Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

GREVE PROFESSORES: Depois de Feira APLB ameaça parar escolas estaduais

A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) comemora, nesta quinta-feira (14), seu aniversário de 60 anos de fundação, ocorrida em 14 de março de 1959
14/03/2019 às 19:56
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Vai acontecer nesta sexta-feira, 15 de março, uma reunião entre a diretoria da APLB-Sindicato e gestores das secretarias estaduais da Educação (SEC) e da Administração (SAEB), para tratar sobre a pauta de reivindicações da Rede Estadual de Ensino, segundo nota enviada à imprensa pela direção da APLB.

2. Ainda de acordo com a nota, "a reunião antecede a assembleia geral da categoria, agendada para o dia 19 de março, e a depender da resposta do governo à pauta dos educadores, a assembleia poderá decidir pela continuidade do estado de greve ou a realização de paralisação das atividades na rede".

3. A reunião vai acontecer no Instituto Anísio Teixeira (IAT), às 9 horas, nesta sexta (15/03).A APLB está se especializando em estado de greve.

4. Trabalhadores em educação da Rede Municipal de Feira de Santana, em greve desde o dia 11 de março, estiveram novamente na Câmara de Vereadores para averiguar se houve realmente o envio do Projeto de Lei do reajuste salarial de 4,17%, divulgado hoje pelo Prefeito Colbert Martins Filho em um jornal impresso da cidade.

5. Segundo a matéria, o Prefeito informou que enviaria ainda hoje o PL. Além disso, aguardamos o PL dos 5% da Regência de Classe do Ensino Fundamental II, que o Prefeito do Município afirmou em audiência realizada na última segunda-feira, 11, que enviaria nos próximos dias. Contudo, até o presente momento os projetos não foram encaminhados para votação. E nesta semana não terá mais sessão ordinária na Câmara de vereadores.

6. Os trabalhadores em educação também aguardam a resposta do Governo Municipal sobre a reativação da Comissão do Plano de Carreira Unificado. O Prefeito, Colbert Martins Filho solicitou prazo até sexta-feira, 15. O objetivo da reativação é de realizar o estudo sobre os impactos orçamentários para a implantação do Plano, que já está pronto desde 2016.
                                                                           *****
7. Março é o Mês do Consumidor e, como parte das comemorações, servidores do Poder Executivo do Estado da Bahia têm até 40% de desconto em produtos das marcas Britânia e Philco. O benefício, válido até o dia 31/03, é fruto de parceria das marcas com o Clube de Desconto do Servidor.

8. Além do desconto de 40%, nas compras acima de R$ 99 para as regiões Sul e Sudeste, os servidores podem utilizar o código FRETEFREE e garantir frete grátis.

9. As instruções para acesso ao hotsite da Philco e Britânia estão disponíveis no box de informações das empresas, na área do Clube de Desconto, disponível no Portal do Servidor. Vale lembrar que o primeiro acesso deve ser feito mediante cadastro de e-mail pessoal válido e código específico para os servidores estaduais.

10. Até as 17h30min desta quinta-feira (14), a Defesa Civil de Salvador (Codesal) registrou 48 ocorrências em função das chuvas na cidade. Foram três alagamentos de imóveis, 16 ameaças de desabamento, quatro ameaças de desabamento de muro, 17 ameaças de deslizamento, duas árvores ameaçando cair, uma árvore caída, duas avaliações de imóveis alagados, um desabamento parcial e duas infiltrações. Não há registro de feridos.

11. A região com maior quantidade de chuvas na capital foi Pituaçu (com 17,6 mm), seguido por Planalto Real, no Subúrbio (13,8 mm), Baixa de Santa Rita, em São Marcos (13,4 mm), Centro Administrativo da Bahia (12,4 mm) e São Cristóvão (11 mm). Para os próximos três dias, o órgão prevê céu claro a parcialmente nublado, com pouca chance de chuva e temperatura mínima de 25º Celsius e máxima de 34º.

12. A Codesal segue com o plantão de 24 horas, funcionando plenamente, e atendendo as solicitações pelo telefone gratuito 199. No período chuvoso, o órgão intensifica as atividades de vistoria em áreas de risco de modo a garantir a segurança da população e preservar vidas a partir da redução de desastres em áreas passíveis de deslizamentos de terra e alagamentos.

13. A Academia de Letras de Ilhéus (ALI) comemora, nesta quinta-feira (14), seu aniversário de 60 anos de fundação, ocorrida em 14 de março de 1959. A data será marcada pela abertura solene do Ano Acadêmico de 2019, com uma preleção sobre a trajetória da instituição, proferida por Arléo Barbosa, e posse da diretoria eleita para o biênio 2019-2021.

14. A nova diretoria é composta por André Luiz Ribeiro Rosa, presidente; Arléo Barbosa, vice-presidente; Jane Hilda Badaró, secretária geral; Maria Schaun, primeira secretária; Josevandro Nascimento; Gerson dos Anjos, primeiro tesoureiro e Gustavo Cunha, segundo tesoureiro. O secretário de Cultura de Ilhéus, Pawlo Cidade, é um dos membros atuais da ALI.

15. Segundo Jane Hilda Badaró, a Academia de Letras de Ilhéus é uma das mais antiga do Brasil. A instituição mantém acesos, nestas seis décadas de história, os ideais sonhados por seus fundadores e o propósito expresso no lema do sodalício: “Patriae Litteras Colendo Serviam”.  

16. Para comemorar o Dia Mundial do Consumidor, o Procon Municipal de Lauro de Freitas realiza, nesta sexta-feira (15), ação especial em estabelecimentos comerciais do Centro, com distribuição de materiais educativos a proprietários e consumidores. A partir das 9h, a população poderá esclarecer dúvidas sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC) e outras questões ligadas às relações de compra e venda.

17. Ampliar o acesso à informações quanto aos direitos, deveres e obrigações nas relações comerciais é o principal objetivo da ação, como destaca Brisa D'Oliveira, diretora de Atendimento e Educação ao Consumidor. “Aproveitamos a data comemorativa para levar conhecimentos à população, como também divulgar os serviços de proteção e defesa do consumidor que temos no município”, ressalta.

 18. O Procon Municipal atua nas linhas de atendimento ao público com orientações jurídicas, fiscalização de comércio e ações educativas, além de realizar conciliações. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3288 - 8919 ou através do e-mail: denunciaproconlf@gmail.com.

19. Celebração de um contrato de cessão do terreno anexo às construções e dos galpões não utilizado pelo Governo do Estado na Usina de Algodão foi proposta pelo prefeito Colbert Martins ao governador Rui Costa, na audiência realizada na semana passada.

20. A gestão municipal projeta revitalização da área degradada efetivando construções e realizando reformas necessárias para transformar o espaço, implantando órgãos municipais e escritórios virtuais, "objetivando servir a comunidade", como colocou o prefeito Colbert Martins em solicitação ao governador.

21. "Além do que estaremos preservando a história de nossa cidade, com a restauração de um conjunto arquitetônico de grande valor para Feira de Santana", considerou Colbert.

22. Construídos nos anos 1940, os galpões na rua Senador Quintino, 1.950, Olhos d'Água, formavam um complexo industrial para a produção de algodão. Atualmente, apenas dois dos galpões são utilizados pelo Estado, com os demais se deteriorando com o passar do tempo.

23. O prefeito Colbert Martins afirma que o governador Rui Costa recebeu bem a proposta do seu governo.

  24. Salvador recebe a 11ª edição do Fórum Internacional RedEAmérica, que acontece no próximo dia 21 de março, a partir das 8h, no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. Apoiado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência e Inovação (Secis), reunirá alguns dos maiores investidores sociais da América Latina para discutir o tema “A Contribuição da diversidade para a promoção de comunidades sustentáveis”.

   25. O objetivo do encontro é estimular a reflexão sobre as oportunidades e desafios que a diversidade representa para que as empresas e fundações construam o desenvolvimento sustentável. Para isso, o Fórum terá a participação de representantes de grupos sociais atuantes em periferias, comunidades de base e organizações promotoras e defensoras de direitos. Cerca de 200 pessoas de 14 países são esperadas no evento.

    26. Serão promovidas diversas conferências, painéis e sessões paralelas sobre o tema proposto, além da entrega do Prêmio Transformadores que destaca experiências inovadoras, inspiradoras e notáveis na promoção de comunidades sustentáveis. As inscrições e a programação completa do evento podem ser acessadas no site www. fir-redeamerica. org/ pt.

   27. Convidada pelo Instituto Lixo Zero Brasil, a deputada Ivana Bastos representará Bahia na cidade de San Francisco, Califórinia (EUA) em mais uma missão oficial da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE), chamada de Missão Califórnia Zero Waste (Lixo Zero). Na viagem, que acontecerá entre os dias 17 e 23 de março, a parlamentar irá conhecer a política de gestão de resíduos sólidos no estado e trazer contribuições para o gerenciamento do lixo no Brasil.

   28. Durante esses sete dias, serão realizadas visitas técnicas a centros de pesquisa, a departamentos de Meio Ambiente e reciclagem e à empresas que implementaram a política de lixo zero em suas dependências. Ivana também participará de conferências na área de gestão de resíduos sólidos, dentre outras atividades.