Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Portões serão fechados ao meio-dia para as provas do ENEM na Bahia

Clube de Desconto do Servidor fechou uma parceria com a Spa One, empresa especializada em massagens terapêuticas
03/11/2018 às 19:31
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. Com o início do horário de verão neste domingo (4), dia de aplicação da primeira etapa de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), os estudantes deverão ficar atentos para não perderem o ‘time’. Na Bahia, os candidatos deverão se antecipar, pois a abertura dos portões será às 11h e o fechamento ao meio-dia. O início das provas será às 12h30 e o final às 18h.

2. No primeiro dia do ENEM serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. No segundo dia de provas (11), os estudantes irão fazer provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias.

3. É importante também observar outras regras estabelecidas. O candidato deve se dirigir ao local indicado no cartão de identificação e apresentar um documento de identificação original, com foto, a exemplo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e das cédulas de identidade expedidas por Secretarias de Segurança Pública, Forças Armadas, Polícia Militar e Polícia Federal. Caso tenha perdido os documentos, será preciso apresentar um Boletim de Ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro domingo de aplicação.

4. Para fazer as provas, também só será aceita a caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente. É proibido, na hora da prova, o uso de borracha, corretivo, lápis, lapiseira, impressos e anotações, fones de ouvido e dispositivos eletrônicos, a exemplo de relógios, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones e tablets.

 5. E na reta final de preparação para o ENEM, os estudantes participaram de aulões nas escolas estaduais. No Colégio Estadual Senhor do Bonfim, no bairro dos Barris, em Salvador, os alunos participaram de aulão na quinta-feira (1/11), onde foi abordado tema “Atualidades”. Também na quinta-feira, no Colégio Estadual Manoel Devoto, no Rio Vermelho, os alunos participaram de encontro sobre Matemática.

6. Na última quinta-feira também foi possível acompanhar, ao vivo, pelo Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br), os aulões do programa Ensino Médio com Intermediação Tecnológica (EMITEC). Os aulões aconteceram nos estúdios localizados no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, e foram transmitidos para mais de 240 turmas, nos três turnos, localizadas em áreas de zona rural ou difícil acesso onde os estudantes moram e estudam.

7. Ainda no Portal da Educação estão disponível mais de 6 mil conteúdos digitais educacionais no Ambiente Educacional Web. São conteúdos de todas as disciplinas das áreas de conhecimento e de todos os níveis de ensino, produzidos e/ou catalogados por educadores da Rede Anísio Teixeira. A Secretaria também promoveu três ciclos de aulões do projeto Enem 100%, no auditório da sua sede, envolvendo mais de 1.600 estudantes de 40 escolas estaduais em cada um dos ciclos, todos transmitidos pela Internet a partir do Portal da Educação.
                                                      ************
8. Com o objetivo de conscientizar os servidores da Prefeitura sobre a comunidade LGBT, o Programa de Combate à LGBTfobia Institucional, coordenado pela Secretaria Municipal de Reparação (Semur), promoveu mais uma palestra: desta vez, para os funcionários da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), no Parque da Cidade. A iniciativa visa promover o enfrentamento a este problema em todos os órgãos e entidades da Prefeitura.

9. O evento contou com a presença do secretário da pasta, André Fraga, e do subsecretário João Leal. "Nós podemos ser atores do processo de levar mais amor às pessoas. Devemos ter a perspectiva de entender porque ocorre a discriminação. Às vezes, somos agentes desse preconceito, sem perceber", comentou o secretário de Cidade Sustentável.

10. Vida Bruno, coordenador de Políticas e Promoção da Cidadania LGBT da Prefeitura, explica que a ideia é atingir todos os mais de 20 mil servidores da Prefeitura até 2020, para promover um atendimento especializado para a comunidade LGBT. "Tá funcionando; a coisa tá pegando. Tem que carregar essa energia para toda a cidade, não só quem reside aqui, mas os que vem de fora também", comentou.

11. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizará um curso gratuito para formação da Brigada de Incêndio do Centro Histórico, voltado apenas a moradores desta região. O objetivo é preparar moradores, comerciantes e trabalhadores a enfrentarem situações emergenciais, seja na operação de equipamentos de combate a incêndios ou por meio de ações preventivas. 

12. A iniciativa tem parceria com o 1º Grupamento de Bombeiro Militar e apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através da Diretoria de Gestão do Centro Histórico.

13. Fruto do Plano de Proteção e Contingência do Centro Histórico, que está em fase de elaboração pela Codesal, a capacitação ocorrerá na unidade do 1º GMB, localizado ao lado da Ladeira da Praça, na Barroquinha, nos dias 10 a 12 de novembro, sempre das 8h30 às 12h30. O curso será composto de 8h de aulas teóricas e 4h prática e é obrigatório cumprir toda a carga horária. São disponibilizadas 40 vagas e as inscrições devem ser feitas até esta terça-feira (06).

14. Para participar do curso de Brigada de Incêndio é necessário que os interessados solicitem o envio da ficha de inscrição pelo pelos telefones (71) 99982-4799 ou (71) 99975-8408. No ato, o solicitante deve informar nome, telefone, RG, nível de escolaridade e endereço. 

15. É importante ressaltar que a ideia não é ensinar os cidadãos a apagarem um eventual incêndio, mas a capacitá-los de forma que eles contribuam com ações proativas para o combate a sinistros, auxiliando os bombeiros durante uma situação emergencial.

16. Em celebração pelo Dia do Servidor Público a Prefeitura de Salvador promoveu, pelo segundo ano consecutivo, o prêmio Servidor Destaque. A cerimônia foi realizada na última quinta-feira (1º), no Mercure Hotel, no Rio Vermelho, e contou com as presenças do prefeito ACM Neto e do titular da Secretaria Municipal de Gestão (Semge), Tiago Dantas, demais gestores municipais e homenageados.

17. Foram premiados os servidores municipais que são referência em todos os órgãos e autarquias onde atuam. Além disso, foi promovido o stand up comedy organizacional. "A serviço do bem – os heróis da Prefeitura Municipal de Salvador”, sob o comando do professor Vitoriano Garrido. Realizada por meio da Semge, a iniciativa faz parte do Programa de Valorização do Servidor (PVS), como uma forma de reconhecimento ao trabalho realizado pelos profissionais no desempenho diário da função de atender bem Salvador e toda a população da cidade.

18. “Nesses quase seis anos, pode-se perceber uma mudança de paradigma de gestão em Salvador. Coisas que eram consideradas inalcançáveis foram finalmente realizadas graças ao esforço de vocês. Se foram escolhidos pelos seus próprios colegas é porque alguma coisa de especial tem a ser reconhecida. Que a motivação que vocês demonstram possa contaminar positivamente toda a gestão. A palavra é de gratidão a todos pelo trabalho e confiança”, salientou ACM Neto.

19. O Clube de Desconto do Servidor fechou uma parceria com a Spa One, empresa especializada em massagens terapêuticas. Funcionários públicos têm 10% de desconto sobre o valor dos seguintes serviços: massagem relaxante, drenagem linfática e modeladora.

20. O Spa One Brasil desenvolveu uma modalidade terapêutica de massagem que vai lhe proporcionar momentos de bem estar especiais, através de profissionais certificados e treinados. A massagem One tem o objetivo de aliviar as tensões, similar à massagem relaxante.

21. A filosofia do Spa One é estimular a cultura da massagem corporal. Com um ambiente criado para você, o conceito One traduz harmonia e conforto. Para atendimento é necessário agendar um horário pelo telefone (71) 99300-7900 (whatssap).

22. Mais informações ou agendamento também podem ser obtidos pelo site www.spaone.com.br ou pelo telefone (71) 3358-5518. O Spa One fica localizado na Avenida ACM, número 1034, sala 117-A, bairro do Itaigara.

23. Regulamentado pelo Decreto 11.568/09, o Clube de Desconto do Servidor é um programa de benefícios que oferece abatimentos em produtos e serviços para funcionários públicos estaduais (ativos e inativos), além de pensionistas. O programa conta com cerca de 300 empresas parceiras, que atuam em 30 segmentos distintos. A relação completa dos parceiros e dos seus respectivos descontos está disponível no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br). Mais informações pelo telefone (71) 3116-9523.