segunda-feira, 26 de agosto de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Instituto de Cegos da Bahia completa 86 anos e solicita doações

O corregedor regional da Justiça Federal da 4.ª Região, Ricardo Teixeira do Valle Pereira, arquivou uma Reclamação Disciplinar ajuizada pela deputada Gleisi Hoffmann (PT) contra a juíza federal Gabriela Hardt
30/04/2019 às 19:32
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A visão é um dos sentidos mais importantes da raça humana. São os olhos que tomam a frente para direcionar a maioria das nossas atividades sem que ocorra nenhum acidente. Agora imagine perdê-la? Com o tempo, o deficiente visual aprende outras formas de ver, mas para isso é preciso acompanhamento médico e acolhimento adequado, que nem sempre estão disponíveis para toda a população. 

   2. Foi desta vontade de acolher cegos sem nenhum tipo de assistência que nasceu o Instituto de Cegos da Bahia (ICB), que completa 86 anos em 2019, dia 30 de abril.

   3. Atualmente localizada no bairro do Barbalho, em Salvador, a instituição dá suporte a este público em diversas áreas como saúde, educação, alimentação e sociabilização, além de acesso a aulas de informática, biblioteca, oficina pré-profissionalizante, atividades esportivas e artísticas. Tudo para que as crianças e jovens atendidos tenham a infraestrutura necessária para aprender a viver com a deficiência de forma independente.

   4. Quem não tem onde morar, possui à disposição dormitórios, lavanderia, cozinha, refeitório e sanitários. Na área da saúde, o ambulatório médico reúne equipe especializada, formada por profissionais como dentistas, pediatras, oftalmologistas, terapeutas, assistentes sociais, nutricionistas e farmacêuticos. Uma dedicada equipe de apoio completa o time com secretária, contador, administrador, telefonista, motorista, cozinheiro, zeladores e vigias noturnos.

   5. O ICB é dirigido pelos Conselhos Fiscal e Deliberativo, que anualmente avaliam as contas e as atividades desenvolvidas pelos internos, e pela Diretoria Executiva, renovada a cada três anos, formada por voluntários. Eles são peças fundamentais para o trabalho realizado no instituto, de acordo com a presidente Heliana Diniz, que está no cargo desde setembro de 2015. 

   6. “Graças a pessoas que acreditam e contribuem com nossos projetos, podemos proporcionar uma melhor qualidade de vida e promover a inclusão de pessoas com deficiência visual”, afirma.

   7. Neste aniversário, o Instituto, mantido por doações e trabalho voluntário, pede ajuda para continuar trabalhando pela inclusão da pessoa com deficiência visual na sociedade. Para realizar doações de materiais de limpeza, produtos de escritório e alimentos não perecíveis, os interessados podem entrar em contato através do telefone (71) 3242-1073 ou pelo site do instituto. 

   8. Entregas podem ser realizadas na sede, localizada na rua  São José de Baixo nº55, no Barbalho, Salvador - BA, CEP 40300-770. Aos interessados em colaborar em dinheiro, é possível realizar doações através das seguintes contas-correntes: 0402121-5, agência 3662-5, no banco Bradesco; 127.840-1, agência 3457-6, no Banco do Brasil; ou 29243-2, agência 8657, no banco do Itaú, CNPJ:15.208.044/0001-89. Para saber mais, acesse institutodecegosdabahia.org.br/colabore ou ligue para (71) 3016-8146.
                                                                           *****
   9. O corregedor regional da Justiça Federal da 4.ª Região, Ricardo Teixeira do Valle Pereira, arquivou uma Reclamação Disciplinar ajuizada pela deputada Gleisi Hoffmann (PT) e por outros políticos petistas contra a juíza federal Gabriela Hardt, da 13.ª Vara Federal de Curitiba, que homologou um acordo bilionário entre o Ministério Público Federal e a Petrobras. Após uma forte reação negativa, a força-tarefa da Operação Lava Jato pediu à Justiça a suspensão do fundo.

  10. Gabriela Hardt comandou a Lava Jato entre a saída de Sérgio Moro da titularidade da 13.ª Vara Federal, em novembro do ano passado, e a chegada de Luiz Antonio Bonat, em março deste ano.

   11. Ela condenou, em fevereiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a sua mais alta pena na operação: 12 anos e 11 meses de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no caso do sítio de Atibaia.

   12. A representação dos petistas foi protocolada em março ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Gleisi e outros petistas pediram a "declaração de ilegalidade da conduta da magistrada" e cobraram a aplicação de sanções como advertência, censura e remoção compulsória (aposentadoria compulsória).

   13. O CNJ enviou a representação para a Corregedoria da 4.ª Região analisar a reclamação dos petistas. Além de Gleisi, também subscreveram a reclamação os deputados Alencar Santana (SP), Arlindo Chinaglia (SP), Afonso Florence (BA), Nelson Pelegrino (BA) e Paulo Teixeira (SP); os senadores petistas Humberto Costa (PE), Jaques Wagner (BA), Jean Paul Prates (RN), Paulo Paim (RS), Paulo Rocha (PA) e Rogério Carvalho (SE); e a senadora Zenaide Maia (Pros/RN).
                                                                       *****
   14. Em ação civil pública por ato de improbidade administrativa movida pelo Ministério Público Federal (MPF), a Justiça Federal concedeu medida cautelar para bloquear as contas e os bens da juíza federal Cláudia Valéria Mello e de outros 13 réus, acusados de participação em um esquema de concessão de liminares indevidas entre 2000 e 2003 no estado do Rio de Janeiro. 

   15. As liminares beneficiavam empresas distribuidoras de combustíveis, para que, por exemplo, comercializassem o produto sem as restrições impostas pelas normas da Agência Nacional do Petróleo (ANP). O objetivo da indisponibilidade de bens é assegurar a efetividade de decisão futura que porventura venha a determinar o integral ressarcimento do dano, a perda dos bens ou valores indevidamente recebidos. (Processo n° 5004429-86.2019.4.02.5101) 

   16. A pedido do MPF, o valor total da medida de indisponibilidade de bens referentes à juíza é de R$ 495,445 milhões, enquanto dos outros réus o valor chega a mais de R$ 1,7 bilhão. Esses valores consideram o dano atualizado e acrescido de juros e multas relativas ao enriquecimento ilícito e ressarcimento do referido dano, calculado a partir das liminares concedidas pela juíza que determinavam a venda de combustíveis com redução ou supressão de tributos devidos.  

   17. Nesta quinta-feira (2), o governador Rui Costa assina ordem de serviço para obras de pavimentação em 20 municípios. A solenidade será realizada às 14h, no Salão de Atos da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador. 

   18. Serão beneficiados com as obras os seguintes municípios: Canarana, Feira da Mata, Ibitiara, Ipirá, Itagí, Nova Ibiá, Pau Brasil, Pé de Serra, Santa Cruz Cabrália, Santa Maria da Vitória, Serra do Ramalho, Teofilândia, Uibaí, Araçás, Dias D'Ávila, Manoel Vitorino, Una, Boa Vista do Tupim, Amargosa e Governador Mangabeira.

   19. A modelo Caroline Bittencourt foi cremada hoje (30) em cerimônia realizada no no Cemitério Memorial Parque Paulista, em Embu das Artes, na Grande São Paulo. Apenas amigos e parentes participaram. A modelo foi encontrada morta na praia das Cigarras, em São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. 

   20. Caroline se afogo após cair da lancha em que ela e seu marido passeavam em Ilhabela. Segundo a Capitania dos Portos, Jorge (marido da modelo) contou os dois decidiram navegar em direção a São Sebastião, quando foram surpreendidos por uma forte ventania. A modelo caiu no mar e o marido pulou na água na tentativa de resgatá-la. 

   21. A Marinha e Polícia Civil abriram inquéritos para investigar as circunstâncias da morte da modelo. A lancha passou por perícia nesta terça-feira (30). 

   22. Todas os postos fixos da Rede SAC vão suspender o atendimento aos cidadãos nesta quarta-feira (1) por causa do feriado do Dia do Trabalhador. A exceção fica por conta do Ponto SAC Luís Eduardo Magalhães, a cerca de 800 km de Salvador, que estará aberto, em função de um evento municipal em homenagem ao Dia do Trabalhador. 

   23. A unidade está situada no centro da cidade, na Avenida Barreiras, e funciona de 8h às 14h. A partir de quinta-feira (2) todos os postos retomam o atendimento normal à população. As três unidades do SAC Móvel estão em mudança de município.

   24. A Rede SAC possui 71 unidades de atendimento, sendo 37 Postos (na capital, região metropolitana e interior) e 31 Pontos SAC, unidades compactas da Rede. Além disso, operam em todo o estado três rotas do SAC Móvel, unidades itinerantes que percorrem localidades que não possuem SAC. 

   25. Para outras informações sobre serviços prestados, horários de atendimento, endereços e agendamento de serviços, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o Portal SAC (www.sac.ba.gov.br), além do aplicativo e site do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br).

   26. Falecido em 2016, o advogado José Renan Oliveira Moreira terá seu nome atribuído à Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Parque Boa Vista em Itabuna. A homenagem póstuma do Legislativo foi referendada por unanimidade hoje, 30, ao votarem o projeto de Chico Reis (PSDB). Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna por duas gestões seguidas (2008-13), Moreira completaria 71 anos de idade amanhã (1º de maio).

   27. Para o autor da proposição, a homenagem faz jus ao trabalho visionário de José Renan Moreira à frente da Santa Casa, levando-a a se tornar um dos maiores complexos filantrópicos de saúde do interior da Bahia. “Muitas ações importantes foram criadas durante as gestões dele, como aquisição de usina de oxigênio, ampliação do Centro de Terapia Intensiva, construção do Ambulatório de especialidades e muitas outras”, destacou Chico Reis.