segunda-feira, 24 de junho de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FOME NA VENEZUELA: Ajuda humanitária chega ao país e há 3 mortos

Os servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal de Contas do Município (TCM) são os novos beneficiários do Clube de Desconto do Servidor
23/02/2019 às 19:05
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1.O líder da oposição Juan Guaidó, que no mês passado anunciou seu mandato como presidente encarregado da Venezuela disse neste sábado que os caminhões de ajuda humanitária da Colômbia já estão na Venezuela e o Governo de Nicolas Maduro impede o seu progresso. Há relatos de três mortos no confronto com a Policia de Maduro.

   2. "Nós anunciamos que caminhões de ajuda humanitária da Colômbia já estão na Venezuela. O regime usurpador está impedindo sua passagem. Eles não vão ser a nossa decisão irreversível de viver em liberdade", disse Guaidó em sua conta no Twitter.

   3. Mais cedo, Guaidó anunciou "oficialmente que já entrou no primeiro carregamento de ajuda humanitária" através da fronteira com o Brasil e o presidente da comissão parlamentar para a ajuda humanitária para a Venezuela, Miguel Pizarro, disse que esta ajuda entrada graças alcançado para a "mobilização" do povo.

   4. "Nosso embaixador (no Brasil) Teresa Belandria e todas as nossas pessoas (indígenas) Pemón nós apenas anunciou que entrou em primeira carga do caminhão da Venezuela de medicamentos para a ajuda humanitária", Pizarro disse para oferecer um equilíbrio do que ocorre no país no âmbito do rendimento destes auxílios que Maduro rejeita.

   5. No entanto, o vice-Américo De Grazia disse que após o "triunfo" sobre o primeiro caminhão para a Venezuela, a Guarda Nacional Bolivariana (GNB, polícia militarizada) "reprimidos com gás lacrimogêneo" para o povo do estado de Bolívar, na fronteira com o Brasil.

   6. Além disso, de acordo com a oposição, nas próximas horas um navio com toneladas de ajuda humanitária chegará à costa venezuelana a partir das ilhas holandesas no Mar do Caribe.

   7. Essa entrada no Brasil e na Colômbia teria ocorrido apesar da ordem de Maduro de fechar a fronteira com os dois países.

   8. O líder de Chávez reiterou sua recusa em admitir a ajuda que está armazenada nas fronteiras com a Colômbia e o Brasil e garantiu que esses alimentos são "cancerígenos", sem mostrar evidências.

    9. Além disso, referiu-se ao encerramento de comunicações com as ilhas de Aruba, Bonaire e Curaçao, todos os territórios políticos dos Países Baixos e disse que ele foi forçado a fazê-lo porque estava "preparando uma provocação."
                                                               *****
   10. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – PNAD Contínua, divulgada nesta sexta-feira (22), a população ocupada em Salvador foi estimada em 1.509 milhão de pessoas no quarto trimestre de 2018, representando um aumento de 41 mil ocupados na cidade em relação ao trimestre anterior. 

   11. A capital baiana liderou o ranking com a maior variação absoluta no número de ocupados, seguida de São Luís, com 28 mil, Goiânia, 17 mil, e Recife e Porto Alegre, empatados com 16 mil cada uma. 

   12. No comparativo do quarto trimestre com o mesmo período de 2017, foi registrado um aumento de 4 mil novos ocupados.  Esse indicador abrange tanto os ocupados ormais quanto os informais.

   13. “Esses números são resultado do trabalho intensivo da prefeitura para transformar Salvador, ativando a economia e criando fontes de geração de renda. Por meio das ações do programa Salvador 360, em seus diversos eixos, temos conseguido estimular os investimentos na cidade e promover o desenvolvimento econômico. Estamos no caminho certo e vamos continuar seguindo esse passo”, declara o secretario municipal de Desenvolvimento e Urbanismo, Sérgio Guanabara.

   14. Nesta segunda-feira (25), o governador Rui Costa viaja para o município de Rio do Antonio, onde, às 9h, inaugura unidade escolar com oito salas de aula no distrito de Ibitira. No local, Rui também anuncia a licitação para pavimentação no trecho de acesso ao distrito de Ibitira, no entroncamento da BR-030, que dá acesso à escola que será inaugurada, e autoriza a Secretaria de Desenvolvimento Rural a celebrar convênio no âmbito do projeto Bahia Produtiva, relativo ao Edital de Qualificação de Agroindústrias.

   15. Foi publicada na edição desta sexta-feira, 22, do Diário Oficial Eletrônico de Feira de Santana, a relação das bandas e artistas habilitados e inabilitados para a fase de Classificação.
 
    16. A publicação tem base na Portaria 002/2019, que instituiu o Credenciamento para a contratação de serviços artísticos para a Micareta 2019.
 
   17. A relação pode ser acessada no link: http://www.diariooficial.feiradesantana.ba.gov.br/
Os habilitados têm cinco dias uteis a partir da data da publicação, para apresentar o material artístico à Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL).
 
   18. “Esse material será submetido a três profissionais da música, três maestros que irão dar notas nas bandas e, baseado nisso, serão escolhidos para a Micareta”, explica o secretario Edson Borges.
 
   19. O material deve ser entregue na SECEL, que fica na rua Estados Unidos, 37, Centro, das 9h às 12h e das 14h às 17h17. 

   20. Acompanhado do secretário de Prevenção à Violência, Pablo Roberto Gonçalves, o prefeito Colbert Martins Filho visitou, na manhã desta sexta-feira, 22, as obras de reforma do prédio da Guarda Municipal, localizado na Rua Santos Dumont, Centro.

   21. As obras do “QG” da Guarda Municipal estão previstas para serem concluídas, ainda neste primeiro semestre. O efetivo da corporação conta com cerca de 160 homens e mulheres.

   22. Hierarquicamente, além do comandante, ela está distribuída em seis inspetores, seis subinspetores, 60 guardas classe especial e 63 1ª classe, nove guardas 2ª classe e dois municipais.

   23. Os servidores do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal de Contas do Município (TCM) são os novos beneficiários do Clube de Desconto do Servidor, programa da Secretaria da Administração (Saeb) que assegura condições especiais para produtos e serviços. Com isso, os trabalhadores dos tribunais passarão a ter acesso aos descontos proporcionados pelas mais de 250 empresas da capital e interior, distribuídas em 30 categorias diferentes, entre elas Chevrolet, Drogasil e Drogaria São Paulo.

   24. As regras para os novos usuários do Clube de Desconto são as mesmas para os servidores ativos e inativos do Poder Executivo Estadual. Para usufruir dos benefícios, será necessário apresentar documento que comprove o vínculo com o Estado, juntamente com o documento de identidade atual e em bom estado de conservação. Os servidores do TCE e do TCM poderão utilizar o contracheque recente, ou ainda o crachá funcional.

   25. A prefeita Moema Gramacho (PT), de Lauro de Freitas, foi ao baile de máscaras das Voluntárias Sociais muito elegante, pero, desttou ao usar um broche com a efígie de Lula.