Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO diz que se fosse Temer vetaria reajuste a ministros do STF

Duas pessoas desaparecem no mar enquanto praticavam stand up paddle na Baía de Todos os Santos
10/11/2018 às 18:20
MIUDINAS GLOBAIS:

1. presidente eleito Jair Bolsonaro afirmou que, se fosse o presidente Michel Temer, vetaria o reajuste de 16% sobre o salário dos magistrados e da Procuradoria-Geral da República com base na Lei de Responsabilidade Fiscal.

2. A afirmação foi feita hoje (10) em entrevista a uma emissora de televisão, cuja gravação foi publicada nas redes sociais de Bolsonaro.

3. Questionado pelo repórter, o futuro presidente disse que, se a decisão estivesse em suas mãos, vetaria o aumento.

4. "Agora, está nas mãos do presidente Temer, não sou o presidente Temer, mas se fosse, acho que você sabe qual seria minha decisão. Não tem outro caminho, no meu entender, até pela questão de dar exemplo. Eu falei antes da votação que é inoportuno, o momento não é esse para discutir esse assunto. O Brasil está numa situação complicadíssima, a gente não suporta mais isso aí, mas a decisão não cabe a mim. Está nas mãos do Temer. Eu, por enquanto, sou apenas o presidente eleito", disse.

5. Jair Bolsonaro voltou a dizer que o STF "é a classe que mais ganha no Brasil, a melhor aquinhoada", e que o reajuste do salário dificulta o discurso a favor da reforma da Previdência. "E complica pra gente quando você fala em reforma da Previdência, onde você vai tirar alguma coisa dos mais pobres, você aceitar um reajuste como esse", afirmou.

6. O presidente eleito descartou que o Congresso vote esse ano uma emenda constitucional para alterar a Previdência, o que demandaria a suspensão da intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro.

7. Bolsonaro negou que vá usar a reforma da Previdência apresentada por Temer e ressaltou que recebeu propostas de mudanças na legislação infraconstitucional que já tramitam no Congresso, mas que só deve apresentar uma proposta quando assumir o mandato.

8. Em outro momento da entrevista, o presidente eleito disse que mudanças nas regras da aposentadoria devem respeitar os direitos adquiridos dos trabalhadores.

9. "Nós temos compromisso, temos contrato, as pessoas começaram a trabalhar lá atrás, ou já trabalharam, tinham um contrato, e você tem que cumpri-los, do contrário você perde a sua credibilidade", afirmou.

10. Sobre a questão fiscal, afirmou que orientou sua equipe econômica para aumentar a arrecadação sem elevar impostos. Disse, ainda, que vai buscar maior abertura comercial para o país como forma de estimular a economia.

11. "A situação é crítica. Eu apelo a todos. 
                                                                           ******
12. Um homem e uma mulher estão desparecidos desde a noite de sábado (10) depois de saírem para praticar Stand Up Paddle no Porto da Barra. No final da tarde, por volta das 16h, o casal e outro homem alugaram uma prancha na praia e saíram para o mar. O vento e a maré teriam levado os três para fora dos limites da Baía. 

13. A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) informou que por volta das 18h de sábado (10), a Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) foi comunicada que três pessoas que remavam em pranchas de stand up paddle nas proximidades da praia do Porto da Barra foram arrastadas para fora da Baía de Todos os Santos e não conseguiram retornar.

14. "Imediatamente, o Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste (Salvamar Leste), operado pelo Com2°DN em Salvador, deu início a uma operação para tentar localizar os três remadores. Uma lancha da CPBA e outra do Yacht Clube da Bahia foram direcionadas à região da boca da Barra da Baía de Todos os Santos para proceder as buscas. Também foram realizados avisos pelo canal marítimo de rádio VHF alertando todas as embarcações da área sobre os desaparecidos", afirmou a Marinha, em nota.

15. Por volta das 22h50, um dos remadores foi localizado pelo navio mercante Monte Sarmiento a cerca de 14 km de terra ao sul da ilha de Itaparica. O remador foi então resgatado por uma lancha da Capitania dos Portos, encaminhado ao Hospital Naval de Salvador e liberado após avaliação médica. 

16. Ainda na noite de sábado,  o Navio-Patrulha “Gravataí” deixou a Base Naval de Aratu assumindo as buscas ao sul da ilha de Itaparica. O Salvamar Leste também acionou o Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia, que enviou aeronave para auxiliar nas buscas no início da manhã de domingo (11), mas até o momento não foi obtido sucesso na localização dos dois remadores que permanecem desaparecidos.

17. A Marinha  informou que manterá as buscas e solicita que qualquer informação que auxilie a operação seja encaminhada pelo telefone de emergências marítimas (185), pelo número de serviço do Salvamar Leste (71 99972-5468) ou pelo telefone de plantão da CPBA (3507-3777), todos  funcionando 24 horas por dia.

18. A partir deste sábado(10), boletos vencidos poderão ser pagos em qualquer banco ou correspondente e não apenas na instituição financeira em que foram emitidos. Isso será possível com a conclusão da implementação da Nova Plataforma de Cobrança (NPC), sistema desenvolvido pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com os bancos. 

19. Segundo a Febraban, além da praticidade, a implementação da NPC torna o processo de pagamento via boleto mais seguro, sem risco de fraudes. Outra mudança diz respeito ao comprovante de pagamento, que será mais completo, apresentando todos os detalhes do boleto, (juros, multa, desconto, etc) e as informações do beneficiário e pagador.

20. O projeto da Nova Plataforma de Cobrança começou há quatro anos. Desde 2016, a medida vem incorporando à base de dados os boletos de pagamentos já dentro das normas exigidas pelo Banco Central, ou seja, com informações do CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) do emissor, data de vencimento e valor, além do nome e número do CPF ou CNPJ do pagador.

21. A Febraban diz que essas informações são importantes para checar a veracidade dos documentos na hora do pagamento. Caso os dados do boleto a ser pago não coincidam com os registrados na base da nova plataforma, o documento é recusado, pois pode ser falso.

22. A previsão inicial era que o processo fosse concluído em 22 de setembro. Entretanto, em junho deste ano, após dificuldades de clientes para pagar boletos, a Febraban alterou o cronograma.