Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

APLB tem assembleia na terça e decide se faz greve em escolas da Bahia

A Proposta de Emenda Constitucional nº 06/2019, que visa modificar o sistema de Previdência Social, entrou na pauta de discussão da Tribuna Popular da Câmara Municipal de Salvador, na tarde desta segunda-feira (18)
18/03/2019 às 09:32
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A APLB-SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO DO ESTADO DA BAHIA realiza Assembleia Geral da Rede Estadual nesta terça-feira, 19 de março, às 9h, no Ginásio dos Bancários. O encontro da direção da APLB com o secretário Jerônimo Rodrigues não resultou em nada, salvo a promessa de que o governo do estado está aberto ao diálogo.

   2. Na última assembleia realizada em 14 de fevereiro, os trabalhadores em educação aprovaram a proposta da direção da APLB-Sindicato para a categoria entrar em Estado de Greve, como forma de alertar o governo para revogar leis que tiram benefícios e prejudicam os trabalhadores em educação. 

    3. Entre os itens que constam na Pauta de Reivindicações 2019 dos Trabalhadores em Educação da Rede Estadual constam: Reajuste Linear; Atualização Constitucional do menor salário base para o mínimo
URV; Planserv e Previdência; Situação dos Diretores e Vices; Dedicação Exclusiva dos Gestores; GEAP; Reclassificação; Excedentes; Fechamento de Escolas; Aposentados; Licença prêmio.
                                                           *****
   4. Antiga demanda da indústria do turismo, isenção não requer contrapartidas dos países beneficiados; medida rompe princípio da reciprocidade adotado historicamente política externa brasileira.

    5. O governo brasileiro anunciou nesta segunda-feira que cidadãos de EUA, Japão, Austrália e Canadá não precisarão mais de vistos para viajar ao Brasil como turistas. A decisão - que rompe o princípio de reciprocidade adotado historicamente pela diplomacia brasileira - não implica qualquer contrapartida dos países contemplados, que continuarão a exigir vistos para turistas brasileiros.

   6. O decreto que detalha a medida, publicado em uma edição extraordinária do Diário Oficial da União, é assinado pelo presidente Jair Bolsonaro e pelos ministros Ernesto Araújo (Relações Exteriores), Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública) e Marcelo Álvaro Antônio (Turismo).

   7. o depoimento à Justiça em que reafirmou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva negociou com um lobista pagamentos a seu filho caçula, Luís Cláudio Lula da Silva, para a aprovação de uma Medida Provisória (MP), o ex-ministro Antônio Palocci (Fazenda/Casa Civil/Governos Lula e Dilma) citou ter presenciado pedidos de Lula a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) em favor de empresas.

   8. De acordo com Palocci, por "diversas vezes" Lula fez "inúmeros pedidos" à Dilma em relação a interesses de empresas e de parceiros dele (Lula). Na versão dada pelo ex-ministro, Dilma "nem sempre" tinha conhecimento de que os pedidos de Lula envolviam o pagamento de propina.

   9. No próximo domingo, dia 24 de março, a Arquidiocese de Salvador realizará a 34ª edição da Caminhada Penitencial. Mais de 200 mil católicos devem participar. 

   10. Para o enfrentamento do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya em Salvador, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) atuou durante todo o verão (de novembro a março) – temporada ideal para proliferação intensa do mosquito e de muita circulação de turistas na cidade. 

    11. Na estratégia mais de 2.500 locais entre postos de saúde, hotéis, praças, bocas de lobo e etc. foram inspecionados, principalmente os que estão nas regiões com o maior índice de infestação de acordo com o último levantamento realizado em janeiro.

    12. Além disso, durante o período do carnaval e festas populares houve aplicação de inseticida UBV em todas as bocas de lobo dos circuitos com o objetivo de diminuir a infestação do vetor na fase adulta. 

   13. A Proposta de Emenda Constitucional nº 06/2019, que visa modificar o sistema de Previdência Social, entrou na pauta de discussão da Tribuna Popular da Câmara Municipal de Salvador, na tarde desta segunda-feira (18).  Na oportunidade, representantes mulheres da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil (CTB) criticaram a reforma em tramitação no Congresso Federal.

    14. Participaram da sessão na Câmara, Maria Cristina Brito (Sinergia-BA); Ana Angélica Rabelo (Sindilimp-BA) e Marilene Betros, vice-presidente da CTB-BA. De acordo com os grupos sindicais, a PEC dificulta o acesso e reduz o valor dos benefícios ao estabelecer a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens, 62 para as mulheres e aumenta o tempo de contribuição de 15 para 20 anos, além de retirar da Constituição o sistema de Seguridade Social.

    15. Primeira a fazer uso da tribuna, Maria Cristina demonstrou indignação e contrariedade às propostas que, segundo ela, retira principalmente direitos das mulheres. “Registro aqui o protesto a esta PEC nefasta de reforma previdenciária. A mulher gera, administra, cuida da família e ocupa mesmos espaços no mercado de trabalho, por isso precisamos de direitos iguais”, defendeu. 

    16. O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, será tema de sessão solene regimental da Câmara Municipal de Salvador, na próxima quinta-feira (21), às 13h30, no Plenário Cosme de Farias, dirigida pela vereadora Marta Rodrigues (PT).

   17. A data para celebrar a importância da água foi criada em fevereiro de 1993 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas. Na oportunidade, o dia 22 de março foi declarado Dia Mundial da Água, por recomendações contidas no Capítulo 18, sobre recursos hídricos, da Agenda 21, da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento.

   18. Na Câmara Municipal de Salvador, desde o momento em que a data passou a ser comemorada regimentalmente, a Casa já debateu diversos temas sobre a água, como a crise hídrica que afetou diversas regiões do país.

   19. “Os animais não cometeram crime algum e foram condenados à prisão eterna”, foi assim que a vereadora e protetora de animais, Marcelle Moraes lamentou em seu discurso no plenário da Câmara de Vereadores nesta segunda-feira (18) sobre a situação do Zoológico de Salvador. 

    20. Após a morte de um hipopótamo na última semana, Marcelle criticou a gestão estadual por ingerência do abrigo de animais. “Os bichos estão sendo tratados como objetos de exposição e o pior, debaixo de sol quente e presos em jaulas pequenas. Por isso, a taxa de estresse sob aqueles animais é enorme, além da depressão. É inaceitável a condição de maus tratos que acontecem naquele lugar. Até quando Rui Costa vai fechar os olhos para o quintal dele? ”, questiona. 

    21. O deputado capitão Alden (PSL) estreou na tribuna da Assembleia, hoje, e disse que a Casa precisa cair na real e deixar de ficar falando em Che Guevarra e outros e cuidar dos temas locais.

   22. Deputado Robison Almeida (PT) convocou para passeata nas ruas de Salvador para protestar contra a Reforma da Previdência de Bolsonaro.