Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Dodge defende que juízes federais exerçam função eleitoral em crime

Raquel Dodge defende que juízes federais exerçam função eleitoral em casos de crimes conexos
25/03/2019 às 09:54
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Incluir juízes federais que atuam em varas especializadas em corrupção, lavagem de dinheiro e crime organizado entre os que podem atuar em matéria eleitoral. O pedido consta de requerimento que foi enviado nesta tarde pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

   2. O anúncio da providência foi feito na manhã desta segunda-feira (25), no Rio de Janeiro, durante o painel de abertura do Seminário Internacional Transparência e Combate à Corrupção. Promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o evento teve a presença de autoridades como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do CNJ, ministro Dias Tofolli, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), João Otávio de Noronha, e o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel. 

   3. Em sua fala, Raquel Dode citou a providência como uma alternativa para manter e aprofundar o combate à corrupção após decisão do Plenário do STF que, por maioria de votos, definiu que cabe à Justiça Eleitoral julgar os crimes comuns federais conexos com as infrações eleitorais.

   4. Ao defender a medida, Raquel Dodge destacou que a permissão para que juízes federais, notadamente os que titularizam varas especializadas de lavagem de dinheiro e crimes financeiros, acumulem a função eleitoral nos casos em que for comprovada a conexão destes com práticas como corrupção e lavagem de dinheiro não causa aumento de despesa e nem a necessidade de ampliar a estrutura da Justiça Eleitoral e o mais importante:

   5. Garantirá que fatos investigados atualmente em varas especializadas da Justiça Federal continuem sendo conduzidos pelos magistrados que estão à frente dos processos. A viabilização da medida depende de alteração de duas resoluções da Corte Eleitoral (21.009/2002 e 23.422/2014). No requerimento, a ser enviado nos próximos dias, a procuradora-geral da República, que também exerce a função de procuradora-geral eleitoral, fará o detalhamento da proposta.

    6. Medidas internas – Raquel Dodge também informou que tem adotado providências para fortalecer a estrutura e os meios de atuação do Ministério Público Eleitoral. Frisou a criação de ofícios de atuação concentrada em polos, que tem como consequência a ampliação do número de procuradores da República que exercem funções eleitorais. 

   7. Sete estados já tiveram publicadas as portarias que oficializam a criação dos polos e outros estão em fase final de elaboração do ato normativo. De acordo com as portarias, os ofícios funcionarão junto às Procuradorias Regionais Eleitorais e têm caráter permanente ou temporário em quatro áreas: Ofício Regional Eleitoral Adjunto; Ofício de Fiscalização Partidária e Patrimônio Eleitoral; Ofício de Contencioso Eleitoral e Ofício de Revisão Eleitoral.

   8. Também foram mencionadas outras medidas, como a criação de órgão revisional colegiado com o propósito de aumentar os mecanismos de revisão do trabalho que está sendo feito para evitar arquivamentos prematuros ou incabíveis e a possibilidade de trabalho em força-tarefa no âmbito do MP Eleitoral. 

    9. O objeto é garantir segurança jurídica e assegurar que todos sejam alcançados pela lei. “Um dos pilares da efetividade do direito penal no regime democrático, como garantia do processo penal justo e eficaz, é a certeza da sociedade de que, uma vez determinada a pena, esta será devidamente executada”, lembrou. 

   10. Para ela, o desafio é gigantesco, “em razão da complexidade dos crimes de colarinho branco e da dificuldade de elucidá-los, sobretudo quando envolvem muitas pessoas e, quando envolvem muito dinheiro e, sobretudo, quando envolvem pessoas poderosas”.

   11. Em relação ao tema central do painel, a procuradora-geral lembrou que a corrupção é um crime antigo e que ainda não está ameaçado de extinção. Lembrou o caráter mundial do problema e reiterou que o crime enfraquece a democracia por nutrir-se de instituições fracas, que se revelem incapazes de enfrentá-la. 

   12. Segundo ela, quando há corrupção o governo de leis é substituído por um governo que atende a interesses espúrios “Ao invés de oferecer educação que rompe ciclos de miséria e exclusão; de saúde que salva vidas; e de prevenção de desastres e de danos causados pela ação humana, a gestão corrupta gera descrédito e desesperança”.

   13. Raquel Dodge citou estudos da Transparência Internacional, enfatizando a gravidade da separação entre a coisa pública e a coisa privada que, ao provocar desvios de recursos, quebram o princípio da solidariedade social. 

   14. “Pagamos impostos para financiar serviços públicos relevantes para todos. O corrupto toma para si o que era de todos, adia serviços essenciais, diminui sua qualidade, reduz o patrimônio público e torna necessário elevar os impostos para financiar os mesmos serviços” reiterou, completando que a corrupção atinge de forma mais severa os mais frágeis.
                                                                      *****
   15. A Escola Pública do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) fez um levantamento sobre acidentes baseado nos depoimentos de quase três mil vítimas e familiares, de Salvador e região metropolitana, entre 2016 e 2018.

   16. Os números apontam os homens como as principais vítimas no trânsito, com 71% das ocorrências. As mulheres aparecem com 29%. Os veículos mais envolvidos em acidentes foram as motos, citadas em 52,5% dos depoimentos, enquanto os carros pontuaram 32,5%. Ônibus e outros veículos foram 15%. Entre os acidentados, 46% eram condutores, 34% estavam na condição de pedestres e 20% eram passageiros.

   17. O levantamento mostra ainda que o tipo de acidente de maior incidência foi a colisão, responsável por 39% dos casos, seguida do atropelamento, com 33%. No grupo de condutores, 44% não estavam usando os equipamentos de proteção obrigatórios (cinto de segurança e capacete).

   18. Teve início nesta segunda-feira (25) o atendimento aos dois restaurantes da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pelo Grupo LemosPassos. Além de atender aos deputados, serão servidas mais de mil refeições aos servidores que atuam na casa. 

   19. O Governo do Estado lança, nesta terça-feira (26), novo edital do Programa Partiu Estágio, com foco no reforço escolar para a rede estadual de ensino. Serão ofertadas 4.390 vagas aos universitários dos cursos de Educação Física, Letras Vernáculas e Matemática, distribuídas em todo o estado. A novidade para este edital é que poderão se inscrever estudantes de cursos presenciais e na modalidade EAD, desde que possuam sede/pólo na Bahia. 

   20. As inscrições podem ser feitas de 26 de março a 9 de abril, por meio do site do programa (www.programaestagio.saeb.ba.gov.br). O novo edital, assim como suas publicações futuras, estará disponível no site da Secretaria da Administração do Estado (www.saeb.ba.gov.br).  

   21. Para participar do programa, é necessário que o candidato tenha idade mínima de 16 anos e que tenha cumprido mais de 50% da graduação. Podem participar estudantes universitários residentes na Bahia e que estejam regularmente matriculados em cursos presenciais e EAD de instituições estaduais, federais e privadas com sede/pólo no estado. 

   22. Alunos de cursos presenciais poderão concorrer a vagas ofertadas nas cidades onde residem ou estudam. Já estudantes de cursos EAD apenas poderão se candidatar a vagas alocadas na cidade onde moram.

   23. Antônio Claudio Albernaz Cordeiro foi encontrado morto em sua casa, em um condomínio residencial em Porto Alegre (RS), na tarde de domingo (24). Conhecido como ‘Tonico’, o engenheiro agrônomo e doleiro foi alvo de duas operações da Lava Jato. As informações são do site O Sul e da emissora GloboNews.

   24. De acordo com a Brigada Militar, a hipótese mais provável é a de suicídio. Albernaz foi alvo da Polícia Federal (PF) em duas ocasiões: em março de 2016, na “Operação Xepa”, e em maio de 2018, na “Operação Cambio, Desligo”. Ele também foi citado, em 2017, na “Operação Étimo”. As prisões ocorreram pela suspeita de que ele fosse um dos operadores do esquema de corrupção na Petrobras.

   25. O  casal Luciano Huck e Angélica levou os filhos, Joaquim, Benício e Eva para assistir ao espetáculo OVO, do Cirque du Soleil, no Rio de Janeiro, na noite de ontem (24). 

   26. De volta ao Brasil com OVO, o Cirque du Soleil estreou na noite na quinta-feira (21), o espetáculo dirigido por Deborah Colker, na Jeunesse Arena, na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. O espetáculo seguirá para Brasília (DF), de 05 a 13 de abril, no Ginásio Nilson Nelson; e encerra a turnê brasileira em São Paulo, de 19 de abril a 12 de maio, no Ginásio do Ibirapuera.

   27. OVO já emocionou mais de 5 milhões de pessoas no mundo inteiro.