Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO diz que se inspira em Caxias e atuará como o pacificador

Prefeito ACM Neto lança Reda para contratação de novos salva vidas para praias de Salvador
04/11/2018 às 19:33
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (GLOBO.COM) Neste domingo, o presidente eleito Jair Bolsonaro , acompanhado da mulher, Michelle, compareceu a um culto evangélico pela segunda vez desde a eleição. Em breve discurso na Igreja Batista Atitude, no Recreio, que Michelle frequenta, ele afirmou que pretende seguir os passos de Duque de Caxias, patrono do Exército Brasileiro , e ser um “pacificador”. 

   2. O local já tinha sido visitado por ele no início da campanha eleitoral. Na quarta-feira, Bolsonaro estivera na sede da Associação Vitória em Cristo, do pastor Silas Malafaia, que o apoiou na campanha. Pouco antes de pregar a união, Bolsonaro havia afirmado que foi eleito com “grande parte da mídia contra”, quando relembrava a trajetória que o alçou ao Palácio do Planalto.

   3. — A partir do ano que vem, serei presidente de todos. Queremos, sim, seguir os passos de (Duque) de Caxias, o pacificador. Com alma livre, tendo Deus acima de todos, e buscar atender a todos que necessitam — disse, em discurso de pouco menos de cinco minutos.

    4. Esta foi a segunda vez que Bolsonaro afirmou querer se espelhar em Duque de Caxias. O patrono do Exército brasileiro foi fundamental para manter a unidade do território nacional no  período regencial (1831-1840), após a abdicação de Pedro I. Porém, embora tenha recebido o epíteto de "pacificador", o militar atuou na repressão de revoltas populares que marcaram o país , como a Balaiada, no Maranhão, e a Cabanagem, no Norte do país.

   5. Muita bobagem também tem sido dibulgada sobre o governo Bolsonaro. Uma delas: O pouco que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, já declarou sobre sua política externa deixa claro que ele busca uma virada de 180 graus na área, a partir de uma percepção que o Itamaraty foi "aparelhado" pela esquerda. A mudança de rumo, porém, pode trazer custos para um governo cujo maior desafio é recuperar a economia.

   5. Os chineses, que têm uma carteira de investimentos de US$ 124,5 bilhões no País e um claro objetivo de expandir seus negócios, além de serem o principal destino das exportações brasileiras, fizeram uma dura advertência ao futuro governo na semana passada: um alinhamento com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pode "custar caro" ao Brasil. O alerta foi feito por meio de um editorial do jornal China Daily, principal canal de interlocução do governo chinês com o Ocidente.

   6. A economia é globalizada e nenhum país pode ameaçar o outro, salvo como bravata como aconteceu agora com a China.
                                                              *****
   7. O prefeito ACM Neto e os secretários Tiago Dantas (Gestão) e Marcus Passos (Ordem Pública) participam nesta segunda-feira (5) do lançamento do REDA para o Salvamar e anúncio de parceria com a Mahalo para fornecimento de uniformes para os salva-vidas. 

   8. O evento será realizado às 14h30, no Palácio Thomé de Souza (gabinete do prefeito).* Com a contratação de mais profissionais, a Salvamar pretende intensificar os serviços em toda a orla de Salvador durante o verão, época em que há uma maior demanda nas praias por parte dos baianos e turistas.  

  9. O número de salva-vidas contratados e outros serviços previstos pelo Salvamar durante o verão também serão apresentados na coletiva desta segunda-feira.*

   10. A Prefeitura Municipal de Itabuna irá manter em pleno funcionamento o Restaurante Popular, localizado no centro da cidade. O prefeito Fernando Gomes revogou o decreto 13.093/2018, de 17 de outubro de 2018, que determinava a rescisão do contrato administrativo com a empresa Pupo Restaurante e Cozinha Industrial LTDA, que gerencia a unidade.

   11. Segundo a secretária de Assistência Social, mesmo enfrentando dificuldades financeiras, o município reuniu esforços para seguir atendendo a população a partir do fornecimento de 1.000 refeições diárias a preço popular.

   12.  “As refeições fornecidas pelo restaurante continuarão com a qualidade de sempre, todo o cardápio bem elaborado será mantido e iremos manter todos os itens já disponíveis nas refeições, garantindo segurança alimentar e nutricional aos clientes”, disse.

   13. A secretária informou que foram definidos alguns ajustes para manter a unidade em funcionamento. As principais mudanças se deram com a retirada do item da sobremesa e com o reajuste no valor da refeição, que passará a custar R$ 4,00, a partir do dia 12 de novembro. O Restaurante Popular fica localizado na rua Osvaldo Cruz, centro.

   14. O debate sobre as declarações polêmicas do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), de criminalização dos movimentos sociais ganhou criticas do deputado federal Valmir Assunção (PT). 

   14. Para o parlamentar baiano “qualquer tipo de cerceamento da organização do povo brasileiro pode ser considerado como política autoritária e deve ser repudiada”. Oriundo do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Assunção diz ainda que criminalizar os movimentos vai de encontro à Constituição Federal, que versa sobre o direito à organização e também versa sobre a função social da propriedade.

   15. “Não só o MST, mas também os mais diversos movimentos sociais possuem causas importantes e lutam para a redução de desigualdades. E uma das maiores desigualdades existentes está, justamente, na estrutura fundiária do nosso país”. Sobre a ideia da Câmara Federal poder tratar do assunto ainda este ano, o petista informa que a agenda do plenário da Casa tem outras prioridades. 

   16. “No Senado, a proposta em questão na CCJ [Comissão de Constituição e Justiça] foi transformada em audiência pública. E assim vamos proceder com qualquer proposta que queira censurar de forma autoritária a organização do povo”. Já em relação à posse de arma no Brasil, Valmir diz que armar a população nunca foi a solução.

   17. A Secretaria Municipal da Saúde (Sesau) está levando à zona rural de Ilhéus mutirões de saúde e também colocará à disposição da população equipes de vacinadores, a fim de prorrogar a campanha contra poliomielite e sarampo. A ação está de acordo com a recomendação do Núcleo Regional de Saúde (Nures) Sul e o Ministério da Saúde, e começou no dia de 31 de outubro.

   18. A vacinação nas vilas, distritos e povoados de Ilhéus será realizada nos dias 1º, 5, 6, 7, 8, 9, 12 e 13 deste mês. Conforme o cronograma previamente elaborado pela Sesau, a finalidade é realizar bloqueios vacinais seletivo de casos suspeitos de sarampo nas localidades rurais de Itariri, Coutos, Vila São João, Banco do Pedro, Santo Antonio, Japu, Cururutinga, Maria Jape e Acuípe do Meio.

   19. Quando o assunto é Acidente Vascular Cerebral (AVC), o fator tempo é primordial para que sequelas s ejam evitadas. Como já vem sendo feito por instituições hospitalares de referência no Brasil e em outros países, a Santa Casa de Misericórdia de Itabuna iniciou a implantação do Protocolo de AVC. 

   20. O documento sistematiza um conjunto de iniciativas a serem seguidas por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde que atuam em diversas áreas do hospital visando agilizar o diagnóstico e o atendimento ao paciente.

   21. O protocolo estabelece um fluxo no atendimento quando o paciente apresenta características elegíveis ao protocolo, como sintomas súbitos de perda de força em metade do corpo, alteração de fala, sorriso torto e outros. 

   22. Os sintomas relatados acima indicam um paciente com quadro de AVC isquêmico. Trata-se do AVC mais comum na população, sendo responsável por 80% dos casos. “É justamente o risco destas sequelas que buscamos reduzir ao implantarmos na Santa Casa de Itabuna o Protocolo de AVC. 

   23. A sociedade deve compreender que o AVC é uma doença muito grave e, portanto, deve ser tratada sempre em uma instituição que tenha suporte adequado para atendimento rápido e completo”, ratificou o neurologista Antônio Fernando.