Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MARATONA DE SALVADOR ACONTECE DIA 15 DE SETEMBRO EM SUA 3 EDIÇÃO

Neste fim de semana, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará uma ação especial de emissão de credenciais para vagas preferenciais destinadas a idosos, deficientes físicos, gestantes e lactantes.
04/05/2019 às 20:26
MIUDINHAS GLOBAIS:

1.A maior maratona do Nordeste já tem data marcada: será realizada no dia 15 de setembro, e promete novamente contar com corredores de todo o Brasil. Com novo percurso e muitas novidades, o lançamento da 3° edição da Maratona de Salvador será realizada nesta segunda-feira (06), no UCI Orient do Shopping Barra, às 9h30. O prefeito ACM Neto estará presente.
                                                                                    
2. Em 2018, o evento, que ja faz parte do calendario nacional do esporte, contou com participantes de todos os estados brasileiros, vindos de mais de 150 cidades. A expectativa este ano é de um número ainda maior. 
                                                                          *****
3. Medida Provisória da Liberdade Econômica assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro incentiva pequenos empreendimentos de baixo risco. "O linguajar meu de "tirar o estado do cangote" foi traduzido agora com o trabalho maravilhoso dessa equipe econômica e também da Casa Civil que vai, no meu entender, ajudar muita gente no Brasil, em especial aquele empreendedor, aquele que quer empregar, mas que tem medo", disse o presidente.

4. O objetivo da medida é facilitar a vida do cidadão e pequenos negócios com geração de emprego e renda, segundo o secretário Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Paulo Uebel. 

5. “Nós estamos tirando toda e qualquer intervenção do Estado em termos de licença, alvará, autorização para atividades de baixo risco, que não oferecem nenhum risco à sociedade para poder focar naquelas atividades de médio e alto risco”, disse.

6.  A ideia é reduzir a burocracia e a intervenção do Estado nas atividades econômicas, facilitando a abertura de novos negócios. “Por exemplo, uma atividade de baixo risco como uma costureira, um sapateiro, ele não vai precisar mais ter um alvará, um habite-se, ter uma autorização, ter uma licença para operar. Ele vai poder fazer este trabalho, pagar seus impostos, gerar emprego e renda e sustentar sua família. Então, nós estamos facilitando a vida do cidadão”, ressaltou.

7. A MP estabelece que os municípios poderão optar por definir seus próprios critérios de classificação de risco. E para aqueles que não definirem estas normas, o governo federal irá estabelecer uma regra geral que será publicada em decreto para regulamentar a MP.  "A ideia é que o estado não precise autorizar, dar alvará, licença. 

8. Então nós temos uma presunção que a atividade de baixo risco, que ela não precise ser verificada pelo estado, e depois, evidentemente, o que tiver em funcionamento, você vai ter uma fiscalização normalmente", explicou o secretário Paulo Uebel.
                                                     ****
9. O humorista Lúcio Mauro, de 92 anos, está há dois meses internado na Clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio. O ator está com problemas respiratórios e sua saúde inspira cuidados. 

19. De acordo com familiares do ator que não quiseram entrar em detalhes sobre o que motivou a internação, Lúcio Mauro precisa ficar internado para fazer um tipo de 'aspiração' que só é possível com acompanhamento médico. Por enquanto o humorista ainda não tem previsão de alta. 

11. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis), lançou na última sexta-feira (3) o edital de convocação para a eleição dos membros do Conselho Gestor do Parque Municipal Marinho da Barra, criado há 15 dias em decreto assinado hoje pelo prefeito ACM Neto. 

12. O documento foi publicado no Diário Oficial do Município e pode ser baixado no endereço www. salvaadorresiliente. salvador. ba. gov. br. O prazo para as inscrições das instituições interessadas em compor o órgão vai até 17 de maio de 2019.

13. De acordo com o edital, o Conselho Gestor do Parque Marinho da Barra tem por finalidades debater, formular e deliberar diretrizes para planos, programas e projetos referentes à nova Unidade de Conservação, assim como fiscalizar sua execução e integrar a participação social em seu processo de gestão, visando sua proteção ambiental e cultural.

14. A composição do órgão terá, no máximo, 20 vagas, distribuídas por um número igual entre os segmentos do poder público e da sociedade civil, com total de 10 para cada segmento. A atividade realizada pelos membros eleitos será voluntária, portanto não remunerada.

15. Entre 01 de março a 30 de abril deste ano, os técnicos da Defesa Civil de Salvador realizaram 4.499 vistorias de imóveis em áreas de risco, contabilizando um aumento de 31,9% em relação a igual período do ano anterior, quando foram realizadas 3.410 inspeções. Entre os anos de 2017 e 2018, este crescimento foi de 55,9%, dados que refletem o sucesso da implementação das atividades preventivas da Codesal, reestruturada, em 2016, por decisão do prefeito ACM Neto.

17. Estes foram alguns dos dados apontados no balanço parcial da Operação Chuva 2019, divulgado nesta sexta-feira (03/05), referente aos meses de março, quando se intensificam as ações preparativa para o período chuvoso, e abril de modo a consolidar as ações órgão.

18. Ao longo do ano, a Defesa Civil de Salvador, tem intensificado ações preventivas nas áreas de risco da capital baiana. Neste sentido, as vistorias preventivas são realizadas diariamente a partir de demandas dos moradores ou de solicitações feitas através dos órgãos parceiros da Operação Chuva.

19. “A prioridade da Defesa Civil é preservar vidas. Fazemos sistematicamente esse acompanhamento e, se alguém perceber mudança no cenário, deve entrar em contato conosco imediatamente. É fundamental que os moradores sigam as instruções dos nossos técnicos”, orienta o diretor geral da Codesal, Sosthenes Macêdo. O órgão permanece com o plantão 24 horas, atendendo às solicitações pelo telefone gratuito 199.

15. Neste fim de semana, a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará uma ação especial de emissão de credenciais para vagas preferenciais destinadas a idosos, deficientes físicos, gestantes e lactantes. 

20. A distribuição ocorrerá na loja Ferreira Costa, na Paralela, no sábado (4) – das 8h às 20h30 – e domingo (5) – das 8h30 às 18h. A iniciativa se estenderá para os demais finais de semana de maio, sempre no mesmo local. 

21. Tem direito ao credenciamento gratuito idosos com idade a partir dos 60 anos, gestantes ou lactantes, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida. Somente em 2019, a Transalvador já emitiu 3.713 credenciais, das quais 2.730 foram para idosos, 436 para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida e 547 para gestantes e lactantes. 

22. Interessados em obter a credencial devem comparecer ao local da ação com formulário de solicitação (disponível no site da Transalvador) preenchido e assinado; documento oficial de identificação com foto, que conste o número do RG e CPF e comprovante de residência. 

23. Para deficientes físicos e lactantes também é necessário apresentar atestado médico que indique a deficiência, mobilidade reduzida (com o CID) ou idade gestacional do requerente. 

24. As credenciais também podem ser solicitadas pelo site da Transalvador ou presencialmente na sede do órgão e nas Prefeituras-Bairro de Itapuã, Cajazeiras, San Martin, Cabula, Paripe e Valéria. O documento para idosos, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida é válido para todo o território nacional. Já a credencial para gestantes ou lactantes é válida apenas para Salvador.

25. As próximas sextas-feiras desse mês serão diferentes na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, localizada nos Barris, em Salvador. Nos dias 10, 17, 24 e 31 de maio, o equipamento vai abrigar oficinas gratuitas de iniciação teatral, promovidas pela Fundação Pedro Calmon (FPC). São 30 vagas, distribuídas nos turnos matutino e vespertino. Os participantes receberão certificados ao fim do curso.

26. Quem irá ministrar as aulas é o ator e diretor teatral André de Jesus, integrante do grupo Novos Retalhos. Com 22 anos de carreira, o profissional tem um vasto currículo, com atividades como a direção de duas encenações da Paixão de Cristo e a autoria e direção da peça ‘O velho e o novo’, que ficou em cartaz por quatro anos nos centros culturais de Plataforma e de Alagados.

27. De acordo com André, “o objetivo é mostrar às pessoas as técnicas básicas de expressão corporal, vocal e de interpretação para que esses aspirantes a atores possam perceber o teatro e determinar se é esse caminho que eles querem seguir realmente. Por isso que essa oficina traz corpo, voz e interpretação, que, geralmente, são as partes mais difíceis no processo de aprendizagem cotidiano de um ator”.

28. Para participar é necessário que os interessados tenham acima de 15 anos e cheguem com 30 minutos de antecedência, nos dias de oficina, trajando roupas leves. O curso tem 16 horas de carga horária e acontecerá no terceiro andar da Biblioteca Pública, na Sala 01.