ter?a-feira, 20 de agosto de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SUCESSÃO EM LAURO DE FREITAS: OPOSIÇÃO ENSAIA UNIÃO EM TORNO DE MIRELA

Os postos SAC Paralela e Salvador Shopping, situados na capital, também fazem a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) com atendimento por hora marcada
04/08/2019 às 17:15
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O ano da sucessão nos municípios nem chegou ainda, mas, em Lauro de Freitas, governado pela petista Moema Gramacho já ferve nos bastidores diante da possibilidade real de uma aliança das oposições em torno do nome da deputada Mirela Macedo, do PSD de Otto Alencar, também provável candidato a governador, em 2022. Há, ainda, a possiblidade da candidatura de Mauro Cardim, PP, atual secretário do Planejamento da Prefeitura e que reza pela carta de Leão e não de Moema.
 
   2. Esta semana, segundo o Burburinho NewS, um aceno da vereadora de Lauro de Freitas, Mirian Martinez (PSD), que recentemente deixou de compor o grupo de vereadores da gestão da prefeita Moema Gramacho (PT), tem gerado o maior furdunço nos bastidores da política municipal. A vereadora publicou em suas redes sociais na última quarta-feira (31) algumas fotos onde aparece ao lado da sua líder e correlegionária, a deputada Mirela Macedo (PSD), com dois oposicionistas que figuram entre os principais candidatos ao pleito em 2020, Mateus Reis (PPS) e Teobaldo Costa (Sem Partido).

   3. Os registros foram feitos durante a festa dos 57 anos de Emancipação Política de Lauro de Freitas pelas ruas do Centro da cidade. Nas redes sociais, algumas pessoas observaram atentamente e comentaram o registro publicado.

   4. De acordo com o Burburinho, a eleição em Lauro de Freitas no ano que vem (2020) vai pegar fogo!!! Vejo indício da oposição completamente fortalecida, unida e aguerrida. Como não gosto de subestimar ninguém, é bom ter cautela, mesmo porque as melhores ferramentas para uma possível vitória, quem está dando de mão beijada é a própria adversária e a sua gestão, publicou Duzinho Nery em sua página.

   5. Segundo fontes próximas aos três, a ideia é unir forças da oposição no pleito do ano que vem. A atual prefeita, Moema Gramacho (PT), deve tentar a reeleição.
                                                                             *****
   6. Com dois vereadores o Partido Cidadania (ex-PPS) terá que fazer muito mais do que mudar de nome, caso pretenda passar a participar ativamente da política em Lauro de Freitas.

   7. Atualmente sem comissão provisória, devido a não renovação após o vencimento do prazo, a legenda também está devendo prestações de contas ao TRE. A falta de direcionamento partidário deu espaço para que cada vereador decidisse os rumos dos mandatos que ocupam. 

   8. O vereador Tito Coelho (Cidadania) apoia o poder executivo, chefiado pela Prefeita Moema Gramacho (PT), já o vereador Coca Branco faz oposição. Por sua vez, o ex-vereador Mateus Reis, que disputou a prefeitura em 2016, tendo ainda concorrido a uma vaga para deputado estadual em 2018 e possivelmente dispute novamente a prefeitura em 2020, também está filiado ao Cidadania.

   9. Na última sexta-feira (2) uma fotografia circulou pelas redes sociais registrando uma visita do vereador Coca Branco ao prefeito de Salvador ACM Neto (DEM). Na foto, a ausência de Mateus Reis confirma o afastamento que ele tomou dos demais nomes do Cidadania ao optar caminhar com Teobaldo Costa (sem partido) que, durante as comemorações da emancipação da cidade, declarou ser possível caminhar com Mirela Macêdo (PSD) buscando conquistar a prefeitura de Lauro de Freitas nas próximas eleições.

    10. Moema faz até uma boa gestão, mas, é ruim de marketing e não divulga suas realizações como deveria. E, quem gasta pouco na comunicação costuma se ferrar.
                                                                          *****
   11. Os deputados federais Aroldo Martins (PRB-PR) e Márcio Marinho (PRB-BA)apresentaram emendas ao Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2020 (PLDO/2020) com o objetivo de fortalecer os direitos dos idosos. As propostas foram entregues à Comissão Mista de Planos, Orçamentos Públicos e Fiscalização (CMO), que votará o relatório no próximo mês.

   12. Os deputados solicitaram a entrega de equipamentos para os Conselhos de Direitos da Pessoa Idosa em todo o país. “Sugerimos a aquisição de veículos, computadores, televisões e impressoras para melhorar o atendimento ao público”, explica Aroldo Martins.

   13. O parlamentar também apresentou emenda de incentivo ao Programa Viver – Envelhecimento Ativo e Saudável. “Essa iniciativa promove a inclusão digital da pessoa idosa, ação libertadora e emancipatória, que resulta na autonomia e na ampliação dos limites da convivência familiar e social. Por isso o programa deve ser expandido”, destaca o republicano.

   14. Os postos SAC Paralela e Salvador Shopping, situados na capital, também fazem a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) com atendimento por hora marcada. O objetivo é descentralizar a procura pela emissão do documento, que continua sendo realizada por ordem de chegada, na Central de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), no SAC Shopping da Bahia.

   15. Nas três unidades, o usuário recebe o certificado na hora como forma de suprir a demora na entrega do documento em domicílio. Vale ressaltar que o proprietário do veículo ainda pode optar por circular com o comprovante do pagamento do licenciamento integrado (taxa administrativa, IPVA, DPVAT e multas), que substitui o CRLV por 30 dias, como determina a portaria do Detran 223/2016.
  
   16. “Queremos fazer um apelo aos proprietários de veículos, para que eles busquem o CRLV por hora marcada, nos shoppings Salvador e Paralela. A demanda no Shopping da Bahia continua muito grande e as pessoas acabam perdendo mais tempo do que o necessário para conseguir o documento. Nos outros shoppings, elas podem agendar no dia e horário que sejam mais convenientes”, declarou o diretor-geral do Detran Rodrigo Pimentel.

   17. Hebiatras, psicopedagogos, conselheiros tutelares e outros especialistas reuniram-se na noite de quinta-feira (1º), no auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador, para debater a automutilação em crianças e adolescentes. A audiência pública foi convocada pelo vereador Luiz Carlos de Souza (PRB), secretário de Comunicação da Câmara, que chamou a atenção para um problema crescente entre as crianças e jovens.

   18. O vereador lembrou que tramita na Casa Legislativa um projeto de lei de sua autoria que sugere a realização de palestras sobre o tema para conscientizar estudantes nas escolas municipais. “É um problema que vem afligindo a nossa juventude. Precisamos descortinar isso. 

   19. O projeto prevê que prefeitura firme convênios com instituições que lidam com esse problema e que, às vezes, têm dificuldade de chegar às escolas para auxiliar os estudantes, pais e professores, por falta de um instrumento legal para isso”, explicou.

   20. A hebiatra e presidente do Departamento de Adolescência da Sociedade Baiana de Pediatria (Sobape), Sandra Plessim, afirmou que os transtornos de comportamento dos jovens, como a automutilação, se tornaram um problema de saúde pública. “Estudos mostram que entre os jovens de 13 a 14 anos de 4% a 45,6% praticam essas autolesões sem ideação suicida. Na maior parte das vezes, eles usam objetos pontiagudos e cortantes, como facas, agulhas, giletes e lâminas de barbear”, revelou Plessim.

   21. A UBESC - União Baiana de Escritores estará presente a 3ª Edição da FLIPELÔ - Feira Literária Internacional do Pelourinho, com programação na Cantina da Lua (Largo do Terreiro de Jesus – Centro, Salvador/BAHIA-Brasil) de 7 a 11 de agosto, das 10:00 às 20:00 horas, com o lançamento diário de uma obra literária, sempre às 18:30; bate papo com escritores; exposição de livros & revistas de autores baianos e escritores africanos, sessão de autógrafos; recital de poesias e Leituras de textos. A UBESC homenageia o saudoso escritor, jornalista, professor e filosofo Germano Machado.

   22. 07 (quarta-feira) – ABERTURA: das 10:00 horas. Exposição de livros e revistas, promoção “LIVRO a partir de R$ 10” e bate papo com poetas, escritores, jornalistas e artistas. Todos os dias.
08 (quinta-feira) – Exposição e vendas de livros e revistas literárias.. A partir das 15 horas, a participação da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas com recital de poesia, bate papo e exposição de livros e publicações, com sessão de autógrafos.

    23. Ídolo do Milan - defendeu entre 2000 e 2010 -, o goleiro Dida, hoje com 45 anos, está de volta ao clube italiano. Neste domingo, a página oficial na internet do Rubro-Negro de Milão anunciou que o brasileiro será o novo treinador de goleiros da equipe sub-17.

   24. Seguiu até hoje (4) o Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas da Bahia, realizado na cidade de Saubara. Chegando à sétima edição, o evento, que contará com a participação de 15 municípios este ano, movimentará a cidade do recôncavo baiano. 

   25. No sábado (3), a Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA) e o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) entregaram para os grupos integrantes da manifestação o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia e assinarão o Livro do Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artísticas.

   26. O Encontro de Cheganças, Marujadas e Embaixadas acontece desde 2013 e, em 2018, a Associação Chegança dos Marujos Fragata Brasileira realizou um inventário dos grupos existentes na Bahia, percorrendo o estado na busca de informações sobre essas manifestações culturais. Foram 14 municípios mapeados, distribuídos em 8 territórios de identidade.

   27. Já em 2019, a tradição foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, sob o Decreto nº 18.905 de 11 de fevereiro, que averba o registro no Livro Especial de Expressões Lúdicas e Artísticas. Esta era uma das principais demandas dos grupos. A solicitação foi feita pela Associação Fragata Brasileira ao IPAC, que foi responsável pela realização do estudo e dossiê.