu porque o deputado Targino solicitou ao presidente Nelson Leal (PP) a retirada da faixa, mas, os petistas protestaram e solicitaram sua permanência denfendendo que a prisão de Lula é injusta. Segundo o depoutado Marcelino Galo (PT), "um golpe orquestrado contra o ex-presidente".

   4. O presidente Nelson Leal disse que nos seus 21 anos de ALBA era a primeira vez que um fato dessa natureza acontecia daí que, em reuniã da Mesa com todos os líderes, na quarta-feira, 21, será tomada uma decisão para esse tipo de ação. Targino contra argumentou que o regimento da Casa não permite esse tipo de interferência, mas, Leal manteve a faixa.

  4. Em sua fala, na defesa de Lula, o deputado Jacó (PT) destacou que a prisão de Lula é uma "perseguição da burguesia", ele, sim, "vitima de uma organização criminosa", citando inclusive o presidente Bolsonaro como "um criminoso" e pedindo que o STF anule o processo e a prisão de Lula.
                                                               *****
   5. Petistas da Bahia se pronunciaram sobre os 500 dias de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva completados nesta terça-feira (20) e cobraram a liberdade e a anulação do processo dele. O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) e as candidatas às presidências do PT na Bahia e em Salvador, Vera Lúcia Barbosa (Lucinha do MST) e Danielle Ferreira.

   6. Consideraram o dia como um marco na luta por direitos e intitularam a data de “500 dias de injustiça”. “Lula está sendo injustiçado. Todo mundo sabe disso - tanto dentro quanto fora do país. Mensagens vazadas apontam para o conluio do procurador Deltan Dallagnol e do então juiz Sérgio Moro - que rompeu com o processo legal e tirou Lula do pleito. Esperamos que o STF [Supremo Tribunal Federal] faça justiça e anule esse processo”, diz Valmir.

    7. Em pronunciamento na Câmara, o parlamentar salienta que o país vive momentos de insegurança jurídica e pede respeito às instituições. 

   8. “Diante da situação, é visível que parte do Poder Judiciário tem posição política sobre a prisão de Lula. Logo o poder que tem de zelar pela Constituição. Digo isso porque essa Casa aqui já rasgou a Carta Magna quando deu o golpe e tirou a presidenta Dilma e, por outro lado, também não se importou com a constituição quando tirou direitos da classe trabalhadora com as aprovações das reformas Trabalhista e da Previdência. Sem contar o número de anúncios sobre privatizações, que é assustador”, informa. 

   9. Assunção detalha dado da reforma da Previdência e aponta que o governo Bolsonaro, inicialmente, disse aos deputados que iria retirar a capitalização, mas agora a capitalização vai para votação na Câmara.
                                                                     ******
   10. O lema “SOS Saúde, o Hospital Espanhol pede socorro” já está em discussão e reúne em torno de si funcionários da instituição e entidades da área de saúde. Isso porque, na próxima quinta-feira, 29 de agosto, a partir das 15 hs, no Centro da Cultura da Câmara Municipal de Salvador, será realizada audiência pública para discutir o assunto, conforme proposição do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), que também é médico cardiologista e preocupado com a questão.

   11. A unidade foi fechada em setembro de 2014 com dívidas de R$ 450 milhões, das quais R$ 180 milhões sendo trabalhistas. Em maio de 2018 o Superior Tribunal de Justiça repassou o caso da justiça trabalhista para a comum e desde então o processo não teve novos desdobramentos. O vereador salienta que os funcionários do Hospital Espanhol não podem ficar sem solução do problema, “que atinge diretamente suas vidas, pois não tiveram seus direitos respeitados”.

   12. O deputado federal Félix Mendonça Jr. (PDT-BA) vai solicitar uma audiência pública, na Câmara dos Deputados, para debater o futuro do setor postal no Brasil. Para o evento, serão convidados o ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, e o presidente dos Correios, general Floriano Peixoto Vieira Neto.

   13. “Sou a favor de ouvir o que a população tem a dizer sobre o assunto. Será uma oportunidade para discutirmos questões importantes, que não podem ser deixadas de lado”, destacou o deputado.

   14. Por meio da imprensa, o presidente Jair Bolsonaro, e o ministro da Economia, Paulo Guedes, têm mencionado a intenção de privatizar os Correios. “Mas inexistem estudos e não há debate sobre alternativas para o futuro da empresa”, afirmou Félix.

   15. Foram empossados nesta terça-feira (20), os 18 conselheiros efetivos que vão compor o Conselho Municipal de Turismo de Lauro de Freitas (COMTUR) no biênio 2019/2021. A reunião ordinária que tratou da posse e outros pleitos foi realizada na sala de reuniões da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão. O conselho é integrado paritariamente por representantes da gestão pública municipal e iniciativa privada. 

   16. Vinculado à Secult, o Comtur terá à frente da presidência Paolo Vecchis, conselheiro do segmento de agência de turismo. “Queremos através do turismo gerar emprego e renda para o município. Nesta reunião temos, por exemplo, a presença de empresários que podem contribuir com o fluxo de turistas na cidade. Também estamos levantando propostas de materiais de divulgação turística de Lauro de Freitas”, falou Paolo sobre alguns dos pleitos da reunião. 

   17. A produção de ovos de galinhas caipiras está crescendo e transformando a realidade de cerca de 1500 famílias apoiadas pelo projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). São 75 projetos implantados em toda a Bahia, que significam a criação de 600 mil galinhas e a produção de 480 mil ovos por dia.

   18. Dado ao volume expressivo, a CAR está buscando verticalizar essa produção e, nesta terça-feira (20), gestores do projeto se reuniram com representantes da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

   19. Empenhado em trazer melhorias na segurança pública na região de Bonfim de Ipirá, na cidade de Ipirá, localizada no Centro-Norte Baiano, o deputado estadual, Samuel Júnior, e federal, Alex Santana, ambos do Partido Democrático Trabalhista (PDT) se reuniram nesta terça-feira (20), com o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Brandão para levar alguns anseios da população quanto a segurança. Hoje o município conta com o apoio da 98º Companhia de Inteligência da Polícia Militar (CIPM). 

   20. Samuel destacou que o comandante foi receptivo aos pedidos. "Tratamos com o comandante sobre o déficit do efetivo, do convênio para o banco de horas e mais alguns outros assuntos referentes à Companhia e os problemas que ocorrem nos demais municípios vizinhos. O comandante encaminhou as questões nas áreas específicas, solicitando mais atenção aos problemas relatados", explicou.