Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

FHC DIZ QUE PERDEDORES DE BOLSONARO INVENTAM FANTASMAS E FASCISMO

Hoje, o que se viu foi um PSDB dividido, com parte admitindo adesão ao governo Bolsonaro e a outra na oposição
06/12/2018 às 18:42
   MIUDINHAS GLOBAIS:
    
   1. Muito interessante e extremamente lúcida a entrevista com o ex-presidente FHC em páginas amarelas de Veja, o qual defende um "centro radical" na oposição ao governo Jair Bolsonaro. FHC diz na entrevista que os partidos que comandavam o poder no país PT, PSDB, PMDB - os três principais - e os agregados não entenderam até agora as mudanças ocorridas na sociedade brasileira daí a ascensão de Bolsonaro e a rejeição da esquerda tradicional, do liberalismo central e do fisiologismo emedebista. 

   2. Cita, entre outras preciosidades, que petistas, tucanos e demais - socialistas, comunistas tradicionais, cristãos etc - se degladiam sem que o povo , principal protagonista de todo o processo, participe e integre esse debate estéril. "Os dois lados estão inventando fantasmas. Um vê fascismo, o outro acha que o comunismo está à porta. Há uma guerra de narrativas. E narrativas em que não entra o povo".

   3. Segundo FHC, com toda razão, há uma guerra de narrativas - durante a campanha e hoje pelas redes sociais sem que os perdedores tenham feito suas meas-culpas - e narrativas em que não entra a população, que não está uma nem outra. "O povo quer trabalho, proteção contra a violência, essas coisas mais normais", frisa. 

   4. Isso é tão verdadeiro que, até hoje, tem parlamentares petistas, comunistas e socialistas baianos que ainda estão a falar em "golpe" que teria sido dado por Michel Temer e já projetando um fascismo acentuado no governo Bolsonaro que sequer começou. 

   5. Enquanto isso (observação nossa), com seu jeito caipira Bolsonaro vai montando uma boa equipe de governo e olhando exatamente os anseios da população e praticando o desmanche de uma estrutura arcaica e corporativista. O importante, como disse, "é o que vamos desfazer". E o Ministério do Trabalh, que o eleito chama de sindicato, já foi.

   6. FHC diz que não há nada aterrorizante com Bolsonaro pois não existe "uma teorização de que chegou a hora de quebrar o estado e fazer outro". Para FHC o PSDB tem que ir para a oposição "centro radical". Confessa: "O PSDB ganha quando ele não é ideológico, quando tem pragmatismo com valores. Será que o PSDB vai ser capaz de se reorganizar de forma mais equilibrada? Se não for estou fora", confessa.

   7. É uma entrevista para ser lida e relida sem paixões.
                                                                         ******
   8. Em outubro de 2018, o Índice de Movimentação Econômica de Salvador (IMEC-SSA) cresceu 1,2% frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais.

   9. O resultado exibido neste indicador em relação a setembro foi determinado, principalmente, pelo mês eleitoral que contribuiu para o aumento do dinamismo da atividade econômica na capital baiana. Mesmo assim, o indicador continua crescendo muito abaixo.

   10; Seguindo a mesma trajetória, o indicador apontou expansão 1,6% quando comparado com o mês de outubro de 2017, acumulando no ano ampliação de 0,4%. Nos últimos 12 meses o índice marcou retração de 0,1%.

   11. A Faculdade Estácio/FIB, parceira do Clube de Desconto do Servidor, aumentou o benefício para os servidores do Poder Executivo Estadual que ingressarem na instituição a partir do semestre 2019.1. Os novos alunos terão 50% de desconto sobre o valor da mensalidade até final de curso.

   12. O benefício não é cumulativo e não se aplica ao curso de Medicina. Além do desconto, os cinco primeiros alunos que realizarem a matrícula ganharão um Hub USB cada um.

   13. Para usufruir do benefício é necessário acessar o site http://inscricoes.estacio.br/parceiro e utilizar o Código de Inscrição de número 38851 no campo denominado “Consultor”.  Mais informações podem ser obtidas pelos telefones (71) 2107-8101 / (71) 99120-6767 (procurar Lucas).

   14. Regulamentado pelo Decreto 11.568/09, o Clube de Desconto do Servidor é um programa de benefícios que oferece abatimentos em produtos e serviços para funcionários públicos estaduais (ativos e inativos), além de pensionistas.

   15. Devotos de diversos locais vão se concentrar nas ruas do Comércio neste sábado (8) para homenagear a Imaculada Conceição da Mãe de Deus, padroeira da Bahia, que no Candomblé é representada por Oxum, rainha das águas doces. Os festejos integram o calendário oficial de eventos do verão de Salvador, apresentado em São Paulo pelo prefeito ACM Neto, e que contará com cerca de 70 dias de atrações entre atividades privadas, ensaios, Réveillon, festivais, lavagens, festas populares, shows e o Carnaval.

    16. O preparatório para a festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia, como é popularmente conhecida, teve início no último dia 29 e segue até o dia 7 de dezembro com o novenário em honra à mãe de Jesus, realizado sempre às 19h. No sábado (8), dia do evento, são celebradas missas na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia às 5h, 6h, 7h, 12h, 14h, 15h e 16h; mas o ponto alto da festa será a missa solene, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, às 8h30.

   17. A missa solene é o ponto de partida para a procissão pelas principais ruas do Comércio, momento em que são conduzidas as imagens de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Deus Menino, Santa Bárbara, Senhor do Bonfim e São José, retornando à Basílica para a bênção com o Santíssimo Sacramento. Este ano, a festa religiosa tem como tema: “Com a Virgem Maria proclamamos: ‘Santo é o Seu nome’. Sede santos também vós”.

   18. Prefeitura de Itacaré pagou nesta 5ª feira os salários de novembro

   19. Na próxima sexta-feira, dia 7, a partir das 15h, uma mobilização acontecerá na Estação da Lapa pelo fim da violência contra a mulher. A ação é realizada pela coordenação municipal do PRB Mulher e vai contar com a participação de militantes e voluntárias, que farão panfletagens no local.

    20. A iniciativa integra o movimento global “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, iniciado no dia 25 de novembro, e vai até 10 de dezembro. Criado em 1991, o movimento teve origem quando mulheres de diferentes países, reunidas pelo Centro de Liderança Global de Mulheres (CWGL), começaram uma campanha com o objetivo de promover o debate e denunciar as várias formas de violência contra as mulheres no mundo.

   21. O “16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Violência” homenageia às irmãs Pátria, Minerva e Maria Teresa, que se posicionaram contrárias ao ditador Trujillo, ficando conhecidas como "Las Mariposas", e sendo assassinadas em 1960, na República Dominicana. O Brasil se une com cerca de 150 países na campanha, e acontece no país desde 2003, por meio de mobilizações de esclarecimento e denúncias sobre o tema.

   22. Defensor da causa animal, o deputado estadual Marcell Moraes repudiou o posicionamento do cantor Eduardo Costa nas redes sociais. Nesta quarta-feira (05), o sertanejo utilizou a conta oficial do Instagram para publicar um meme onde ironiza a comoção nacional gerada pela morte brutal de um cachorro no Carrefour de Osasco, em São Paulo. Na postagem, Costa chama a revolta popular contra o crime de “mimimi”.

   23. “Mimimi são as músicas dele. Esse cara é um covarde. Quem defende assassino boa coisa não é. E utilizar a influência e alcance nas redes sociais para incitar a violência contra os bichos é um crime tão bárbaro quanto o homicídio do cachorro. Precisa ser homem, ter vergonha na cara e se retratar em público”, disparou o parlamentar.

   24. Após a publicação, internautas detonaram o cantor que apagou a postagem sem apresentar um pedido de desculpas.