Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

QUEIROZ surge dançando em hospital e aumenta desgaste imagem Bolsonaro

Governador do Rio diz que crime de Mariele Franco e do motorista Anderson está quase desvendado e os autores serão presos
12/01/2019 às 19:57
Poucos segundos com promotedores
Foto: REP VIDEO
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A defesa do ex-assessor de Flavio Bolsonaro (PSL), Fabrício Queiroz, divulgou uma nota oficial afirmando que o vídeo em que o motorista aparece dançando com a família no hospital foi feito "no raro momento de descontração na visita deles no Albert Einstein", "pois ele passaria por uma grave cirurgia nas horas seguintes, inclusive com risco de morte".

  2. O advogado de Queiroz, Paulo Klein, afirmou que é importante registrar que o referido vídeo teria sido feito no dia 31 de dezembro à meia noite. "Foi feito dentro do contexto humanamente compreensível, pois trata-se de uma data comemorada universalmente", disse.

   3. As imagens viralizaram neste sábado, 12. O 'Estado' confirmou a autenticidade do vídeo com pessoas próximas a Queiroz. Na gravação, o ex-assessor — que, segundo o Coaf, fez movimentações bancárias atípicas — aparece dançando, em meio a gargalhadas, quando a filha diz: "Agora é vídeo, pai! Pega teu amigo, pega teu amigo!". Ele rodopia em seguida, fazendo um sinal de positivo com as mãos.

   4. Pessoas próximas a Queiroz avaliaram o vídeo de formas distintas. Para alguns, foi um desastre. E outras afirmaram que o vídeo foi "uma brincadeira de alguns segundos", "uma descontração entre a família na virada". 

   5. Ele faltou duas vezes a depoimentos marcados no Ministério Público alegando motivos de saúde. Antes de Paulo Klein assumir a sua defesa no caso, Queiroz havia faltado a outros dos depoimentos também, alegando que não havia tido acesso aos autos da investigação.
                                                               *****
   6. Lauro de Freitas é um dos 140 municípios da Bahia (num universo de 417 cidades) que possuem todos os marcos institucionais na área da cultura, como uma pasta dedicada ao seguimento, calendário e Conselho Municipal de Cultura. O tema fez parte dos debates da roda de conversa que integrou a II Jornada Cultural de Lauro de Freitas na noite desta sexta-feira (11), e reuniu artistas, conselheiros e agentes tendo como tema central Política Cultural e as Manifestações Culturais Tradicionais de Lauro de Freitas.

   7. “A cultura ocupa todos os espaços vazios e ao mesmo tempo não ocupa espaço nenhum”. Geovan destacou também a importância da organização e do fomento da cultura. “Pensar em política cultural é pensar na equidade, não pode desassociar das outras políticas”.

   8. A Jornada Cultural tem como objetivo catalogar os artistas locais além de instruí-los com os elementos necessários para administrar e conduzir a carreira. “Este é um momento muito especial. Foram cinco dias em que cumprimos o propósito de identificar nossos artistas. Saber onde estão, o que fazem e poder orientá-los no caminho para o crescimento é bastante satisfatório”, ressaltou o secretário de Cultura e Turismo de Lauro de Freitas, Manoel Carlos.

   9. A primeira etapa da Jornada começou na ultima segunda-feira (7) com o cadastro de artistas e orientações sobre normas e procedimentos de contratos, e institucionalização de grupos, coletivos e associações culturais. Devido à demanda para cadastro, a primeira etapa que atendeu quatro bairros da cidade e finalizaria na quinta-feira (10), foi prorrogada. 

   10. Até dia 17 será divulgada a nova data, conforme explicou Elisangela Sousa, assessora especial da Secult. A segunda etapa da Jornada vai de 22 a 25, quando os artistas cadastrados na primeira etapa poderão aprender técnicas e procedimentos para elaboração de projetos culturais.

   11. O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, afirmou na manhã de hoje (12) que o assassinatoda vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes está próximo de ser elucidado.  “A informação que eu tenho é de que eles [os investigadores] estão próximos da elucidação do caso e, evidentemente, da prisão daqueles que estão envolvidos e que talvez isso aconteça até o final desse mês”, disse o governador durante entrevista coletiva.

   12. Witzel explicou que não tem atribuição legal para checar os autos do processo, que corre sob sigilo. No entanto, garantiu que acompanha de perto as informações com os delegados envolvidos na investigação.  

   13. "Quem está envolvido eu não tenho a menor noção. Eu não perguntei e não tenho atribuição para saber", disse.

   14. Marielle Franco e Anderson Gomes foram assassinados a tiros em 14 de março de 2017. Marielle era veredora pelo PSOL. 

   15. A Polícia Civil do Ceará apreendeu neste sábado (12) toneladas de explosivos que seriam utilizados em ataques criminosos no estado. Cinco suspeitos, todos membros de uma facção criminosa com atuação em todo o Brasil, foram presos no local onde o material foi achado, no Bairro Jangurussu, na periferia de Fortaleza.

   16. Segundo a Polícia Civil, policiais cumpriam na manhã deste sábado mandados de prisão contra suspeitos de homicídio e de ataques ao patrimônio público. No local, a equipe de segurança obteve informações de que o bando escondia o material explosivo, obtido em um roubo em 21 de dezembro do ano passado.

   17. A estimativa inicial é de que o depósito dos criminosos contém cerca de cinco toneladas de material utilizado para fazer dinamites, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública. O material estava contida em embalagens com o símbolo de "explosivo" e o alerta de "perigo" em três idiomas. Um caminhão do Exército recolheu a carga.

   18. Na quinta-feira (10), o vereador Carlos Suíca (PT) criticou atrasos salariais, de benefícios e não pagamento de 13º pela Globo, empresa que ganhou o contrato da prestação de serviço da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab) para o setor de portaria.

   19. Suíca afirmou que a empresa não tem responsabilidade com o trabalhador terceirizado e destacou a atuação do Sindicato dos Trabalhadores em limpeza pública, asseio, conservação, jardinagem e controle de pragas intermunicipal (SindilimpBA) neste processo.

   20. “A empresa Globo presta serviço para a Sesab com a contratação de profissionais terceirizados no setor de portaria. Há seis meses salários vêm sendo atrasados, assim como vale-transporte e vale-alimentação. O SindilimpBa está acompanhando toda essa demanda”, detalhou Suíca.

   21. O vereador também criticou a postura das empresas que não cumprem com a legislação e disse que é preciso maior fiscalização. “Temos de cobrar e garantir que os trabalhadores e trabalhadoras tenham seus direitos reconhecidos e cumpridos pelas empresas que prestam serviço para o estado. É assim que o Sindilimp-BA atua, e é assim que vamos continuar fazendo durante esse ano. Precisamos acompanhar de perto e fiscalizar, já que os órgãos competentes para isso não conseguem dar conta da demanda”, concluiu.