Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ISENÇÃO ISS PARA EMPRESAS DE ÔNIBUS: Promotora e Secretário vão à CMS

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) oferece 63 vagas de empregos nesta sexta-feira (12).
11/07/2019 às 14:49
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Diante do impasse instalado em torno do projeto do Executivo (PL 133/19) que concede isenção de ISS para empresas de transporte coletivo, para evitar novo reajuste da tarifa, desta vez no valor de R$0,12, a promotora Rita Tourinho, do Ministério Público do Estado, comparecerá à Câmara Municipal na segunda-feira (15), às 15h30min. 

2. O objetivo do debate, que contará com a participação também do secretário municipal de Mobilidade, Fábio Mota, e de representante das concessionárias, é tirar dúvidas dos vereadores sobre o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre as partes, sem discussão com o Legislativo.

3. O balanço dos primeiros seis meses de gestão do presidente Geraldo Júnior (SD) à frente da Câmara de Salvador será apresentado em um café da manhã na próxima terça-feira (16), no Centro de Cultura, na Praça Municipal, às 9h. O evento contará com a presença de profissionais da imprensa e convidados.   

4. Na apresentação, o presidente, ao lado dos vereadores, divulgará números, ações e os principais projetos aprovados no primeiro semestre de 2019. “Podemos citar como grandes ações nesses primeiros meses do ano a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, que estava parado na Casa há mais de 10 anos, e a criação da Comissão de Participação Legislativa. Mas com certeza tivemos muito mais ações, que serão compartilhadas com todos”, ressaltou o chefe do Legislativo soteropolitano.
                                                                        ******
5. O Serviço Municipal de Intermediação de Mão-de-obra (SIMM) oferece 63 vagas de empregos nesta sexta-feira (12). As vagas são de Operador de Telemarketing, Churrasqueiro, Eletricista, Recepcionista, Repositor de Frios, Empacotador, Tutor EAD, Coordenador de Curso, Pintor, Cozinheiro, Barman, Costureira, dentre outras.

6. Os interessados deverão ir a um dos postos do SIMM, no Comércio - Rua Miguel Calmon, nº 506, Edifício Ouro Preto; Boca do Rio - Rua Abelardo Andrade de Carvalho, 141, anexo ao Colégio IMEJA, levando originais da carteira de trabalho, carteira de identidade, CPF, comprovantes de residência e histórico escolar, além do número do PIS, Pasep ou NIS.

7. O atendimento é feito das 7h às 17h, mediante distribuição de senhas, que são entregues a partir das 6h30.
Os vereadores questionam o fato da Câmara não ter sido sequer informada sobre os cálculos da planilha de composição das tarifas, para justificar a isenção. A votação do projeto está agendada para a sessão de terça-feira (16).

8. Nesta sexta-feira (12), os agentes de combate às endemias do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), em parceria com colaboradores da Limpurb, realizarão mais uma edição do mutirão de limpeza, dessa vez Pau da Lima.

9. Durante a mobilização, das 8 às 14 horas, os moradores Aliomar Baleeiro e adjacências, deverão colaborar com a iniciativa descartando entulhos e materiais inservíveis que podem ser colocados em frentes as suas casas para recolhimento. O ponto de partida na localidade Praça da Rua Direta do Ypiranga.

10. Quem planeja estudar ou trabalhar em um país com inglês como língua nativa terá que fazer um exame de proficiência, como o IELTS (International English Language Testing System), um dos mais procurados exames de proficiência. Conquistar uma boa avaliação é fundamental, já que o exame é aceito em mais de 10 mil instituições de ensino de 140 países, sendo um dos pré-requisitos de diversos processos de bolsas de estudo.

11. Algumas instituições de ensino e empresas estrangeiras exigem um bom desempenho no teste, que avalia o domínio das quatro habilidades de comunicação em inglês: interpretação oral e escrita, redação e conversação. Para ajudar os candidatos na preparação, o Programa de Inglês do Grupo ACBEU oferece a partir deste semestre oIELTS Prep, o preparatório que ajuda os candidatos a desenvolverem as estratégias necessárias para obterem sucesso nas quatro etapas do exame de proficiência.

12. Toda a sociedade baiana está convidada a fazer a diferença no Dia da Caridade, 19 de julho, quando a Santa Casa da Bahia promove uma ação de arrecadação de leite em pó integral. A iniciativa é voltada a beneficiar as crianças atendidas nos seis Centros de Educação Infantil (CEIs) mantidos pela instituição no Bairro da Paz.

13. Para colaborar, é bem simples: basta deixar a contribuição na Central de Doações da Santa Casa, localizada na Pupileira, em Nazaré, no dia 19 de julho, das 7h às 18h.

14. Seiscentas crianças, com idade de 2 a 5 anos, recebem atendimento gratuito nos Centros de Educação Infantil, com educação em período integral e cinco refeições diárias orientadas por nutricionistas. Por mês, os CEIs registram o consumo de 2.160 pacotes de leite em pó integral de 200 gramas. O mantimento é utilizado diariamente, no café da manhã e nos lanches dos pequenos.

15. O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (11) que está cogitando nomear o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) – um de seus cinco filhos – embaixador do Brasil nos Estados Unidos.

16. Bolsonaro deu a declaração ao ser questionado por repórteres sobre essa possibilidade em uma entrevista coletiva concedida, na tarde desta quinta, ao final da solenidade de posse do novo diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem.

17. O presidente da República disse que a nomeação para a chefia da chancelaria brasileira na capital norte-americana só depende do próprio Eduardo, que é presidente da Comissão de Relações Exteriores da Câmara. Segundo Bolsonaro, da parte dele, "decidiria agora".

18. Pastor da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), o vereador Luiz Carlos de Souza (PRB) homenageia a instituição pelo aniversário de 42 anos, durante a sessão especial na Câmara Municipal de Salvador, nesta quinta-feira (11). A celebração acontece às 19h, no Plenário Cosme de Farias.

19. “Me sinto honrado e feliz por fazer parte desta obra que desenvolve um trabalho não apenas na parte espiritual, recuperando pessoas e transformando suas vidas pela palavra de Deus, mas também por meio de ações sociais”, afirmou Luiz Carlos.

20. Diversos membros da Universal, como bispos, obreiros, pastores e evangelistas vão marcar presença no evento que celebra o aniversário da instituição fundada pelo bispo Edir Macedo, em 9 de julho de 1977, no Rio de Janeiro, e que hoje está presente em mais de 110 países. A sessão também contará com a apresentação de diversos grupos da IURD.