segunda-feira, 27 de maio de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PROFESSORES DAS UNIVERSIDADES ESTADUAIS estão órfãos de apoio politico

O auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador será palco do relançamento do livro “Seja Poesia”.
07/05/2019 às 19:12
MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. Os professores das Universidades Públicas do Estado da Bahia em greve desde o último dia 4 de abril estão órfãos de apoio político. Hoje, um grupo participou de uma audiência pública e segundo o líder do governo, deputado Rosemberg Pinto (PT) houve avanços e uma outra reunião à tarde surgiram novos encaminhamentos.

   2.  A questão básica, no entanto, é a seguinte: A maioria esmagadora dos professores das Unebes votaram no candidato do PT, Rui Costa, para governador; e nos deputados chamados da esquerda - PT, PCdoB, PSB, PSOL, etc. Acontece que, salvo o PSOL, os parlamentares e o governador viraram as costas para os professores e as negociações só avançaram um pouco graças ao deputado Rosemberg Pinto.

   3. Hoje, outro deputado petista, deputado Osni Cardoso, em conversa informal com o Bahia Já disse que a audiência pública de hoje e as discussões à tarde indicam um bom caminho e o diálogo está aberto. Está confiante que a greve vai acabar, em breve.

   4. Os deputados da oposição, que são do DEM, MDB, PSDB, etc, como sabem que os professores - mesmo finda a greve e sem bons resultados para eles - vão continuar votando nos parlamentares da esquerda, não se interessam pela causa. 

    5. Daí essa orfandade. A greve está sendo sustentada pela Aduneb e pelo brio dos professores, mas, falta a categoria apoio político dos dois lados. Salvo, o PSOL.
                                                                     *****

   6. O presidente Jair Bolsonaro cedeu à pressão de parlamentares e aceitou recriar os ministérios das Cidades e Integração Nacional, a partir do desmembramento do atual Ministério do Desenvolvimento Regional.

   7. A decisão foi tomada na manhã desta terça-feira, em reunião do presidente com o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), relator da medida provisória da reforma administrativa e que contemplará as mudanças, segundo o Terra.

   8. "Essa é a grande novidade do relatório", disse Bezerra Coelho, em entrevista que deu após se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes.

   9. O senador afirmou que isso não significa que haverá mais uma ministério na Esplanada --passariam a ser 23-- porque, se for aprovado o projeto que garante autonomia ao Banco Central, o BC perderá status de ministério e, assim, permaneceriam os atuais 22 ministérios.

   10. O relator, que quer votar na comissão especial na quarta-feira, disse ter comunicado na reunião a Guedes que o registro sindical vai sair do Ministério da Justiça para ir para o Ministério da Economia. O titular da Economia queria que essa atribuição ficasse na pasta da Justiça.

   11. Outro ponto que o Bezerra destacou do seu parecer é que também vai manter o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no Ministério da Justiça, conforme adiantado na véspera. Ele disse, contudo, que esse ponto pode ser aprovado por um placar apertado na comissão, uma vez que há parlamentares que defendem que o Coaf fique no Ministério da Economia.

   12. Bolsonaro segue desrespeitando o eleitorado.

   13. Comentário de um deputado do PSD, ligado a Otto Alencar, sobre a possível candidatura de Jaques Wagner a governador, em 2022. É uma opção para acalmar Leão.

   14. A comunidade de Itinga é a primeira a ser ouvida na sequência de 22 encontros para construção do Plano de Bairros (PB) de Lauro de Freitas, que tem como foco principal o diagnóstico técnico das cinco macrozonas do município. Organizado pela Prefeitura, a oficina de abertura para fomentar o documento que está atrelado ao Plano Diretor Municipal, acontece nesta quarta-feira (8), na Escola Municipal Santa Júlia, a partir das 18h.

   15. De acordo com o coordenador da Secretaria Municipal de Governo (Segov), Marzo Santos, as oficinas acontecerão nos 19 bairros de Lauro de Freitas sendo que em Itinga serão realizados três encontros e Portão dois por conta do tamanho do território e população. “O PB tem a finalidade de fortalecer o planejamento, controle social local e promover melhorias urbanísticas, ambientais e paisagísticas de acordo com as demandas apontadas pela população”. explicou.

    16. Um calendário disposto no site da Prefeitura (www.laurodefreitas.ba.gov.br) indica a data e o local dos encontros em cada bairro. Durante as audiências serão elaborados diagnósticos participativos entre comunidade e poder público considerando a compreensão coletiva do que é bairro, identificação dos pontos fortes e principais problemas, proposição de soluções, visão de futuro e definição de prioridades.

    17. Com recursos do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), o Edital Setorial Audiovisual 2019 recebeu, entre os dias 03 de abril e 02 de maio, 561 propostas. O volume de envios praticamente dobrou em relação ao processo seletivo de 2016, quando foram apresentados 288 projetos voltados para o desenvolvimento e a difusão do audiovisual baiano.

    18. “O aumento expressivo reflete uma demanda do setor e consolida o edital como um dos principais mecanismos de fomento da produção audiovisual do estado”, avalia o superintendente de Promoção Cultural, Alexandre Simões.

    19. Para esclarecer dúvidas e orientar os participantes durante a primeira fase da chamada pública, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) investiu no fortalecimento dos canais diretos de comunicação, por meio da Central de Atendimento Integrado. 

   20. No total, foram 266 atendimentos, em 75% dos casos realizados via e-mail.  Houve, também, proponentes que buscaram o serviço presencialmente e os que entraram em contato por telefone. Na última modalidade, o protocolo de chamadas registrou todo o histórico e garantiu maior eficiência e segurança no repasse de informações.

   21. O auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador será palco do relançamento do livro “Seja Poesia”. O evento, que contará com participação do vereador Odiosvaldo Vigas, acontece nesta quarta-feira (8), às 15h, e será aberto a todo o público. 

    22. A obra, com edição da Maestria Edições, foi escrita pelos alunos do Colégio Estadual Rotary, organizada pelos professores Antônio Fernando Borges Leal e Telmira Monteiro da Silva, com a colaboração do professor Erweuter Volkart de Oliveira.

   23. Rodas de conversas, palestras, oficinas culturais, feira do conhecimento e muito debate sobre política marcaram a 2ª edição da Virada Política Salvador. O evento ocorreu no último sábado (04/05), no Centro de Cultura da Câmara Municipal e contou com a presença de vereadores e outras figuras públicas da capital baiana.

   24. Na ocasião, a vereadora Marta Rodrigues (PT) participou da mesa, intitulada ‘Discutindo a reforma da Previdência”, e os vereadores Alexandre Aleluia (DEM), Cezar Leite (PSBD) e Silvio Humberto (PSB) discutiram sobre o futuro da democracia.

   25. Estiveram presentes também os vereadores Téo Senna (PHS) e Sergio Nogueira (PSDB), o deputado estadual Capitão Alden (PSL) e o procurador-chefe da Advocacia Geral da União – Bahia, Reinaldo Couto, além de outras autoridades entre secretários municipais, promotores e defensores públicos.

   26. O Spa Urbano tornou-se o mais novo parceiro do Clube de Descontos do Servidor. Localizada na Rua das Dálias, Pituba, a empresa especializada em cuidados estéticos oferece, aos funcionários públicos, 15% de desconto na contratação de quaisquer serviços, como: acupunturas estética, massagens, esfoliações, banhos relaxantes, drenagens, dentre outras opções.

   27. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones: (71) 3011-4016 e (71) 98261-0103 ou no site da empresa (www.spaurbanoij.com.br).

   28. Iniciativa da Secretaria da Administração (Saeb), o Clube de Desconto tem o objetivo de conceder abatimentos especiais em produtos e serviços para os 260 mil servidores estaduais (ativos, inativos e pensionistas). O programa conta com cerca 250 empresas parceiras, pertencentes a mais de trinta segmentos diferentes. A relação completa dos parceiros está disponível no site (www.portaldoservidor.ba.gov.br).