segunda-feira, 09 de dezembro de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO DIZ QUE JORNALISTA DO INTERCEPT talvez pegue cana no Brasil

Foi inaugurado pelo governador do Estado, Rui Costa, o Teatro Municipal de Itabuna
27/07/2019 às 12:48
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. (Globo.com) O presidente Jair Bolsonaro afirmou neste sábado (27) que o jornalista Glenn Greenwald "talvez pegue uma cana no Brasil". Ele fez o comentário a jornalistas durante evento na Vila Militar, na Zona Oeste do Rio.

2. Bolsonaro fez a afirmação após ser questionado sobra a portaria publicada recentemente por Sérgio Moro permitindo a deportação sumária de estrangeiros. O presidente afirmou que o ministro tem "carta branca" e, por ele, teria sido editado um decreto.

3. "Ele tem 'carta branca'. Eu teria feito um decreto. Tem que mandar pra fora. Quem não presta, tem que mandar embora. Tem nada a ver com o caso desse Glenn não sei o quê (Glenn Greenwald, editor do The Intercept), aí. Tem nada a ver com o caso dele. Tanto é que não se encaixa na portaria o crime que ele tá cometendo."

4. Ao negar que a portaria tenha tido qualquer relação com Glenn Greenwald, que é norteamericano, Bolsonaro citou que o editor do site The Intercept é "casado com outro homem" e tem filhos brasileiros.

5. "Até porque ele é casado com outro homem, e tem meninos adotados no Brasil. Tá certo? Malandro, malandro, pra evitar um problema desse, casa com outro malandro, ou não casa, e adota criança no Brasil. É um problema que nós temos...Ele não vai embora. O Glenn pode ficar tranquilo. Talvez ele pegue uma cana, aqui, no Brasil. Não vai pegar lá fora, não."

6. (Terra) No Twitter, Greenwald disse que as declarações do presidente eram "comentários perturbados". "Ao contrário dos desejos de Bolsonaro, ele não é (ainda) um ditador. Ele não tem o poder de ordenar pessoas presas. Ainda existem tribunais em funcionamento. Para prender alguém, tem que apresentar provas para um tribunal que eles cometeram um crime. Essa evidência não existe", publicou o jornalista.

7. O americano também criticou a fala de Bolsonaro sobre a adoção de seus dois filhos. Segundo Greenwald, ele se casou com o deputado federal David Miranda (Psol-RJ) há 14 anos. "Sugerir que alguém adotaria — e cuidaria de — 2 filhos para manipular a lei é nojenta. O Brasil tem 47.000 crianças em abrigos. A adoção é linda e deve ser encorajada, não zombado", escreveu o jornalista.
                                                                             ******
8. 50 mil procedimentos realizados. Essa é a marca alcançada pelo Hospital Municipal Dia Jorge Novis (HMJN) nesses dois anos de atendimento após a reabertura, completados nesta sexta-feira (26). Neste período, o equipamento ampliou sua capacidade de atendimento com a oferta de novos procedimentos. 

9. A cada mês são realizados aproximadamente 3.500 consultas e exames para especialidades como endocrinologia, urologia, cardiologia, gastroenterologia, proctologia e anestesiologia, além de exames de ultrassonografia geral e ginecológica, eletrocardiograma e raio X.

10. No HMJN mais de 200 pacientes realizam por semana consultas e exames oftalmológicos.  A unidade, que já dispõe de acompanhamento para tracoma e teste do olhinho, incorporou a consulta centralizando os atendimentos num só lugar. 

11. Através dos exames é possível diagnosticar doenças como glaucoma, catarata e retinopatia. No Jorge, os pacientes também podem realizar punção de nódulo de mama, endoscopia digestiva, cardiologia, neurologia, urologia e proctologia.

12. “Este ano agregamos na unidade o exame de colonoscopia. São dez vagas semanais para triagem. Os pacientes passam por consulta de enfermagem e pré-anestésica. Além disso, os profissionais passam as orientações de preparo que antecedem o exame”, explicou a coordenadora executiva da Secretaria Municipal de Saúde, Elisa Daltro.

13. Uma nova etapa para a cultura do sul da Bahia começou na noite desta sexta-feira (26), quando foram abertas as cortinas do Teatro Municipal Candinha Dória, em Itabuna. Na inauguração do novo espaço, realizada pelo governador Rui Costa, a Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) e a cantora Ivete Sangalo deram as boas vindas aos amantes da música e da cultura, que ocupavam os 600 lugares, e aos profissionais que atuam no equipamento. 

14. "O teatro está pronto para o uso da comunidade e já inaugurando com toda a força, com apresentações da Osba e de Ivete. Como há, evidentemente, uma limitação de pessoas dentro do teatro, haverá também uma festa aqui ao lado para que todos possam comemorar essa grande inauguração", afirmou Rui. A entrega do espaço cultural marca ainda os 109 anos de emancipação do município.

15. As famílias que moram perto de uma encosta de 1,7 mil metros quadrados na Rua da Alegria, em Jardim Cajazeiras, terão mais segurança quando a obra de contenção iniciada pela Prefeitura ficar pronta. Na manhã desta sexta-feira (26), o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Bruno Reis, esteve no bairro para autorizar a intervenção. 

16. “A área é de alto risco. Vamos investir aqui R$ 1,8 milhão. Em cinco meses, a obra estará pronta, trazendo tranquilidade, segurança e, acima de tudo, preservando as vidas”, afirmou Bruno Reis, ao lado dos vereadores Kiki Bispo e Sérgio Nogueira, de diversos líderes comunitários e da equipe da gestão municipal.

17. O vice-prefeito disse que a gestão municipal vai continuar investindo para proteger os moradores de áreas de risco. Para ele, entretanto, o desafio é grande, especialmente pelas características de Salvador, que possui uma geografia acidentada, com muitos morros. 

18. O vereador Alexandre Aleluia (DEM) enalteceu as ações de contingência desenvolvidas pela Prefeitura contra o Aedes aegypti em Salvador. De acordo com o parlamentar, a resposta rápida das equipes de campo às denúncias realizadas pela população e as diferentes linhas de atuação deflagradas pelo Centro de Controle de Zoonoses, tem sido de fundamental importância para o enfrentamento do mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya na capital.

19. Desde a última sexta-feira (19), os agentes de combate às endemias em parceria com a Guarda Municipal e um chaveiro estão realizando a inspeção de imóveis abandonados em diversas localidades do município. Nas casas vistoriadas onde são encontrados criadouros do mosquito, as equipes realizaram a coleta das larvas para análise e a eliminação dos focos com a aplicação do larvicida. 

20. Niltinho defende o desenvolvimento de Centrais de Negócios na Bahia- “A luta é por mecanismos para alavancar o associativismo”, afirma o deputado estadual  

21. Autor de uma sessão especial realizada recentemente na Assembleia Legislativa da Bahia sobre as Centrais de Negócios, o deputado estadual Niltinho (PP) luta para que o tratamento tributário para empresas que optam pelo associativismo seja o mesmo que de empresas individuais. 

22. “Ocorre que as empresas que atuam em Central de Compras evoluem para a estruturação de um Centro de Distribuição para facilitar o processo logístico. Mas como não existe uma legislação específica para isso, acaba sendo necessário gerar uma nova Nota Fiscal do Centro de Distribuição para as lojas associadas, com mais impostos sobre os produtos. Isso acaba encarecendo o processo e reduzindo o nível de competitividade das Centrais de Negócios em relação ao mercado", afirmou o parlamentar. 

23. "Está tramitando na Secretaria da Fazenda um decreto para reverter essa situação e assim alavancar o associativismo”, disse.