ter?a-feira, 25 de junho de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

DEPUTADO CONDENA possível envio de PMS da BA para socorrer o Ceará

A Prefeitura anuncia a venda de cinco novas áreas com licitações a serem realizadas já no mês de fevereiro, nos dias 5, 7 e 12, dando continuidade ao programa de desafetação de terrenos, autorizada por leis
05/01/2019 às 19:29
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Em nota à imprensa, o deputado estadual Targino Machado, provável futuro líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, fez críticas ao possível envio, através de um Decreto do governador do estado, Rui Costa, de 100 Policiais Militares ao Ceará nesta última sexta-feira, estado que vive uma crise na área de segurança com 48 ataques de bandidos nos últimos três dias. 

   2. Segundo o deputado, trata-se de um "absurdo sem precedentes. O governador Rui Costa resolve, por Decreto, enviar cem Policiais Militares do Estado da Bahia, utilizando-se de ônibus e viaturas oficiais em socorro ao colega governador petista do Ceará!. 

  3. Prosssegue a nota: "A Bahia é o estado campeão de homicídios e estará desfalcado, em pleno verão, de cem policiais de elite, inclusive diversos oficiais. Qual a justificativa para isto, deixando-se de fora o desejo de ajudar o colega petista, até mesmo porque a União já está cumprindo este papel? Será que a vitória retumbante mexeu com o juízo do governador, fazendo-o imaginar-se dono da Bahia e, por último, ufanar-se de xerife do Nordeste? "

  4. Por fim, diz o deputado: "Ao meu ver cabe uma CPI - Comissão Parlamentar de Inquérito - para apurar este desvio de dinheiro público do orçamento da Secretaria de Segurança Pública da Bahia". 
                                                                          ******
  5. A Assembleia Nacional da Venezuela, controlada pela oposição, declarou neste sábado (5) que o novo mandato de Nicolás Maduro, é ilegítimo.

   6. Vitorioso no pleito de 20 de maio, o novo governo deverá ter início na próxima quinta-feira (10), diante de uma grave crise econômica. De acordo com o parlamento, a partir deste dia a presidência será usurpada. O novo mandato de Maduto é para o período entre 2019 e 2025.

   7. Neste sábado, o Legislativo empossou seu novo presidente, Juan Guaidó, escolhido por unanimadade.
"Reafirmamos a ilegitimidade de Nicolás Maduro (...). A partir de 10 de janeiro, estará usurpando a Presidência e, consequentemente, esta Assembleia Nacional é a única representação legítima do povo", declarou Guiadó.

   8. (A TARDE) A Cooperativa dos Médicos Anestesiologistas da Bahia (Coopanest-BA) informou que a partir desta segunda-feira, 7, os beneficiários do Planserv terão o atendimento anestésico suspenso. Após divulgar uma nota na sexta-feira, 4, a cooperativa comunicou que a decisão é mediante as pendências contratuais.

  9. Ainda na nota, a direção da cooperativa afirmou que os pacientes com procedimento cirúrgico agendado e com consulta pré-anestésico realizada terão os atendimentos mantidos com a cobrança posterior dos honorários médicos.

  10. "Com essa suspensão, não vamos deixar de atender os indivíduos, porém a forma de cobrança será diferente. Não vamos cobrar da Planserv, vamos cobrar nossos honorários diretamente com os pacientes. As cirurgias, procedimentos estão preservados. Todos os atendimentos anestésicos estão incluídos nessa mudança”, explicou Dr. José Siquara Rocha, componente do Conselho Fiscal da Coopanest-BA.

   11. O Hospital Português apresentou um comunicado aos beneficiários do Planserv sobre a suspensão dos atendimentos em Anestesiologia a partir de segunda-feira.

   12. Em nota, o Planserv informou que a Cooperativa dos Anestesiologistas do Estado da Bahia (Coopanest) pediu um reajuste ao plano de 40%, que representa R$ 12 milhões anuais aos cofres públicos.

   13. De acordo com o compromisso firmado em outubro do ano passado, em uma reunião intermediada pelo Ministério Público do Estado (MPE), o Planserv tem até o final deste mês para aponta uma posição em relação à pauta da cooperativa.

   14. Ainda de acordo com Planserv, nesta segunda-feira, 7, às 15h, está agendada uma reunião no MP para tratar da suspensão da prestação de serviço pela cooperativa.

   15. O Planserv informou que sempre adotará medidas para assegurar o atendimento aos beneficiários.
                                                                  *****
   16. Já estão abertas as inscrições para as capacitações de janeiro, promovidas pela Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb). Ao todo, serão realizadas 20 turmas de sete cursos diferentes, sendo 14 voltadas para a formação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI Bahia). As inscrições estarão abertas até a próxima semana, ou enquanto durarem as vagas, devendo ser feitas diretamente no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). 

   17. A UCS/Saeb irá capacitar, durante todo o mês de janeiro, 968 pessoas em 20 turmas voltadas aos funcionários públicos do Poder Executivo baiano. Além dos cursos específicos para o SEI Bahia, também serão ministradas turmas EAD sobre reforma ortográfica, gestão da qualidade, informática, análise e melhoria de processos, Power Point e Excel, somando 600 vagas.

   18. Para saber mais sobre os cursos ofertados pela UCS/Saeb, basta acessar o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), na seção Cursos, e acompanhar o calendário e as regras para as matrículas. Mais informações pelos telefones (71) 3115-1620 / 1654 / 1590.

   19. Buscando cada vez mais prestar um serviço de qualidade a públicos variados, o aplicativo de mobilidade itMOV está prestes a acrescentar ao seu mix de veículos carros adaptados para cadeirantes. A ideia é atender este público que carece de um bom suporte para locomoção nas grandes capitais.

   20. Além desta novidade, o aplicativo é um dos apoiadores do projeto Para Praia que acontece na orla de Salvador. Idealizado pela Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade (SECIS), a ação acontece nos dias 05 e 12 de janeiro, das 8h às 12h, na praia do Farol de Itapuã.

   21. “Precisamos ampliar o nosso olhar no que diz respeito ao cuidado e atenção com o outro. Trabalhamos com mobilidade e colaborar com quem tem dificuldade de locomoção é uma forma de contribuirmos com a qualidade de vida destas pessoas”, explica Victor Midlej, um dos sócios da marca.

   22. A Prefeitura anuncia a venda de cinco novas áreas com licitações a serem realizadas já no mês de fevereiro, nos dias 5, 7 e 12, dando continuidade ao programa de desafetação de terrenos, autorizada pelas leis nº 8655/2014 e 9233/2017.

   23. Entre as áreas está um terreno de 36.255 m² no Vale dos Barris, próximo à Arena Fonte Nova, shoppings, faculdades, escolas e Estação da Lapa, que foi recentemente reformada e, em breve, será interligada ao BRT. Esse é o último terreno da região com essas dimensões e será licitado no dia 7 de fevereiro, às 15. Também no dia 7, pela manhã, às 10h, será licitado um terreno totalmente plano de 7.755m2 em uma área privilegiada de Patamares, na Rua Bicuíba.

   24. Mais licitações - No dia 5 acontecem duas licitações. A primeira, às 10h, será para uma área em Piatã, próxima à Avenida Orlando Gomes. O terreno fica na Rua da Gratidão e tem 10.412m². A segunda licitação, às 15h, será para uma área na Avenida Tamburugy, também perto da Avenida Orlando Gomes, com 7.755m². Já no dia 12, haverá uma licitação às 10h, de uma área com 9.150 m², em Alphaville, ao lado da Avenida Paralela, principal via de ligação da cidade.

   25. Todas as licitações acontecem no auditório da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz) e estão publicadas no Diário Oficial do Município (DOM). As alienações são realizadas com total transparência, divulgação em âmbito nacional e os recursos obtidos são utilizados exclusivamente para despesas de capital, ou seja, na recomposição do patrimônio municipal, como foi o caso da construção do Hospital Municipal e, agora, do Centro de Convenções. Informações podem ser obtidas no site da Sefaz.