Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MINISTRO DIZ QUE CAIXA FOI VITIMA DE SAQUES E ASSALTOS DE RECURSOS

Se o presidente Bolsonaro cumprir a promessa de divulgar as falcatruas dos bancos públicos do Brasil vai ser um escândalo dos maiores
07/01/2019 às 10:01
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (gLOBO.COM) O ministro da Economia, Paulo Guedes , disse nesta segunda-feira, durante cerimônia de posse dos novos presidentes dos bancos públicos, que as funções das instituições financeiras foram desvirtuadas nos últimos anos. Sobre a Caixa Econômica Federal, chegou a dizer que o banco estatal foi vítima de “saques e assaltos”. Ele prometeu ainda abrir a chamada “caixa preta”, citada diversas vezes pelo presidente Jair Bolsonaro desde a campanha eleitoral.

   2. — A Caixa Econômica Federal foi vítima de saques, fraudes e assaltos de recursos públicos. Como vai ficar óbvio à frente, quando essas caixas pretas começarem a ser examinadas — afirmou Guedes.

   3. Guedes afirmou que os bancos públicos perderam por conta de uma "aliança perversa" e os novos presidente estavam assumindo para "fazer a coisa direito e acabar com a falcatrua":

   4. - A máquina de crédito do Estado sofreu desvirtuamento. Perderam-se os bancos públicos através de uma aliança perversa de piratas privados, democratas corruptos e algumas criaturas do pântano político. Esses presidentes vão assumir sabendo disso, fazer a coisa funcionar direito, da forma certa. Acho que o time comunga dessa filosofia, que é a filosofia do presidente, de fazer a coisa direito, de acabar com a falcatrua. E estamos aqui para enfrentar isso pelo povo brasileiro - completou o ministro da Economia em seu discurso.
                                                                 *****
   5. Os estudantes que pretendem ingressar na UFOB pelo Sisu em 2019 já podem tirar todas as dúvidas sobre a seleção no Portal do Ingresso. A página web traz um conjunto de informações bastante útil aos candidatos que vão concorrer às 1028 vagas disponíveis nos 30 cursos de graduação da instituição.

   6. Com uma linguagem simples e layout responsivo – que se adequa a tela de celulares e tablets, o site destaca, logo no menu principal, os assuntos que geram mais dúvida, tais como a política de cotas, o critério de inclusão regional, matrícula e documentação e comprovação de renda.  No Portal, é possível ainda acessar as notas de cortes dos cursos nas edições anteriores de 2015 a 2018 do Sisu.

   7. Para atender melhor crianças em fase escolar da comunidade de São Cristóvão, a Prefeitura irá demolir o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Raul Queiroz (Rua Poço Verde, Conjunto Habitacional São Cristóvão, próximo à Escola Municipal São Cristóvão) para dar lugar à construção de uma nova unidade. 

   8. A ordem de serviço será assinada pelo vice-prefeito, Bruno Reis, nesta terça-feira (8), às 9h. O novo CMEI terá 1.833,02 metros quadrados e capacidade para 400 alunos - com a reforma, serão ofertadas 260 novas vagas para estudantes da Educação Infantil. O investimento será de R$ 4.215.946,00.

   9. A futura unidade de ensino terá coordenação, secretaria, diretoria, sala dos professores, depósito de material didático, brinquedoteca, sala multiuso, solário, 10 salas de atividades, parque infantil, refeitório, cozinha, triagem de alimentos, depósito de alimentos, lavanderia, depósito de material de limpeza, elevador, banheiros para alunos, professores, funcionários e pessoas com deficiência e guarita. 

   10. A capacidade da unidade é para 80 alunos de G2 e G3 em tempo integral em quatro salas. Nas outras seis salas, os demais distribuídos em seis turmas, de G4 e G5 por turno.

   11. Pais ou responsáveis precisam ficar atentos para as matrículas de novos alunos nas escolas da rede municipal de ensino em Ilhéus, de 9 a 18 de janeiro. Cerca de 8.308 vagas estão disponíveis para o ano letivo de 2019 em todas as modalidades de ensino, a partir desta quarta-feira (9).

   12. Os alunos deverão procurar a unidade escolar que desejam estudar nas proximidades da sua residência, para efetuar a matrícula, tendo em mãos os seguintes documentos: histórico escolar ou atestado de escolaridade (validade de 60 dias), certidão de nascimento, uas fotos 3x4, comprovante de residência, xerox do cartão Bolsa Família (se for beneficiário do programa), CPF e RG do responsável ou aluno maior e pasta individual do aluno.

   13. O Sistema Municipal de Ensino possibilita a toda comunidade o acesso amplo e irrestrito a todas as informações necessárias para que todos os alunos possam se matricular nas escolas públicas da rede municipal, facilitando assim o processo de inclusão e permanência.

   14. Mais de mil pessoas que trabalharam no mês de dezembro para o Município de Feira de Santana – precisamente 1.096 servidores - através da Coofsaúde vão receber o salário líquido, sem adicionais, correspondente a 25 dias trabalhados, a partir das 13 horas desta segunda-feira, 7, na Caixa Econômica Federal. Os outros cinco dias vão ser quitados ainda este mês. 

   15. A cooperativa  prestava serviços para a Prefeitura fornecendo mão de obra na área de saúde e exatamente no dia 25 do mês passado teve contrato cancelado pela administração municipal, uma vez que se envolveu em escândalos sob a investigação do Ministério Público. 

   16. O prefeito Colbert Martins Filho vem trabalhando de maneira intensa, nos últimos dias, para acelerar o processo burocrático necessário visando o pagamento a que tem direito os cooperados que cumpriram as suas obrigações no mês passado, em diversas unidades de saúde do Município.

   17. Trata-se de prestadores de serviços que recebiam em  instituições financeiras diversas, mas que precisaram migrar para conta-salário na Caixa Econômica Federal, para viabilizar o recebimento da remuneração. Ainda nesta terça-feira o banco deve liberar o pagamento para um novo grupo de pessoas. “Esperamos contemplar a todos que restam o mais rápido possível”, afirma o prefeito.

   18. O deputado federal Bacelar ( Podemos) acompanhou o governador Rui Costa, nesta segunda-feira (7), na inauguração da nova Central de Atendimento do Departamento Estadual de Trânsito ( Detran), no retorno do SAC ao Shopping da Bahia, em Salvador.

   19. Bacelar percorreu as instalações que garantem mais conforto e celeridade na oferta de todos os serviços de habilitação e veículos. O deputado elogiou a iniciativa do governador em modernizar o Detran. " Está de parabéns Rui, que mais uma vez mostra que tem compromisso com serviços públicos de qualidade. Parabenizo também a direção do Detran, por ter implantado a melhor central de atendimento do país".

   20. Para muitas pessoas janeiro é sinônimo de férias. Alguns aproveitam o tempo livre para viajar, descansar, colocar a vida financeira em dia, resolver problemas ou iniciar uma atividade física. Mas as primeiras semanas do ano podem ser um bom momento para investir em capacitação e trabalhar competências profissionais. Com a rotina que se tem hoje em dia, repleta de afazeres e responsabilidades, quase não sobra tempo para investir em capacitação e dar uma turbinada no currículo. Por isso, todo o tempo livre que surge precisa ser muito bem aproveitado. Foi pensando nisso que o UniRuy | Wyden criou um calendário com diversos cursos extracurriculares e gratuitos para o período de férias.

   21. Existem vagas disponíveis em diversas áreas, como Engenharia, Saúde, Marketing Pessoal e Negócios, e todos os participantes receberão certificado online. Como as vagas são limitadas, os interessados precisam acessar o site  da Instituição de Ensino Superior e escolher uma das mais de 15 opções disponíveis.