Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MAITÊ PROENÇA é sugerida para Ministério do Meio Ambiente, diz jornal

Reforma da Previdência fica para 2019 e será o primeiro grande desafio do governo Bolsonaro
12/11/2018 às 09:26

Maitê Proença
Foto:
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O nome da atriz Maitê Proença foi sugerido ao presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para assumir o Ministério do Meio Ambiente. A proposta teria partido de um grupo de ambientalistas, economistas e pesquisadores. As informações são do colunista Ancelmo Gois, do jornal O Globo.

   2. Mesmo sem ser filiada a um partida, Maitê conta com muita influência na área ambiental. Além disso, ela é ex-mulher de Paulo Marinho, empresário próximo ao presidente eleito. Ela confirma a sondagem, mas nega que tenha aceitado o cargo.

   3. “A ideia é tirar o viés ideológico a que o setor ambiental ficou associado. Trazer um nome que possa abrir as portas que se fecham para os ecologistas. Um nome ligado às causas ambientais, mas que circule de forma isenta, que possa colocar a pasta acima de picuinhas políticas”, disse a atriz.

   4. Paulo Marinho, ex-marido de Maitê e que esteve presente na campanha de Bolsonaro, também falou ao jornal O Globo. Ele considerou a sugestão “uma loucura”.
                                                                            *****
   5. O ministro extraordinário, Onyx Lorenzoni, responsável pela transição no governo do presidente eleito Jair Bolsonaro, disse nesta segunda-feira, 12, que propostas que promovam mudanças na Previdência provavelmente ficarão para 2019.

   6. Em entrevista no Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), onde trabalha a equipe de transição, Onyx disse que o governo Bolsonaro começa apenas em 1º de janeiro de 2019 e reconheceu ter ouvido de "vários parlamentares" que o cenário "não é favorável" a mudanças na Previdência ainda neste ano.

   7. "Seria ótimo um pequeno avanço na Previdência agora, mas devemos ter clareza e humildade", afirmou. "A tendência é que fiquem para 2019", acrescentou.

   8. Mais cedo, Onyx disse que se reuniu com o secretário de Previdência Social do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano. O ministro extraordinário disse ainda que o deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM), que também esteve no CCBB, trouxe ideias que mudam a Previdência sem que haja necessidade de Propostas de Emenda Constitucional (PECs).

   9. Como não é possível votar PECs enquanto vigorar a intervenção no Estado do Rio de Janeiro, qualquer mudança só poderia ser votada por meio de medidas infraconstitucionais. "Essas propostas serão condensadas e apresentadas a Bolsonaro amanhã", disse Onyx. "Ele (Bolsonaro) vai pensar (sobre as propostas)."

   10. O ministro extraordinário disse ainda que a sociedade espera que qualquer mudança na Previdência venha de uma proposta "duradoura" e que "respeite as pessoas".
                                                                 ******
   11. O atacante Maxi López, atacante do Vasco da Gama, recebeu apoio dos torcedores do clube em uma situação inusitada.  Em outubro, Maxi  desabafou no Instagram revelando que há quatro meses não fala com os três filhos Valentino, Constantino e Benedicto, que vivem na Itália com a mãe. 

   12. No último sábado, os vascaínos resolveram agir e "invadiram" a rede social da ex-mulher do jogador para lançar a campanha "#HijosdelMaxiEnSãoJanuário" (Filhos de Maxi em São Januário).

   13. A ex-modelo que hoje é casada com o atacante Mauro Icardi, da Inter de Milão, havia feito uma postagem em apoio ao River Plate, time pelo qual torce, e que jogaria a final da Libertadores, contra o Boca Juniors. Porem, depoia da invasao vascaína, fechou a possibilidade de comentários em seu perfil. 

   14. Maxi López e a ex-modelo Wanda travam uma batalha judicial nos tribunais da Itália, desde 2015, quando firmaram a separação. 

   15. O período de matrículas para o ano letivo de 2019 na Rede Municipal de Lauro de Freitas começou nesta segunda-feira (12). Dividido em etapas, o processo de inscrição seguirá a ordem das modalidades de Creche, Pré-escola, Ensino Fundamental (anos iniciais e finais), e Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

   16. Pais ou responsáveis que desejam realizar a matrícula ou rematrícula dos alunos devem procurar uma unidade escolar mais próxima de sua casa. Já as transferências serão realizadas em escolas indicadas pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED).

   17. No ato da matrícula devem ser apresentados histórico escolar (original), cópia do RG do aluno ou certidão de nascimento (em caso de menores de idade), duas fotos 3x4, cartão do SUS, comprovante de residência e cartão de vacinação atualizados no caso das crianças, e cartão do Bolsa Família (para beneficiários do programa).

  18. Para os estudantes do EJA, os documentos necessários são - histórico escolar (original), cópia da certidão de nascimento ou casamento e duas fotos 3x4.

   19. O secretário de Educação, Paulo Gabriel Nacif, estima que a rede municipal de ensino atinja cerca de 30 mil estudantes matriculados. “2018 foi um ano tranquilo e de muitos trabalhos. Conseguimos consolidar projetos pedagógicos e de infraestrutura nas escolas. Para 2019, iremos continuar ampliando a formação continuada de professores e desenvolvendo mais projetos para os estudantes, que já começam a ser beneficiados com a universalização do acesso à internet por meio do programa Educação Conectada” avalia. 

  20. O início das aulas está previsto para o dia 6 de fevereiro, logo após a Jornada Pedagógica 2019, que acontece nos dias 4 e 5 do mesmo mês.

  21. A Secretaria da Administração (Saeb) vai realizar, no dia 30 deste mês, um leilão de bens públicos avaliados em R$ 1,49 milhão, conforme Edital Saeb 06/2018.   Vão ser leiloados 287 lotes compostos por máquinas, móveis, material eletrônico e 242 veículos. O certame será realizado no Hotel Sol Bahia, no bairro de Patamares. O lote mais caro do leilão é uma empilhadeira de carga avaliada em R$ 100 mil.

   22. Os bens que serão leiloados estarão à disposição dos interessados para visitação, entre os dias 26 e 29 deste mês, em Salvador e em seis cidades do interior (Feira de Santana, Simões Filho, Teixeira de Freitas, Itabuna, Senhor do Bonfim, Buerarema). Para saber os endereços de visitação ou obter outras informações podem acessar o site www.comprasnet.ba.gov.br.

   23. O certame será comandado pelo leiloeiro Adilson Guimarães Araújo, escolhido por sorteio. O Leilão será realizado a partir das 9h30, no Hotel Sol Bahia, situado na Rua Manoel Antônio Galvão, em Patamares. O certame será regido na modalidade maior oferta, ou seja, o participante que oferecer o maior lance arremata o bem. 

   24. Os vencedores devem pagar 20% do valor do bem no momento do arremate, enquanto os 80% restantes devem ser quitados no prazo de dois dias úteis. Os ganhadores devem pagar, ainda, a comissão do leiloeiro no correspondente a 5% sobre o valor do arremate.

   25. Para participar do Leilão, os interessados devem apresentar, na abertura da sessão pública, cópias dos documentos de identidade, CPF e comprovante de residência, ou cartão do CNPJ, no caso de pessoa jurídica. Também vão precisar preencher uma ficha de participação. Os documentos poderão ser apresentados em original, cópia autenticada, ou cópia simples acompanhada do original.

   26. Os bens públicos vão ser levados a leilão por que não estavam mais sendo utilizados pelo Estado. O valor arrecadado com a venda dos bens será destinado para o Tesouro Estadual. Interessados também podem obter mais informações pelos telefones (75) 9.9131-1166, (71) 3115-3191, (71) 3117-8613.