Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

TSE DIPLOMA BOLSONARO NA SEGUNDA E ELEITO ACUSA VAZAMENTO A COAF

Mais de 1 milhão de brasileiros tiveram seu sonho realizado pela MRV Engenharia, conseguiram sair do aluguel e conquistaram um lar para compartilhar com a família
08/12/2018 às 17:53
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou neste sábado, 8, que advogados dos parlamentares fluminenses presos vazaram informações do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) sobre a movimentação atípica de R$ 1,23 milhão, entre 1º de janeiro de 2016 e 31 de janeiro de 2017, de Fabrício Queiroz, ex-funcionário do gabinete de seu filho, o deputado estadual e senador eleito, Flávio Bolsonaro, na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

   2. As informações foram divulgadas essa semana pelo "Estadão" e incluem depósitos na conta de sua mulher, Michelle Bolsonaro que o presidente justificou como pagamento de um empréstimo.

   3. Bolsonaro disse que o dinheiro na conta de sua mulher foi feito em pagamento ao empréstimo feito ao ex-funcionário e que não depositou na própria conta porque não costuma ir a banco. "Foi na (conta) da minha esposa, pode considerar na minha. Só não foi na minha por uma questão de mobilidade", disse Bolsonaro. "Ninguém recebe ou dá dinheiro sujo com cheque nominal", completou, reafirmando ter recebido dez cheques de R$ 4 mil.

   4. O presidente eleito declarou que ainda não conversou nem com o filho nem com Queiroz sobre o caso, mas afirmou que Flávio não está sendo investigado e que o Coaf fez apuração de todos os funcionários da Alerj. Ele confirmou não ter declarado o empréstimo ao Imposto de Renda (IR) porque foram se avolumando.
                                                                              ******
    5. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) diplomará, a partir das 16h desta segunda-feira (10), Jair Bolsonaro como presidente da República para cumprir mandato de 2019 a 2022. A cerimônia de diplomação do presidente eleito em 28 de outubro e de seu vice, Hamilton Mourão, será realizada em sessão solene no plenário da Corte. Os diplomas são assinados pela presidente do TSE, ministra Rosa Weber.

   6. Caberá à presidente do TSE abrir a sessão solene e designar dois ministros do Tribunal para conduzirem Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão ao Plenário da Corte. Os eleitos se sentarão à esquerda da presidente do TSE na mesa oficial da solenidade, que será composta por autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo. 

   7. Após a execução do Hino Nacional pela Banda dos Fuzileiros Navais, no início da solenidade, a presidente do TSE entregará os diplomas ao presidente eleito e ao seu vice. Em seguida, o presidente diplomado proferirá seu discurso. A presidente do TSE também discursará e, por fim, encerrará a sessão solene.

   8. Cerca de 700 pessoas foram convidadas a assistir à solenidade de diplomação. Elas se dividirão entre o Plenário, local onde ocorrerá o ato solene, e os auditórios I e III da Corte, que disporão de telões com transmissão ao vivo da cerimônia. A diplomação também será transmitida em tempo real pela TV Justiça e no Portal do TSE na internet.

    9. A cerimônia de diplomação é uma etapa indispensável para que os candidatos eleitos possam tomar posse nos cargos que disputaram nas urnas. Ela confirma que o político escolhido pelos eleitores cumpriu todas as formalidades previstas na legislação eleitoral e está apto a exercer o mandato.

   10. Nas eleições presidenciais, cabe ao TSE realizar a diplomação dos eleitos, em cerimônia que acontece no Plenário da Corte.

   11. O ritual é realizado desde 1951, quando Getúlio Vargas retornou à Presidência da República por meio do voto popular. Suspensa durante o regime militar (1964 a 1985), a solenidade voltou a ser realizada após a redemocratização do país, em 1989, com a eleição de Fernando Collor de Mello. 

   12. Para receber o diploma, os candidatos eleitos precisam estar com o registro de candidatura deferido e as contas de campanha julgadas. De acordo com o Calendário Eleitoral deste ano, as solenidades de diplomação devem ocorrer até o dia 19 de dezembro. 

   13. Mais de 1 milhão de brasileiros tiveram seu sonho realizado pela MRV Engenharia, conseguiram sair do aluguel e conquistaram um lar para compartilhar com a família. Outros tantos estão vendo neste momento o sonho do primeiro imóvel se tornar realidade. 

   14. Mais que ser a maior construtora da América Latina, a companhia busca ir além, sempre guiada pelo equilíbrio ambiental e justiça social, contribuindo para a construção de uma país melhor e mais justo. E é esse o mote da nova campanha institucional da empresa “Construir Sonhos que Transformam o Mundo”, que está sendo divulgada em canal de tevê fechado.

   15. A Reitoria da Universidade Federal da Bahia sediará o debate "Resistir e Esperançar: Diálogos sobre democracia em tempos de crise", no dia 13 de dezembro, às 17h, tendo como foco os 40 anos da assinatura do Ato Institucional nº5 - AI-5, que extinguiu liberdades civis e autorizou a fase mais violenta da repressão perpetrada pela ditadura militar.

   16. O debate contará com a participação de João Pedro Stédile, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra; Lusmarina Garcia, teóloga e ativista dos direitos humanos; Marizelha Lopes, do Movimento de Pescadores e Pescadoras Artesanais; e Rosane Borges, escritora e jornalista, articulista da revista Carta Capital.  Na mediação, o filósofo e reitor da UFBA João Carlos Salles.

   17. O evento é uma promoção conjunta da Coordenadoria Ecumênica de Serviço (Cese) e da UFBA, com apoio da Associação Brasileira de Organizações Não Governamentais (Abong). A proposta é realizar uma atividade pública de reflexão e análise que aponte pistas para um horizonte de resistência e esperança. O debate será guiado por três grandes motes: "ativismo e movimentos sociais", "liberdade de expressão e produção do conhecimento"; e "avanço do fundamentalismo religioso e influência da religião nas eleções”.

   18. Os inscritos no vestibular do dia 09 de dezembro vão atuar no exercício da solidariedade. Os alimentos entregues pelos candidatos para a taxa de inscrição da prova serão doados para as instituições beneficiadas pela quinta edição do Natal Solidário da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado da Bahia – Fecomércio BA. Neste ano, o Centro Universitário Jorge Amado é um dos apoiadores da iniciativa e busca com a ação colaborar na construção de um mundo mais humano e fraterno. 

   19. No último ano, o Natal Solidão da Fecomércio alcançou a marca de 32 toneladas de donativos arrecadados, que foram distribuídas entre 114 instituições por toda a Bahia. O resultado positivo deve-se ao alcance do projeto no interior. 

   20. Municípios como Camaçari, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista, Feira de Santana e Santo Antônio de Jesus também estão no circuito (as doações arrecadadas nos municípios são destinadas para as instituições da própria cidade).

  21. O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação e em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME/BA), irá oferecer, a partir do ano letivo de 2019, um currículo de referência para o Estado da Bahia nas etapas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Para colher sugestões dos diferentes segmentos, a Secretaria abriu uma consulta pública que recebeu mais de 200 mil contribuições.

   22. O currículo, que se encontra em fase de elaboração e sistematização, terá a proposição de novas competências e habilidades associadas às expectativas e demandas da infância, adolescência e juventude do século XXI. O processo de elaboração do currículo de referência começou com o apoio de consultores e redatores. 

   23. Além disso, foi constituído um comitê de governança com várias instituições, como o Conselho Estadual de Educação (CEE) e a União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME), que funcionou durante todo o ano. “Esta construção coletiva comprova que o Estado permanece tão atento e responsável com o Ensino Fundamental que entregará este valioso documento para ser implementado nas escolas e isso mostra que o Estado continua corresponsável por esta etapa de ensino”, destaca o superintendente de Políticas para a Educação Básica do Estado, Ney Campello