Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

O MUNDO ESCOLHEU SALVADOR é o tema do Carnaval 2019 da capital baiana

A Braskem estará presente na Campus Party (SP), entre os dias 12 e 17 de fevereiro, e aproveitará a participação no evento para anunciar que as inscrições para seus programas de aceleração e conexões com startups
12/02/2019 às 20:10
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Já com o aval do Conselho Municipal do Carnaval (Comcar), a Prefeitura definiu que o tema oficial da folia momesca deste ano será “O Mundo Escolheu Salvador”. A ideia para a concepção da marca tem relação com a posição em que a capital baiana alcançou neste Verão como destaque de destino turístico internacional.

2. Exemplo disso foi a lista “52 Places to Go in 2019” (“52 Lugares para ir em 2019”), publicada pelo jornal The New York Times, indicando Salvador como um importante destino turístico para este ano. A capital baiana é a única cidade brasileira integrante da lista. 

3. Além disso, a revista Holland Herald, da Holanda, também aborda a capital como importante destino e menciona o Carnaval, apelidando como o “maior do mundo” e ressaltando que o evento atrai milhões de pessoas todos os anos. O veículo afirma ainda que a celebração de massa da capital baiana é “o que há de melhor” em herança cultural.

4. Outro exemplo é a publicação National Geographic que também colocou Salvador como uma das cidades escolhidas entre os 28 lugares indicados para viajar em 2019. A publicação cita a capital baiana como o coração e a alma musical do Brasil, ressaltando a capoeira, o axé e o Carnaval. 

5. Neste Verão, a Prefeitura tem uma estimativa de receber cerca de 610.757 turistas estrangeiros, um aumento de 16,7% em relação ao ano passado, que somou 523.650 visitantes de fora do Brasil entre os meses de janeiro e março.
                                                                                       *****
6. O vereador Edvaldo Brito (PSD) reclamou hoje da constante queda de quórum e encerramento da sessão na Câmara Municipal, quando as bancadas independente e de oposição estão inscritas para ocuparem a tribuna. Seguindo ele, a ampla maioria que apoia o prefeito utiliza-se dessa vantagem e se ausenta do plenário, derrubando a sessão, impedindo que o debate seja feito sobre as principais questões da capital baiana. 

7. Foi o que aconteceu hoje, mesmo com muitos cidadãos nas galerias exigindo a continuação das discussões. Brito diz que o Regimento da Casa é claro, determinando que a verificação de quórum só pode ser pedida quando for ocorrer alguma votação. 

8. “É preciso pacificar a interpretação dessa questão agora, no Regimento, pois a sessão deve continuar, mesmo que só haja apenas um vereador em plenário. Como está, com interpretação dúbia do Regimento, o prefeito utiliza a sua ampla maioria e encerra a sessão, impedindo os debates que trarão soluções para as questões cruciais da nossa cidade”, concluiu Brito.

9. A Braskem estará presente na Campus Party (SP), entre os dias 12 e 17 de fevereiro, e aproveitará a participação no evento para anunciar que as inscrições para seus programas de aceleração e conexões com startups, reunidos na plataforma Braskem Labs, já estão abertas. Os visitantes da CP que tiverem interesse poderão fazer a inscrição no próprio estande da empresa, ou pelo site www.braskemlabs.com até 10 de março.

 10. O espaço da Braskem terá um Escape Room em que os participantes da Campus Party serão convidados a desvendar desafios enfrentados por empreendedores. A programação do evento também envolve palestras sobre temas variados, como inovação, desenvolvimento sustentável e empreendedorismo.

 11. O Braskem Labs foi criado em 2015 para incentivar projetos que promovam soluções sustentáveis por meio da química e do plástico. A plataforma contempla três programas voltados a empreendedores em diferentes estágios de desenvolvimento e objetivo.

12. Reinaugurada no dia 7 de janeiro, a unidade da Rede SAC no Shopping da Bahia registrou mais de 38 mil atendimentos em apenas um mês de funcionamento, o que representa uma média superior a mil por dia. 

13. Uma das razões para o bom resultado é a comodidade de atendimento por meio de agendamento prévio, que pode ser realizado no portal da Rede SAC (www.sac.ba.gov.br), no aplicativo e no site do SAC Digital (www.sacdigital.ba.gov.br). 

14. “O agendamento certamente facilita muito a vida das pessoas e ajuda a reduzir as filas e o tempo de espera. O SAC Shopping da Bahia é modelo dentro de nossa rede e de nosso padrão da qualidade de atendimento. Os serviços são oferecidos em um ambiente climatizado e com acompanhamento de controle de senhas”, explica a diretora operacional da Rede SAC, Carla Santiago.

15. Os serviços oferecidos pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) foram os mais procurados, totalizando 13.670 atendimentos, com destaque para impressão do certificado de registro e licenciamento de veículo (CRLV), com 3.028 emissões, e as solicitações e renovações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com 1.942. 

16. Além do Detran, a emissão de carteira de identidade (3.605 emissões), tanto da 1ª quanto das demais vias, e a entrada no seguro-desemprego também aparecem no topo do ranking.

17. A terceira edição do ChocoSummer, evento que reuniu chocolate, música, economia criativa e gastronomia, foi sucesso de público entre os dias 6 e 10 de fevereiro, e garantiu a promoção do destino Ilhéus, nesse verão. 

18. Milhares de pessoas das diversas cidades visitaram os 48 estandes, conheceram seus produtos, conferiram a qualidade do chocolate, o artesanato produzido pelos criativos, além de curtirem atrações musicais e o melhor da gastronomia local.

19. Instalado na Avenida Soares Lopes, o espaço reuniu marcas de chocolates, entre eles a CHOR Chocolate de Origem; Benevides Chocolate Gourmet; Chocolate Gabriela; Sagarana; Yrerê; Amado Cacau; Chocolate Maya; Maltez Chocolate; Sabor Cacau; Bahia Cacau e produtores de diversos municípios da região representando a agricultura familiar. O festival atraiu ainda turistas, comunidade local, empreendedores, comércio local, hotéis e restaurantes.

20. “Parabéns a todos os envolvidos desde expositores à coordenação do evento. Construímos um evento que vem evoluindo e se aprimorando cada vez mais. Que os próximos anos sigamos contribuindo e construindo nova história para região, promovendo a evolução das marcas de cacau e chocolate, crescimento da economia e turismo para Sul da Bahia”, estima Marco Lessa, idealizador do ChocoSummer.

21. O Consórcio BRT, com a orientação e suporte técnico da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), vai ativar um novo ponto de ônibus na Avenida ACM. A partir da próxima segunda-feira (18), a estrutura irá substituir o abrigo de coletivos localizado em frente ao Empresarial WN, que precisará ser desativado para dar lugar aos pilares de um dos elevados do novo modal. 

22. Com intuito de atender às necessidades dos pacientes do Centro de Prevenção e Reabilitação da Pessoa com Deficiência (Cepred), a nova parada fica apenas a 200 m da unidade. O novo ponto será na entrada de acesso à marginal, logo após o viaduto Raul Seixas. Durante a primeira semana, técnicos da Semob estarão trabalhando no local para orientar pedestres e motoristas sobre a nova parada. Panfletos informativos também serão distribuídos aos usuários de transporte público da localidade.

23. Para facilitar o deslocamento dos pacientes, a Prefeitura finaliza a construção de uma calçada adaptada e totalmente acessível que fará a ligação com o novo ponto. A parada também contará com o abrigo, que estará instalado até sexta-feira (15). O reforço na concretagem da via, onde os ônibus vão parar, também está em curso. A baia permitirá a parada de dois ônibus por vez.

24. Agricultores familiares produtores de cacau da Bahia devem voltar a fazer financiamento de crédito para implantação, ampliação ou modernização da estrutura de produção, beneficiamento, agroindustrialização do cacau, entre outras ações. A medida foi discutida, nesta terça-feira (12), por dirigentes e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado da Bahia (SDR) e do Banco do Nordeste, no município de Ilhéus.

25. O secretário em exercício da SDR, Jeandro Ribeiro, apresentou as diversas ações que estão sendo realizadas pela secretaria para fortalecer a cacauicultura baiana, como assistência técnica e extensão rural (Ater), apoio à reforma agrária, regularização fundiária, mecanização rural, além dos investimentos realizados por meio de projetos como o Pró-Semiárido e o Bahia Produtiva.

26. Ribeiro enfatizou que é preciso somar esforços para a região cacaueira: "É um desafio que trazemos, mas essa é uma estratégia de juntar todos os investimentos e potencializá-los como esse acesso ao crédito".