Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CÂMARA DE SALVADOR cria diretoria de Comunicação com Osvaldo Lyra

Na Bahia, a UNIFACS conquistou recentemente a nota 4 no índice Geral de Cursos (IGC), sendo assim a de melhor desempenho entre as universidades privadas do Norte e Nordeste
04/01/2019 às 20:55
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Geraldo Júnior (SD), anunciou mudanças nos cargos de direção da Casa Legislativa. Entre as ações, está a transformação da Secretaria em Diretoria de Comunicação, que será conduzida pelo jornalista Osvaldo Lyra. A diretoria ficará responsável por toda a política de comunicação da Câmara.

   2. “Fortaleceremos ainda mais a comunicação da nossa Casa, ampliando esse diálogo com o cidadão e com a cidade. Vamos reverberar na TV e na Rádio Câmara as questões de interesse do soteropolitano, bem como reforçar a transparência dos atos desta quadricentenária casa legislativa, dando mais visibilidade ao trabalho dos seus 43 vereadores. Queremos o cidadão cada vez mais perto de nós", disse o presidente.

   3. Foram convidados a permanecer nos cargos que ocupavam na gestão anterior os diretores Legislativo, Carlos Lima Cavalcante Neto, e Financeiro, Waldemar Santos Filho.

   4. Também permanecem nos cargos a controladora Karolyne Mendes Queiroz; a procuradora-chefe Mila Sampaio dos Humildes Pinheiro; a assessora-chefe de Informática, Paula Longa Fernandes; e a secretária de Cerimonial, Lara Rivera Câmara. 

   5. A Diretoria Administrativa será conduzida por André Dias Ferraz e Luciano Corrêa Lima Júnior foi nomeado diretor-geral da Fundação Cosme de Farias, ficando responsável pela operação e programação da TV Câmara e Rádio Câmara.
                                                                       *****
   6. O presidente Jair Bolsonaro divulgou em sua conta pessoal no Twitter a nova marca oficial do governo federal. O slogan adotado é "Pátria Amada Brasil". A assessoria do Palácio do Planalto avisou que a divulgação aconteceria por meio de redes sociais.

  7. As unidades de atendimento da Rede SAC em Camaçari e Guarajuba terão seu atendimento suspenso na próxima segunda-feira (7), por conta de lei municipal. Na referida data é comemorado dia do padroeiro dos municípios, São Tomaz de Cantuária. 

   8. No dia 17 de janeiro, quinta-feira, será a vez do SAC de Senhor do Bonfim, fechado também por razão de feriado municipal pelas comemorações do santo padroeiro. Em todos os casos, o atendimento será retomado normalmente no dia útil subsequente.

   9. Para mais informações sobre os serviços prestados pela unidade, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) disponibiliza o site da Rede SAC (www.sac.ba.gov.br), o aplicativo e o site do SAC Digital e a central telefônica, pelo número 0800 071 5353.

   10. Já estão abertas as inscrições para as capacitações de janeiro, promovidas pela Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS/Saeb). Ao todo, serão realizadas 20 turmas de sete cursos diferentes, sendo 14 voltadas para a formação no Sistema Eletrônico de Informações (SEI Bahia). As inscrições estarão abertas até a próxima semana, ou enquanto durarem as vagas, devendo ser feitas diretamente no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). 

   11. A UCS/Saeb irá capacitar, durante todo o mês de janeiro, 968 pessoas em 20 turmas voltadas aos funcionários públicos do Poder Executivo baiano. Além dos cursos específicos para o SEI Bahia, também serão ministradas turmas EAD sobre reforma ortográfica, gestão da qualidade, informática, análise e melhoria de processos, Power Point e Excel, somando 600 vagas.

   12. Para saber mais sobre os cursos ofertados pela UCS/Saeb, basta acessar o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br), na seção Cursos, e acompanhar o calendário e as regras para as matrículas. Mais informações pelos telefones (71) 3115-1620 / 1654 / 1590.

   13. Presente no Calendário de Eventos de Salvador, a Festa de Reis (6 de janeiro), que acontece na Lapinha, terá esquema especial de trânsito e transporte montado pela Prefeitura para este fim de semana. 

   14. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) fará alterações temporárias no trânsito do bairro da Liberdade, a partir das 17h do sábado e domingo (dias 5 e 6), nas seguintes vias: Estrada da Liberdade (trecho entre a Rua Pero Vaz e o Largo da Lapinha), Corredor da Lapinha, Largo da Soledade, Ladeira da Soledade, Rua São José de Cima e Rua Emídio dos Santos (trecho entre a Rua São José de Cima e o IFBA).

   15. Também haverá desvios nos tráfegos das seguintes vias: Estrada da Liberdade / Rua Pero Vaz e Rua Emídio dos Santos / Rua dos Perdões. Os moradores da região terão acesso ao local mediante a comprovação de endereço por meio de contas de telefone, água, ou, energia elétrica.

   16. Os condutores que circulam na região terão as seguintes opções durante o período de interdição. Quem segue da Liberdade para o Centro pode optar pela Rua Pero Vaz, em seguida Rua Dr. Eduardo Santos, Rua Conde de Porto Alegre, Largo do Tamarineiro, Rua Rodrigo de Menezes e Baixa de Quintas (Rua General Argolo / Estrada da Rainha). E quem trafega do Centro sentido Liberdade pode seguir pela Rua Emídio dos Santos, Rua dos Perdões e Rua Vital Rêgo (acesso à direita pela Ladeira da Água Brusca ou acesso à esquerda pelo Barbalho/Nazaré/Baixa de Quintas).

   17. Ônibus – Os ônibus que trafegam pela região terão o itinerário alterado conforme as interdições realizadas pela Transalvador. Os veículos seguirão os roteiros conforme as opções de percursos indicadas pelo órgão de trânsito.

   18. A festa – Trazido pelos portugueses para o Brasil, o reisado marca o fim do ciclo de festas natalinas, sendo dedicado aos três reis magos que foram visitar Jesus logo após nascido. Iniciada por um tríduo preparatório, a celebração tem o seu ápice no dia 5 de janeiro com o desfile dos Ternos de Reis. Devidamente fantasiados e armados, fazendo representações dos reis magos e outras personagens através de música, dança e versos, os ternos encantam a população presente no Largo da Lapinha e arredores.

   19. Escolher a profissão que deseja não tem sido a única preocupação dos jovens na hora de cursar o ensino superior. A reputação da instituição onde vai estudar também tem contado bastante nesse momento, diante da oferta de universidades, centros universitários e faculdades. Para ajudar nesse processo, as avaliações realizadas pelo MEC para medir a qualidade das instituições de ensino superior, como o Índice Geral de Cursos (IGC) e o Conceito Institucional (CI) podem servir como um bom parâmetro.

   20. Na Bahia, a UNIFACS conquistou recentemente a nota 4 no índice Geral de Cursos (IGC), sendo assim a de melhor desempenho entre as universidades privadas do Norte e Nordeste. Isso significa que a instituição tem o potencial e é reconhecida pela sua excelência acadêmica, com corpo docente e conteúdo pedagógico qualificados.

    21. Para obter o indicador no IGC, a universidade é avaliada em alguns aspectos, a exemplo da média de cada curso. Destaque para os cursos de Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Redes de Computadores, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Civil, Engenharia Química, Pedagogia e Letras (Português).

   22. Nesta segunda-feira (7), às 8h30, no Shopping da Bahia, em Salvador, o governador Rui Costa entrega o Posto SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão, que terá como destaque a transferência de todos os serviços de trânsito para a unidade, através da implantação da Central de Atendimento do Detran. 

   23. O órgão vai ocupar uma área de 1,5 mil metros quadrados exclusiva para procedimentos de habilitação e veículos, que vão concentrar as atividades do Governo do Estado no novo SAC. Com a inauguração, serão desativados os serviços prestados ao público até agora na sede do Detran, na Avenida ACM.