ter?a-feira, 25 de junho de 2019
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

JAIR BOLSONARO TOMA POSSE EM CERIMÔNIA COM 500 MIL NA PRAÇA

O presidente da República e governadores de Estado tomam posse neste dia 1 de janeiro de 2019
31/12/2018 às 08:32
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A entrada do ano novo na capital federal será marcada pela posse do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) e de seu vice, Hamilton Mourão (PRTB), em um ritual que começará às 14h45 e seguirá até às 21h. A previsão divulgada pelo Palácio do Planalto é de que às 14h45 aconteça o desfile do cortejo presidencial seguindo desde a Catedral Metropolitana, na Esplanada dos Ministérios (que estará fechada para veículos, mas aberta ao público), até o Congresso Nacional, onde ocorre a Sessão Solene de Posse no Plenário da Câmara dos Deputados.

   2. No Congresso, Bolsonaro será recebido pelos presidentes das duas casas, Rodrigo Maia (DEM) da Câmara dos Deputados, e Eunício Oliveira (MDB) do Senado Federal, que também discursará. No local, o novo presidente receberá os cumprimentos do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e da Procuradora-Geral da República, Raquel Dodge.

   3. Os populares apenas poderão acompanhar as solenidades externas, dentro dos locais, apenas convidados e pessoas previamente credenciadas terão acesso. Por exemplo, além do cortejo da Catedral ao Congresso, ainda será possível acompanhar às 16h10, na rampa do Congresso Nacional, a cerimônia de execução do Hino Nacional, que será seguida de salva de tiros e revista de tropas.

   4. Depois, às 16h25, está previsto o Desfile presidencial do Congresso no caminho para o Palácio do Planalto, onde será feita a entrega da faixa presidencial, seguida de um pronunciamento aos brasileiros, que deve acontecer por volta das 16h40.

   5. Após, serão feitos os cumprimentos aos chefes de Estados que acompanharão a posse e será feita a cerimônia oficial de nomeação dos ministros escolhidos para o próximo governo, também dentro do Palácio do Planalto.

   6. Às 18h45, Bolsonaro partirá mais um cortejo, desta vez, em direção ao Palácio do Itamaraty, onde , ao lado de sua esposa, Michelle Bolsonaro, promoverá uma recepção às autoridades estrangeiras e altas autoridades da República, que irá até às 21h.

   7. A estimativa é de que até 500 mil pessoas compareçam à Esplanada para acompanhar o evento.
                                                                             *****
   8. O governador Rui Costa inicia seu segundo mandato como chefe do Executivo baiano na próxima terça-feira, dia 1º. Mais uma vez ao lado de João Leão na vice-governança, ele comandará a Bahia até 2022. Governador e vice-governador reeleitos cumprirão o tradicional rito de posse na Assembleia Legislativa da Bahia.

   9. O rito oficial obedecerá as normas legais e de cerimonial e está previsto para ser iniciado às 14h30, quando autoridades e convidados serão recepcionados na rampa de acesso ao Palácio Deputado Luís Eduardo Magalhães. O presidente da ALBA, Angelo Coronel, receberá o governador e vice-governador e os conduzirá ao Salão Nobre da Casa, onde esperarão o início da sessão solene de posse.

   10. A sessão começará às 15h no Plenário Orlando Spínola e será comandada pelo deputado Angelo Coronel (PSD),  presidente do Legislativo. Coronel abrirá oficialmente a sessão e nomeará uma comissão de parlamentares para conduzir Rui e Leão ao plenário.

   11. Ao ser retomada a cerimônia, já com as presenças do governador e vice-governador, os presentes ouvirão o Hino Nacional executado pela banda de música do maestro Wanderley da Polícia Militar da Bahia.

   12. Em seguida o presidente da ALBA passa a palavra ao governador para a leitura do juramento constitucional, a ser proferido também por João Leão. A cerimônia continua com a leitura, pelo 2º secretário da Casa, deputado Aderbal Caldas, do termo oficial de posse e da declaração dos bens do governador reeleito. Assinam o documento de posse Rui Costa, Aderbal Caldas e o 3º secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, Fabrício Falcão. Igual ritual será cumprido em relação ao vice-governador.

   13. Empossado, Rui Costa assume a tribuna para o primeiro pronunciamento oficial do segundo mandato. As normas legais e regimentais prevêm que apenas o governador fará uso da palavra.

   14. Findo o discurso e a cerimônia em plenário, e somente após a posse oficial, o governador passará em revista a Guarda de Honra, composta por cadetes da Polícia Militar.

                                                                        *****
   15. O cantor Igor Kannário aproveitou a participação na terceira noite do Festival Virada Salvador 2019 para realizar a gravação de mais um DVD. Para esquentar ainda mais a apresentação, o artista levou ao palco da Arena Daniela Mercury a participação de Iago Danadinho.

   16. Igor Kannário, o Príncipe do Gueto, abriu a caixinha de música da terceira noite de Festival Virada Salvador. Gentil e elegante com seu público fiel, a quem chama reverencialmente de "nação kannariana", o cantor apresentou uma mescla da tradicional quebradeira da qual é o maior expoente, mas trouxe de arrasto o refino da MPB e a modernidade sempre fresca da música eletrônica. E esse balaio musical atraiu centenas de fiéis partidários de sua escalada pública e artística.

   17. Eles atenderam à convocação do “Príncipe do Gueto” e compareceram em massa à Arena. Pontualmente, Igor Kannário subiu ao palco e causou uma verdadeira revoada de fãs que levantaram poeira para mostrar que a “Pipoca do Kannário” é barril dobrado. 

   18. As amigas Talissa Menezes, 21, e Ariana Santos, de 22 anos, chegaram cedo, foram à praia e conseguiram um lugar pertinho do palco para não deixar escapar um detalhe sequer da apresentação. “A ideia é diversão no talo. Só vamos sair daqui no lixo”, avisa Talissa, também ansiosa pelas apresentações de Jorge & Matheus e Ferrugem, mais para o fim da noite.

   19. A suingueira começou com uma homenagem à Timbalada, com “Tonelada de Desejo”, mas logo ganhou forma e, a bordo do piano de cauda longa presente no palco, se transformou na tradicional quebradeira, enquanto a plateia pedia “uh, é o Kannário! Ih, F***u! O Kannário apareceu”.


   20. A unidade de acolhimento montada para receber filhos de ambulantes e de catadores de latinha trazidos para o Festival Virada Salvador 2019 atendeu 61 menores até as 18h deste sábado (29), na estrutura montada pela Prefeitura na Escola Municipal Luiza Mahin, localizada na Avenida Simon Bolívar. São aceitas crianças e adolescentes de 0 a 17 anos.

   21. De acordo com a titular da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), Cristina Argiles, o atendimento transcorre sem problemas e funciona durante 24 horas nos cinco dias de festa. Para ter acesso à unidade, que tem capacidade para prestar atendimento a 100 crianças, os responsáveis devem levar Certidão de Nascimento do menor, RG e comprovante de residência, além dos documentos do responsável legal.

   22. No local, os acolhidos têm direito a seis refeições diárias, brincadeiras e atividades lúdicas. A equipe de atendimento é composta por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos e educadores sociais, além da equipe de coordenação da SPMJ. A iniciativa faz parte das ações de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), bem como o Combate à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes em Salvador.

   23. Quem está curtindo os cinco dias de festa na Arena Daniela Mercury deve ficar atento às dicas de segurança da Guarda Civil Municipal (GCM). A Coordenadoria de Ações de Prevenção à Violência (CPREV) do órgão elaborou uma cartilha especial com informações úteis de segurança para a população. 

   24. É importante ir para o evento levando apenas o essencial, ou seja, documento com foto, cartão do SUS e plano de saúde, dinheiro trocado e cartão de crédito e/ou débito e evitar bolsas grandes, malas e mochilas. Além disso, é recomendável usar embalagens plásticas e na parte frontal do corpo, evitando bolsos traseiros, o que pode facilitar o roubo dos objetos pessoais.

   25. Durante o evento, agentes da Guarda realizam abordagens com distribuição de cartilha, com dicas importantes também de segurança em geral, cuidados com as crianças e telefones úteis, tanto em português como em inglês. Na primeira noite de Festival Virada Salvador, a Guarda recolheu 104 itens, entre documentos e pertences pessoais, o que representou um aumento de 260%, em relação ao ano anterior. 

    26. As pessoas que perderam documentos podem se dirigir, na própria Arena Daniela Mercury, à Praça de Serviços, onde a GCM realiza a entrega dos documentos encontrados. A lista pode ser consultada na página da GCM na internet.

   27. A partir das 6h do dia 2 de janeiro de 2019, a Guarda fará a devolução também na Boca do Rio. Em 2017, foram mais de 700 perdidos e entregues no local do evento e na sede da Guarda, localizada na San Martin. Durante o evento, agentes realizam também abordagens com distribuição de cartilha, com dicas importantes também de segurança em geral, cuidados com as crianças e telefones úteis, em português e inglês.