segunda-feira, 24 de junho de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Na 500ª viagem ao interior, Rui entrega rodovia em Morro do Chapéu Salvador Fashion

Salvador Fashion Race (SFR), que será lançado nesta segunda-feira (15), às 10h, no Cinema do Shopping Barra, pelo prefeito ACM Neto
14/04/2019 às 06:16
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Nesta segunda-feira (15), às 9h, o governador Rui Costa alcança a marca de 500 viagens realizadas ao interior da Bahia. Ele estará em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, onde entrega obra de infraestrutura e assina convênios para a agricultura familiar. 

   2. Na data simbólica, Rui inaugura a restauração e pavimentação da BA-144, no trecho de 73 quilômetros que ligam Morro do Chapéu a Várzea Nova e ao povoado de Lages do Batata, em Jacobina. Com investimento de R$ 28,2 milhões, a obra beneficia mais de 227 mil moradores das cidades de Irecê, Morro do Chapéu, Várzea Nova, Jacobina e Umburanas.

   3. O governador também vai autorizar a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) a celebrar três convênios, no âmbito do projeto Bahia Produtiva. Haverá ainda na Praça Flaviano Guimarães, no centro, a entrega de dez mil mudas frutíferas e essências florestais, beneficiando 33 agricultores familiares de Morro do Chapéu.

   4. Completando a agenda, Rui entregará tratores a 20 municípios da região: Andaraí, Barra do Mendes, Cafarnaum, Capim Grosso, Central, Ipupiara, Irecê, Itaberaba, Morro do Chapéu, Mulungu do Morro, Mundo Novo, Nova Fátima, Nova Redenção, Ourolândia, Piritiba, Ruy Barbosa, São José do Jacuípe, Souto Soares, Uibaí e Wagner.
                                                                                    ******
   5. Um projeto que visa inserir, ainda mais, a moda como elemento de identidade cultural da primeira capital do Brasil. Essa é a proposta do Salvador Fashion Race (SFR), que será lançado nesta segunda-feira (15), às 10h, no Cinema do Shopping Barra, pelo prefeito ACM Neto.
 
   6. Trata-se de um reality show, que vai ao ar no canal oficial da cidade (youtube.com/salvador), cujo objetivo é também revelar novos estilistas locais, exaltando a influência da moda na cidade e vice-versa. 

   7. A ação é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), com patrocínio do Shopping Barra, apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e produção da Casa Salvador.
 
   8. “Além de gerar um conteúdo interessantíssimo para as plataformas digitais da cidade, o Salvador Fashion Race traz uma leitura que alguns baianos não estão acostumados a ver na capital baiana, que é a da indústria da moda. Uma indústria super criativa e que representa bem a Bahia, ressaltando nossa cultura e nossa identidade”, avalia o prefeito ACM Neto.
 
   9. Gestor da Secult, Claudio Tinoco explica que, assim como o Desafio Cozinha Raiz, este projeto tem o objetivo de apresentar a capital baiana para o mundo, desta vez, enaltecendo a indústria da moda. Esta é também uma forma de promover Salvador no âmbito do turismo, já que apresenta a cultura baiana através das peças.
 
   10. “Este projeto é uma grande janela para os talentos locais, que sonham em levar a baianidade para passarelas do mundo todo. Como uma via de mão dupla, Salvador servirá de inspiração para os participantes, do mesmo jeito que os designers de moda serão para quem anseia visitar a cidade”, frisa Tinoco.
 
   11. O reality tem como mentora a estilista baiana Juliana Herc e contará com cinco duplas formadas por um designer de moda e um influenciador digital, que foram selecionados por uma curadoria.
 
   12. Com 20 episódios, no total, o formato do reality terá: quatro desafios, que irão de montagem de looks para a produção de fashion films em pontos turísticos da cidade, até a participação no desfile final, com a produção de moda de todas as duplas participantes; e, o último episódio, com a divulgação da dupla vencedora.
 
   13. Como premiação para a melhor dupla, o designer ganhará um mês de estágio no atelier da estilista baiana Juliana Herc, em Portugal, e o(a) blogueiro(a) receberá uma viagem de sete dias para Portugal, além de também participar de um projeto com Juliana Herc.
 
    14. Os nomes dos participantes da websérie já foram confirmados. Os estilistas participantes serão Alex Milanny (@abanto.oficial), Tamara Nascimento (@ta19mi), Teodoro (@queenofcajazeiras), Joice Fischer (@joiceefischer) e Kívia Souza (@kaolliada). Já os influenciadores serão Carla Aragão (@gordaroupa), Fernanda Medeiros (@februxa), João Caldas (@joao_ccaldas), Iasmine Fernandes (@vamoscachearomundo) e Carol Gonçalves (@blogmulhermelhore).
 
  15. Com a aprovação do Projeto de Lei nº 64/19, de autoria do Executivo Municipal na Câmara Municipal de Salvador (CMS), a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza ganhou a nomenclatura de SEMPRE, e reúne agora à pasta a Unidade da Pessoa Com Deficiência (UPCD); o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED); a proteção e defesa dos animais, além de incentivo, organização e amparo a pesca e aquicultura.

   16. O projeto define que a Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza, com a sigla SEMPRE, passa a ter a finalidade de planejar, propor e coordenar a execução das políticas municipais de assistência social e garantia dos direitos das pessoas com deficiência, articular e mobilizar as ações voltadas à redução e erradicação da pobreza e à promoção da cidadania, garantir a manutenção dos direitos e necessidades básicas do cidadão, bem como proteger e defender os animais domésticos e silvestres no que concerne ao regular desempenho das competências do Município de Salvador.

   17. Também foi integrado à SEMPRE, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED), com a responsabilidade de promover políticas públicas voltadas para garantia dos direitos das pessoas com deficiência, bem como dos meios necessários para o seu funcionamento, além de funções relacionadas à pesca e aquicultura, como planejar, coordenar e atualizar cadastro de pesca e aquicultura, e Seguro Defeso no município em parceria com órgão Federal e Estadual competente.

   18. Já os Conselheiros Tutelares, passam a ser vinculados à Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ).

   19. Estudo que vem sendo realizado pelo Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia pode ajudar a entender o risco para leptospirose em bairros populares da cidade de Salvador. Segundo dados da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), 70 casos da doença (que é transmitida ao homem pela urina de roedores), foram confirmados na Bahia em 2018, 60% dos quais registrados em Salvador (42 casos).

   20. A primeira fase do levantamento, que começou em 2017, teve como alvo do estudo os bairros de  Marechal Rondon, Alto do Cabrito, Rio Sena e Nova Constituinte, todos localizados no subúrbio ferroviário de Salvador.  Os primeiros dados coletados apontam, por exemplo, que as famílias com renda mais baixa estão mais expostas à infecção.  

   21. O número de casos, confirmados através de testes sorológicos, foi 63% menor nos domicílios que receberam, ao menos, um salário mínimo em relação àqueles sem renda.

   22. "Encontro com as Universidades - O Saber e as Ações de Defesa Civil" foi o tema do evento, promovido pela Codesal, no auditório do Teatro Gregório de Mattos. Na ocasião, foram apresentados o o painel "Universidade x Defesa Civil x Desenvolvimento Urbano" e os trabalhos resultantes do Convênio de Cooperação Técnica e Científica, celebrado em novembro de 2017, entre a Prefeitura e as instituições de ensino superior Área I, Ruy Barbosa, UCSal, Unifacs, Unijorge e Uninassau.

   23. As universidades atuam, por meio de competência acadêmica, em áreas de ocupação precária, caracterizadas por situação de risco, cabendo à Codesal o apoio necessário à consecução dos objetivos do acordo com o apoio das Prefeituras-Bairros.

   24. Ao abrir o evento, o diretor-geral da Codesal, Sosthenes Macêdo, agradeceu o “empenho das instituições no esforço de criar mecanismos de aprovação rápida e que assegurem projetos elaborados para atender a famílias de baixa renda de Salvador e também às Prefeituras-Bairro, ao oferecerem apoio logístico a alunos e professores”.

   25. Uma roda de conversa sobre os Impactos e Inovações que o Novo Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC – Lei n. 13.019 /2014) movimentará o Centro de Cultura da Câmara no dia 26 deste mês, às 14 horas.

   26. O encontro, com entrada franca, será mediado pela advogada Cristiane Mattos, especialista em Direito Público com ênfase em Gestão Pública, pela Faculdade Damásio, e em Direito do Trabalho e Processo, pela JusPodiVm.

   27. A atividade é fruto de uma parceria entre o Centro de Cultura da Câmara e o Coletivo Condomínio Cultural, com apoio da iTEIA – Rede Colaborativa de Cultura, Arte e Informação.

   28. O vereador Sabá (PV) sugeriu ao Executivo Estadual que mantenha uma equipe de profissionais da saúde em cada embarcação do sistema ferry-boat para o atendimento emergencial dos passageiros. O Projeto de Indicação nº111/19 direciona o pedido à Secretaria de Infraestrutura e Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) e Internacional Marítima, empresa responsável pelo serviço.

   29. “No dia 10 de março deste ano, uma idosa de 85 anos morreu a bordo de um ferry-boat que fazia a travessia entre a Ilha de Itaparica e Salvador. Já ocorreram casos de feridos nas embarcações devido a colisões nos terminais e também há ocorrências de passageiros que passaram mal durante a travessia. Essa proposição legislativa foi feita pensando nesses casos em que os passageiros não receberam a assistência adequada por ausência de profissionais da saúde”, justificou Sabá.

   30. Se depender do vereador Fábio Souza (PHS), os vendedores intracoletivos vão poder negociar os seus produtos dentro dos ônibus que prestam serviço de transporte público em Salvador. Proposta com este objetivo, o Projeto de Lei nº 95/19, já tramita na Câmara desde a última terça-feira (9).

   31. Na justificativa, Fábio Souza apontou para o atual momento da economia do país, com muito desemprego, notadamente na capital baiana. “Vivemos, há anos, tempos desesperadores, sobretudo no aspecto socioeconômico, com altíssima taxa de desemprego, que chega a 13%”.

   32. Diante do cenário de desemprego, o vereador destacou a criatividade do soteropolitano e a sua busca pela subsistência de forma lícita. “É nesta situação que se inserem os vendedores intracoletivos. São pessoas que se dispõem a um trabalho de jornada dura e lucro incerto”, afirmou Fábio Souza.

   33. A Unijorge vai oferecer atendimento no Salvador Shopping para preenchimento, elaboração e esclarecimento de dúvidas sobre a entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2018. A ação ocorrerá gratuitamente, de 22 a 27 de abril, das 9h às 18h, para contribuintes com rendimentos até R$ 90.000,00 em 2018, mediante doação de uma lata de leite em pó, que será destinada a entidades carentes.

    34. Para participar, é necessário apresentar os seguintes documentos: Informe de rendimentos, declaração de pagamentos de escolas, cursos, planos de saúde, informes de previdência privada, pagamento de honorários advocatícios de reclamações trabalhistas, relação de dependentes com CPF e data de nascimento, relação de bens adquiridos e vendidos no ano de 2018 e declaração do ano anterior. 

   35. Identificação completa do declarante com endereço e CEP corretos e título de eleitor, se tiver. O serviço será ofertado por alunos e professores do curso de ciências contábeis.

   36. Salvador receberá os secretários estaduais de Educação da Região Nordeste no próximo dia 15 de abril. Eles serão recepcionados pelo secretário de Educação do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e pelo vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), o secretário Fred Amancio, de Pernambuco. Entre os temas a serem discutidos na reunião estão uma agenda de prioridades para a Educação dos Estados, denominada Agenda da Aprendizagem,  e políticas integradas e específicas para a região.

   37. O secretário Jerônimo Rodrigues falou sobre a construção desta agenda comum. “Já estamos desenvolvendo na Bahia um trabalho para o fortalecimento do ensino e da aprendizagem, mobilizando os gestores, educadores e as comunidades escolares. Estas ações vêm muito alinhadas com esta Agenda de Aprendizagem que o CONSED pretende criar, para podemos compatibilizar um desejo específico da Bahia com uma pauta nacional”, disse.