Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TRAGÉDIA EM SUZANO repercute na ALBA e deputado fala em besta-fera

Estão abertas as inscrições para participar do Conselho Municipal de Juventude de Feira de Santana. O processo eleitoral para o triênio 2019-2022
13/03/2019 às 19:54
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Entender o que aconteceu na escola de Suzano, SP, com a morte de dez pessoas num massacre promovido por dois jovens ex-estudantes de uma entidade pública é dificil. Especialistas apontam diversos motivos diante da violência praticada em jogos da internet, jogos de vida e morte, na desilusão de uma geração que se vê sem rumo, sem acreditar nos valores humanos, daí praticam barbaridades. 
 
  2. Alguns políticos da opsição ao atual governo federal tentaram imputar o fato a disseminação da cultura do armamento defendida por Jair Bolsonaro, nas eleições passadas, pode ter influenciado.

   3. O deputado estadual Jacó (PT) diz que o "temor está solto no país fruto do ódio e da intolerância surgindo na campanha politica para presidente da Repújblica onde um candidato usou como símbolo uma arma". Jacó não citou uma relação direta da tragédia de Suzano com Bolsonaro mas destacou que "coisas piores vão acontecer fruto do ódio e da intolerância dinfundos em 2018 na campanha presidencial e já em prática no Brasil". 

   4. O deputado Targino Machado, líder da Oposição, afirmou em plenário que não se deve fazer ilações políticas diante de uma tragédia, condenou aqueles que querem ter minutos de fama, e pediu um minuto de silêncio na sessão, o que foi atendido.

   5. Na véspera em que se completa um ano do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do seu motorista Anderson Gomes, deputados que compõem a bancada petista na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (Alba) fizeram um ato de protesto dentro do plenário. 

   6. Segundo o deputado Jacó, o "que ninguém esperava era ser surpreendido pela notícia de mais uma chacina que coloca em xeque a liberação do porte de armas no Brasil: atiradores abriram fogo dentro de uma escola em Suzano (Grande São Paulo) provocando a morte de pelo menos 10 pessoas". 

   7. "A besta-fera está solta", bradou o deputado Jacó (PT). O vice-líder da bancada petista ocupou a tribuna da ALBA durante 25 minutos nesta quarta-feira (13) e fez coro aos colegas que rejeitam o culto às armas. Eles refutaram veementemente as declarações do deputado Major Olímpio (PSL), para quem a tragédia em São Paulo teria sido evitada caso os professores do colégio estivessem armados.

   8. Na opinião de Jacó, o que acontece no País é resultado da política bolsonarista, de horror ao que é diferente, e de uma campanha presidencial que teve a arma como símbolo. "Mataram a Marielle, assassinada por milicianos. A filha do policial preso no Rio de Janeiro (Ronnie Lessa) era namorada do filho mais novo do presidente! Acharam um arsenal ali perto! Quero me solidarizar com o povo de Suzano. Quem é que vai pagar pela vida desses jovens mortos, dessas famílias? É muita tragédia, muita intolerância, muito ódio, temos que refletir", sugeriu o parlamentar.
                                                                       *****
   9. os dois atiradores da Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano, na Grande São Paulo, eram ex-alunos do local. Gulherme Taucci Monteiro, de 17 anos, que estudou na escola até o ano passado, e Luiz Henrique de Castro, 25 anos, deixaram oito pessoas mortas, na manhã desta quarta-feira (13), incluindo cinco adolescentes do Ensino Médio. Segundo a polícia, os criminosos se suicidaram em seguida.

  10. As informações foram passadas à imprensa pelo secretário de Segurança Público, João Camilo Pires de Campos, e pelo comandante da Polícia Militar, Marcelo Vieira Salles, em coletiva dentro da escola, na tarde desta quarta-feira.

  11. Também foram divulgados os nomes dos cinco alunos que morreram, todos adolescentes: Pablo Henrique Rodrigues, Cleiton Antonio Ribeiro, Caio Oliveira, Samuel Melquíades Silva de Oliveira e Douglas Murilo Celestino. As duas funcionárias da escola são Marilena Ferreira Umezo e Eliana Regina de Oliveira Xavier e o dono da locadora Jorge Antonio de Moraes. 

   12. Antes de entrar na escola, os atiradores foram para uma locadora de veículos e mataram o dono. Entraram sem máscara e pela porta da frente do estabelecimento de ensino. Como eram ex-alunos, não houve qualquer resistência. Ainda segundo informações da coletiva, os dois colocaram as máscaras quando começaram a atirar. Primeiro atiraram nas funcionárias e depois nos adolescentes.

    13. Só um dos atiradores tinha arma de fogo, um revólver de calibre 38, mas ainda não há informação de quem estava atirando. O outro estaria com uma besta medieval com flechas e uma machadinha. Eles teriam se matado quando viram que a Força Tática estava no local. 
                                                                                                         
                                                                 *******
   14. A Comissão Especial de Defesa da Criança e do Adolescente, presidida pelo vereador Marcos Mendes (PSOL), realizou na tarde desta quarta-feira (13), no Salão Nobre da Câmara Municipal de Salvador, para avaliar a campanha “Não tire a cor do Carnaval de uma criança”.

   15. Segundo Marcos Mendes, a análise inicial da campanha, que teve como objetivo fiscalizar e registrar denúncias sobre trabalho infantil, abuso e exploração contra crianças e adolescentes, foi bastante positiva. “Avaliação que fazemos da campanha é fantástica, vitoriosa. Tivemos uma participação ativa de todos os órgãos, do presidente da Câmara, vereador Geraldo Júnior (SD), e representantes do governo do Estado”, comentou.

    16. Apesar dos elogios, o presidente da comissão afirmou que reparos precisam ser feitos. “Visitamos casas de acolhimento e percebemos que mais de mil crianças precisavam desses lugares, mas havia vaga para apenas 600. Essa defasagem precisa ser corrigida”, concluiu.

   17. Os integrantes do colegiado também discutiram o calendário das próximas atividades, assim como a organização do plano de trabalho. Fizeram parte da reunião, além de Marcos Mendes, as vereadoras Marta Rodrigues (PT, vice-presidente) e Ana Rita Tavares (PMB) e os vereadores Ricardo Almeida (PSC), Fábio Souza (PHS) e Sidninho (Podemos). 

   18. A Polícia Militar da Bahia, através da Academia de Polícia Militar (APM), realizou na manhã desta quarta-feira (13), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), no CAB, a primeira Mesa Redonda com o tema “Empoderamento Feminino X Violência contra a Mulher”.

   19. O evento, que foi realizado em virtude das comemorações do Dia Internacional da Mulher, teve como objetivo promover debates sobre o tema e contou com as presenças do coronel Nilton Paixão, diretor da APM, de 269 alunos-a-oficiais e de convidadas como: a major Patrícia Barbosa, comandante da 11ª CIPM, Josy Brasil, Rainha do Muzenza e as jornalistas Carla Araújo, Silvana Oliveira e Jéssica Smetak.

   20. A trilha sonora do evento ficou por conta do cabo Enoque e do soldado Eduardo, integrantes da Banda de Música Maestro Wanderley da Polícia Militar, que interpretaram a música Garota de Ipanema, de Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

   21. O Dia Municipal do Rotary Club será comemorado na Câmara, nesta quinta-feira (14), a partir das 19h, no Plenário Cosme de Farias, em sessão especial requerida pelo vereador Maurício Trindade (DEM).

   22. A data comemorativa visa divulgar as ações institucionais, projetos sociais e a filosofia do Rotary International através de eventos, em parceria com universidades, iniciativa privada e demais entidades governamentais e não governamentais.

   23. O Dia do Rotary Club passou a constar no Calendário Oficial de Eventos do Município de Salvador com a sanção, pelo prefeito ACM Neto, da Lei nº 8517/2013.

   24. (FEIRA) Estão abertas as inscrições para participar do Conselho Municipal de Juventude de Feira de Santana. O processo eleitoral para o triênio 2019-2022, destinado a preenchimento de vagas de entidades da sociedade civil, está com cadastro sendo realizado desde o dia 3 deste mês até o próximo dia 29.

   25. Pode participar do processo eleitoral entidades da sociedade civil dos segmentos: associativo, rural, cultural, religioso, sindical, estudantil e desportivo.

   26. A iniciativa conta com apoio do Governo Municipal, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso). O edital está disponível no Diário Oficial de Feira de Santana (www.feiradesantana.ba.gov.br).

   27. O senador Angelo Coronel, PSD-BA, discursou nesta 4ª feira, 13, na Tribuna do Senado. O senador está preocupado que o Governo Federal possa tirar incentivos à Ford em Camaçari. 

   28. Foi com grande tristeza e preocupação ainda maior que nesta 3ª feira, 12/3, recebemos a confirmação do fechamento da fábrica da Ford em São Bernardo do Campo.

   29. Ainda havia uma última esperança de que a montadora pudesse rever a decisão, mas pelo que anunciou o próprio sindicato dos metalúrgicos do ABC, não há mais jeito: a fábrica vai fechar as portas.

   30. Três mil trabalhadores e trabalhadoras estarão na rua em breve, em um país que não apresenta reação convincente aos números do desemprego.

   31. Será que a Ford, sinônimo de qualidade, motores potentes, tecnologia de ponta, referência de uma das fatias mais representativas da indústria mundial e nacional, está começando a se despedir do Brasil?                                                                *****