Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO indica DEPUTADA da Frente Ruralista para AGRICULTURA

(ITABUNA) Os contribuintes que estão em débito com o município devem ficar atentos ao fim do prazo para renegociação das dívidas com desconto de 50% sobre os juros e multas
07/11/2018 às 09:39
 MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. O presidente eleito, Jair Bolsonaro, anunciou nesta quarta-feira que a deputada Tereza Cristina (DEM-MS) vai comandar o Ministério da Agricultura. Ela é coordenadora da frente parlamentar da agropecuária, a chamada bancada ruralista, e presidiu a comissão especial que aprovou o projeto que flexibiliza a regulação de agrotóxicos, proposta que ganhou o apelido de "PL do Veneno", da qual era uma das principais defensoras.

   2. A indicação dela ocorreu após reunião do presidente eleito com a bancada no Centro Cultural do Banco do Brasil, onde trabalha a equipe de transição. Ela é a primeira mulher anunciada para compor o primeiro escalão, que já tem cinco homens escalados.

   3. Mais cedo, Jair Bolsonaro usou sua conta pessoal no Twitter, no início da tarde desta quarta-feira, 7, para responder às críticas sobre a composição de sua equipe. "Não estou preocupado com a cor, sexo ou sexualidade de quem está na minha equipe, mas com a missão de fazer o Brasil crescer, combater o crime organizado e a corrupção, dentre outras urgências", disse.
 
   4. Em um outro post, ele destacou: "Algum jornalista acha mesmo que vou sair perguntando o que cada um faz na sua intimidade para indicar a cargos no governo? Isso é uma grande piada!"
                                                                    ********* 
   5. A Faculdade Estácio abre processo seletivo para preenchimento de vagas do curso de Medicina na cidade de Alagoinhas, Bahia, referente ao primeiro semestre de 2019. O edital de seleção dos 35 alunos já se encontra disponível e os candidatos podem fazer a inscrição pelo site (www.estacio.br/medicina) até o dia 25/11/2018, com as aulas iniciando no dia 13/02/2019. A seleção dos estudantes interessados será feita pelas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
 
   6. Para solicitar a inscrição no concurso, o candidato deverá ter realizado o teste do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM entre os anos de 2013 a 2017. A inscrição poderá ser feita pela internet no site www.estacio.br/medicina, bastando selecionar a unidade que deseja fazer a inscrição, clicar na opção inscreva-se, preencher os dados cadastrais no formulário específico que está na página, imprimir o boleto bancário e realizar o pagamento da taxa estabelecida até a data de vencimento.
 
   7. O candidato que não tiver meio de acesso à internet poderá dirigir-se à Secretaria do campus da Faculdade Estácio de Alagoinhas, a fim de solicitar a sua inscrição, observando o horário de funcionamento da unidade. O curso de bacharelado em Medicina é oferecido na Faculdade Estácio de Alagoinhas, situado na Avenida Linha Verde, S/N, Rodovia BA-504, KM 1, Alagoinhas Velha, em turno integral.

   8. (ITABUNA) Os contribuintes que estão em débito com o município devem ficar atentos ao fim do prazo para renegociação das dívidas com desconto de 50% sobre os juros e multas. A 2ª etapa do Programa Municipal de Recuperação Fiscal (Refis), que concede desconto de 50% para pagamento à vista dos débitos, ou 40% de desconto para pagamentos parcelados em 60 vezes, encerra no dia 13 de novembro. O secretário da Fazenda e Planejamento, Moacir Messias, alerta os contribuintes que estão em débito com o município para que não percam esta oportunidade.
 
    9. A proposta leva em conta dívidas de contribuintes – pessoas físicas e jurídicas – com Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Sobre Serviços (ISS), Taxa de Fiscalização e Funcionamento, entre outros tributos. “As adesões estão satisfatórias, mas ainda tem muito contribuinte que precisa vir renegociar suas dívidas”, informou o Secretário Moacir Messias. Qualquer dúvida pode ser esclarecida no Departamento de Tributos, no prédio anexo ao Centro Administrativo Firmino Alves, no bairro São Caetano.

   10. Para relaxar e se divertir com a família na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB). Essa é a proposta do Sábado no Clube, uma iniciativa do Clube de Desconto do Servidor em parceria com a AABB. O evento, que é gratuito, acontece no dia 10 de novembro, de 9h às 17h, e as inscrições já podem ser feitas através do Portal do Servidor. Vale salientar que as vagas são limitadas.
 
   11. O passeio é uma oportunidade de conhecer e curtir um dos melhores clubes de Salvador. Estarão disponíveis para o servidor quatro piscinas, quadras poliesportivas, salão e sinuca, além de restaurantes e música ao vivo, que vai começar no horário de almoço. A  animação da criançada fica por conta de Ray Gramacho, empresário do ramo de shows infantis, com vasta experiência no carnaval de Salvador.
 
   12. Será também uma oportunidade para o servidor se associar ao clube da AABB com o abatimento oferecido por meio da parceria com o Clube de Desconto. Além disso, os participantes terão a oportunidade de conhecer ofertas especiais de outras empresas parceiras, que terão stands montados no local. 

   13. A AABB fica localizada na rua Deputado Paulo Jackson, no bairro de Piatã, em Salvador. Outras informações através do telefone (71) 3116-9523 ou pelo email: clube.desconto@saeb.ba.gov.br.
 
   14. Foi com esta afirmativa que o Pós-doutor em Administração, Controladoria e Finanças Empresariais, Fernando Zatta, despertou nos empresários locais a importância de incluir a prática da auditoria nas empresas, independente do seu porte e tipo. 

   15. “Auditoria ajuda as empresas a se desenvolverem de uma forma mais sustentada, para aquele empresário que quer buscar o crescimento, quer se manter no mercado ou que também deseja adicionar valor a empresa dele, pois a auditoria é a segurança que confirma os valores do negócio, declarou Zatta
 
   15. Outro ponto importante abordado pelo consultor foi a desmitificação que a auditoria só deve ser feita em empresa de grande porte, de acordo com Zatta, a prática se aplica a qualquer tipo de empresa, qualquer porte, seja indústria, comércio ou serviço, e até mesmo para aquelas que não têm fins lucrativos, o importante é adequar ao tamanho da empresa.
 
   16. A Mesa Redonda sobre Auditoria e Gestão Empresarial aconteceu no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Itabuna – ACEI e foi promovida pelo Movimento Empresarial Sul da Bahia em Ação – Mesb, com o apoio da ACEI, e contou com a participação de empresários, estudantes de contabilidade da UNIME e integrantes do Conselho Regional de Contabilidade da Bahia – CRC-BA e o Sindicato dos Contadores do Sul da Bahia – Sindicontasul.

   17. As passarelas das estações Tamburugy e Bairro da Paz da Linha 2 do Metrô Salvador-Lauro de Freitas foram inauguradas, na tarde desta quarta-feira (7), pelo vice-governador João Leão. Os equipamentos são os dois últimos a ser entregues, do total de 11 novas passarelas construídas no entorno da Avenida Paralela. 

   18. “O metrô é um sonho realizado do soteropolitano e de todos nós, do Governo do Estado. Ficamos muito felizes de ver essas grandes passarelas abertas para a população”, afirmou Leão.   
 
   19. Com capacidade para receber um fluxo de 12 mil pedestres por hora, a passarela da Estação Tamburugy pesa 372,30 toneladas, 3,64 metros de largura e 515 metros de extensão. A segurança do local será feita por 18 câmeras de monitoramento, interligadas à Sala de Supervisão Operacional da estação e ao Centro de Controle Operacional da CCR Metrô Bahia, além de rondas estratégicas das equipes de segurança da concessionária e de iluminação em LED. 
 
   20. Já a passarela da Estação Bairro da Paz possui 388,85 toneladas, 3,14 metros de largura e 590 metros de extensão. O equipamento faz a ligação da estação de metrô às proximidades da Avenida Orlando Gomes (sentido Aeroporto) e Avenida 29 de Março (sentido Centro) e ao canteiro central da Avenida Paralela. Ela tem capacidade para 9 mil pedestres por hora e 19 câmeras de segurança.

   21. De 5 a 9 de novembro, a Estácio promoverá sua 1ª Feira Virtual de Estágios e Empregos, da qual poderão participar não apenas alunos e egressos, mas também estudantes ou formados de todo o Brasil. Para participar da Feira Virtual, os interessados deverão fazer seu pré-cadastro no link: www.estacio.br/feiravirtual. 

   22. Durante os dias de permanência da feira, que estará disponível 24 horas por dia, será possível conferir carreiras em evidência e candidatar-se em vagas que serão oferecidas por grandes empresas, como Stefanini, Amil, KPMG, Manpower, CIEE, STB, Cia de Talentos, dentre outras, que já aderiram à iniciativa. Confira a programação completa da  feira: https://verosolutions.6connex.com/event/feiravirtual/estacio/login
 
   23. Palestras também serão disponibilizadas para que os estudantes fiquem por dentro das novidades que estão acontecendo no mercado. Entre os temas a serem abordados estão Comportamentos, Empreendedorismo, Inovação, Crowdfunding, Dicas de currículo campeão, Como participar de entrevistas e muito mais. Vários conteúdos com dicas sobre o mercado serão disponibilizados. A programação pode ser conferida no site da Feira e as inscrições já estão disponíveis pelo endereço www.estacio.br/feiravirtual.
 
   24. “Os candidatos que buscam uma oportunidade poderão disponibilizar seus currículos para vagas abertas e para bancos de currículos. Além de organizar eventos para promover oportunidades de inserção dos alunos no mercado de trabalho, a Estácio investe em iniciativas que fomentam a empregabilidade ao fechar parcerias com diversas empresas para oferta de vagas de estágio e emprego para estudantes de todo o Brasil e em diversas áreas de atuação”, afirma Liliana Sebusiani, gerente de Empregabilidade da Estácio.