quinta-feira, 13 de dezembro de 2018
Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

CALÇADÃO BARRA É INVADIDO POR VENDEDORES AMBULANTES DE PONTA-A-PONTA

Site elegeu as 10 melhores companhias aéreaspara 2019 e escolheu a Singapore Airlinescomo a mais bem colocada.
18/11/2018 às 10:55
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Calçadão da Barra, em Salvador, está repleto de vendedores ambulantes de ponta-a-ponta. Quando a área foi inaugurada pela Prefeitura e a secretária ainda era Rosana Malouf houve uma promessa de que esse espaço da cidade seria mais preservado aos pedestres e ambulantes e vendedores de brindes de turismo só cadastrados pela PMS. 

   2. Mas, relaxou de vez. E, agora, mesmo antes do verão, a cada 20/30 metros tem uma banca de cocos ou de venda de bebidas e tira-gostos. Até trempe do famoso churrasquinho de gato é encontrado próximo do Barravento.

   3. Além disso, tem-se vendedores de chapéus, de camisas, de biquinis, de caldo-de-cana, de cocadas e ps artistas populares de dança, de batuque e assim por diante. Muitos alegam que a falta de empregos é que gera essa situação. Verdade. Mas, é preciso por algum ordem no local senão vai virar uma Av Sete uma hora dessas. Em Salvador, parece um carma, mas nada consegue ser organizado. Só de vendedores de coco já existe 8 tendas.
                                                                       *****
   4. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia divulgou no Diário Oficial a portaria que regulamenta todos os procedimentos de matrícula. A renovação da matrícula para os estudantes da rede estadual de ensino poderá ser feitas presencialmente nas escolas e, também, pelo sistema online que estará disponível no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

   5. De acordo com a portaria, a renovação da matrícula do estudante que frequentou regularmente o ano letivo 2018, acontecerá de 26 de novembro a 17 de dezembro de 2018. Para renovar a matrícula, a unidade escolar entregará aos estudantes uma carta de renovação, que deverá ser devolvida, obrigatoriamente, à Secretaria Escolar, mediante protocolo, sob pena de o aluno perder a vaga na unidade escolar onde estudou em 2018.

   6. Quando a escola em que o aluno está regularmente matriculado em 2018 não oferecer a série subsequente para o ano letivo de 2019, o estudante receberá uma carta informativa com um código para fazer sua matrícula pela internet, no dia 22 de janeiro de 2019. Esta data é reservada à transferência de estudantes da rede estadual de ensino, que também poderá ser feita presencialmente em qualquer escola da rede estadual.

   7. O  Estádio La Bombonera, na Argentina, foi eleito o mais intimidador do mundo. A pesquisa, realizada pela publicação inglesa BBC, elegeu a casa do clube Boca Juniors como o mais dificil para os adversarios. A lista tem ainda outros seis estádios. O jornal destaca a estrutura do local, além do ambiente criado pela torcida durante os jogos.

   8. “É único em seu desenho e concepção. Com uma tribuna vertical e três arquibancadas que rodeiam o campo, os torcedores estão literalmente em cima dos jogadores. Quando os torcedores alimentam ao seu amado Boca nas arquibancadas, o mesmo acontece com o chão, gerando um ambiente quase impossível de repetir em outro lugar do mundo”, descreve o texto do jornalista Ciaran Varley.

   9. Outro representante do continente sul-americano é o Estádio Hernando Siles, localizado em La Paz, na Bolívia, que figura na terceira colocação do ranking.

   10. Ainda figuram no ranking os estádios Rajko Mitic (2º colocado), na Sérvia; o Tûrk Telekom Arena (4º colocado), na Turquia; San Paolo (5º colocado), na Itália; De Kuip (6º colocado), na Holanda; e o Mestalla (7º colocado), na Espanha.

   11. O Paramount Ranch levará dois anos para reconstruir os destroços que restaram do set de filmagem, após ele ser atingido pelas chamas do enorme incêndio na Califórnia. O local é usado atualmente para as gravações da série Westworld. Gunsmoke, Doutora Quinn, Os Gatões de Hazzard, Arquivo x e Firefly também usaram o famoso rancho para suas produções.

   12. A jornalista Rachel Yang, da Variety, usou seu perfil no Twitter para divulgar imagens de sua visita ao set. Yang mostrou que a igreja e um dos espaços ainda continuam em bom estado. “Esperamos que o icônico Paramount Ranch seja reaberto em cerca de 24 meses, diz David Szymanski, superintendente do Centro Nacional de Recreação das Montanhas de Santa Monica”, dizia a legenda da imagem

   13. Ainda extremamente abalada com o caso que vitimou cruelmente o assessor parlamentar Jerrian Cunha, a deputada Ivana Bastos segue cobrando respostas para este bárbaro crime, ocorrido na noite da última segunda-feira (12/11).

   14. Mesmo em missão oficial na China, representando a Assembleia Legislativa, a deputada solicitou diretamente ao secretário de Segurança Pública do Estado que todas as medidas fossem tomadas para esclarecer a motivação do crime.

   15. Uma equipe do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) esteve no gabinete da parlamentar, onde foram ouvidos os colegas da vítima e coletadas informações que possam colaborar com esse início das investigações. Esta mesma equipe informou que já está em campo, tendo inclusive já visitado o local do crime, conversado com moradores da região, dentre outras medidas sob sigilo.

   16. Segundo o apurado até agora, após a vítima deixar o ônibus que transporta os funcionários da Assembleia, o assassino encontrava-se sentado em um banco próximo a escadaria onde ocorreu o crime. Ao avistar a vítima, o mesmo sacou a arma, efetuou os disparos, pegou os pertences do assessor e evadiu-se do local em uma moto que já o esperava.

   17. O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) participou, nesta terça-feira (13), no Salão de Convenções do Windsor Plaza Hotel, em Brasília, da abertura do 63° Encontro Nacional dos Detrans. Serão dois dias de debates sobre os avanços e desafios dos estados, em serviços de trânsito e segurança viária.

   18. Os dirigentes dos Detrans fizeram um balanço positivo das ações realizadas durante o ano, com ênfase em inovações tecnológicas, operações da Lei Seca e campanhas educativas. Eles também levantaram questões que estarão na pauta dos órgãos em 2019.

   19. O Detran-BA defende a padronização nacional do credenciamento dos despachantes, com a normatização da preparação, atribuições, obrigações e direitos dos profissionais. O departamento baiano propõe também que a transferência de propriedade do veículo seja por meio de processo eletrônico.

   20. "A população precisa da garantia que o despachante está bem preparado para atuar junto aos Detrans. Já a transferência eletrônica seria a continuidade do processo digital, que chegou primeiro na habilitação e está sendo implantado no documento do veículo", pontuou o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes.

   21. Após se manter por cinco anos como primeira colocada nos rankings do AirlineRatings.com, a Air New Zealand perdeu o trono na lista desde ano. O site elegeu as 10 melhores companhias aéreaspara 2019 e escolheu a Singapore Airlinescomo a mais bem colocada. 

   22. O ranking considera 12 fatores de avaliação, incluindo idade da frota, lucratividade, ofertas de produtos e avaliações dos viajantes. A Singapore Airlines ficou em primeiro em vários dos critérios e garantiu o primeiro lugar.

   23. Entre as classificadas estão aéreas de países da Ásia, Oceania e do Oriente Médio. Não se classificaram companhias da Europa, América do Norte ou América do Sul.

10. Japan Airlines

9. Cathay Pacific Airways

8. EVA Air

7. All Nippon Airways (ANA)

6. Emirates

5. Virgin Australia

4. Qatar Airways

3. Qantas

2. Air New Zealand

1. Singapore Airlines
SINGAPORE AIRLINES