Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO FAZ GOL DE LETRA AO INDICAR MORO PARA MINISTRO DA JUSTIÇA

Fortalecimento da Operação Lava Jato é muito importante para o país
01/11/2018 às 18:29
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A escolha do juiz federal Sérgio Moro para ser o novo ministro da Justiça por decisão do presidente Jair Bolsonaro representou um gol de letra e é natural que o PT faça protestos e a defesa de Lula prepare um possível habeas corpus após a sua nomeação. Uma coisa não tem nada com a outra e o processo que Lula foi condenado sobre o triplex de Guarujá está bem documentado e certamente não sofrerá altgerações. 

   2. Ora, dizer-se que Moro teria contribuido na eleição de Moro só tem algum fundamento se for analisada a Operação Lava Jato como um todo que colocou na cadeia várias personalidades acusadas de corrupção, não só do PT, mas também de outros partidos, como são os casos de Geddel Vieira Lima, Eduardo Cunha e Sérgio Cabral, além de empresários, doleiros, empreiteiros e outros. A Lava Jato, sim, contribuiu para aprofundar o antepetismo, pois, a população está farta de tanta roubalheira.

   3. O juiz Sérgio Moro certamente dará uma grande contribuição ao país como ministro da Justiça uma vez que as informações preliminares passadas à imprensa dão conta de que terá carta branca para agir e realizar projetos que contribuam para o fim da corrupção. Querer desqualificar Moro a essa altura do campeonato não tem a menor competência uma vez que o país sabe das qualidades e competência do juiz. 
                                                                         ****
   4. Uma grande homenagem vai marcar o Prêmio Núcleo Destaque 2018, que vai acontecer no dia 29 de novembro, na Pupileira, em Salvador. Maria Rita Lopes Pontes, sobrinha de Irmã Dulce e superintendente das Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) receberá o Troféu Personalidade Baiana, no evento que reunirá os maiores nomes do segmento de arquitetura e decoração na Bahia.

   5. Maria Rita, que tem o mesmo nome da tia, está desde 1992 à frente da missão iniciada por Irmã Dulce, quando mudou de cidade, profissão e vida. Quando o “Anjo Bom da Bahia” se foi, deixou uma lista com o nome de possíveis sucessoras. 

   6. A sobrinha, que morava no Rio de Janeiro e trabalhava como jornalista, encabeçava a lista e aceitou a incumbência de modo temporário. E nunca mais deixou a gestão da Osid. Desde então, Maria Rita adotou como missão de vida a manutenção e expansão das obras sociais, que em 1992 atendia 180 mil pessoas, mas que, atualmente, já passou da casa dos 6 milhões.

   7. A Prefeitura de Salvador deve lançar no início de 2019 edital de concurso público de prova e títulos para contratação de professores e coordenadores pedagógicos para a Rede Municipal de Ensino. De acordo com o secretário municipal da Educação, Bruno Barral, serão oferecidas, no total, 150 vagas, mas o certame tem objetivo de formar também cadastro de reserva.

   8. “Inicialmente, a contratação visa preencher vagas geradas pela ampliação da rede e por aposentadorias. Conforme surgirem novas demandas, iremos chamando os classificados no cadastro de reserva”, explica o secretário. Ele informa que o processo está em fase de contratação da banca organizadora.

   9. O vencimento inicial da carreira de professor de 40 horas na Rede Municipal de Salvador é de R$ 4.300 (valor composto pelo salário base mais 45% de Gratificação de Regência de Classe e 30% de Gratificação por Otimização do Tempo dedicado às atividades docentes em sala de aula. Voltado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, o concurso terá vagas para profissionais formados em Pedagogia e licenciados em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Educação Física, Artes Plásticas, Música, Dança, Teatro e Língua Inglesa.

   10. As ações de enfrentamento ao Aedes aegypti serão intensificadas pela Prefeitura de Salvador nas comunidades apontadas como de alta vulnerabilidade para dengue, zika e chikungunya na cidade. Nesta segunda-feira (05), a partir das 8 horas, agentes de combate às endemias da Secretaria Municipal da Saúde realizarão um grande trabalho de varredura no bairro do Caminho das Árvores, apontado no último Liraa como a localidade com maior infestação do mosquito na capital baiana – 5,3%. O ponto de encontro será na Rua Magno Valente (em frente ao Condomínio Aquárius).

   11. Durante a mobilização, os profissionais do Centro de Controle de Zoonoses intensificarão as visitas domiciliares na área, bem como, a identificação e eliminação dos criadouros em bocas de lobo, locais apontados como depósitos preferenciais para proliferação do inseto no bairro. Os agentes também farão a borrifação de inseticida para eliminar focos do mosquito em fase adulta.

   12. “Identificamos um enorme número de criadouros do Aedes em bocas de lobo na região do Caminho das Árvores, fato que contribui para o elevado índice de infestação na localidade. Pretendemos com a mobilização, eliminar num curto espaço de tempo grande parte dos focos do vetor para reduzir significantemente as chances da transmissão dessas arboviroses aos moradores da localidade”, explicou Isolina Miguez, subcoordenadora das Ações de Combate ao Aedes de Salvador.

   13. Estão abertas as inscrições para o Seminário de Educação Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que será realizado, gratuitamente, em Salvador, no dia 10 de novembro, das 8h às 12h, no Colégio Vitória Régia (Cabula). O encontro é aberto a professores e educadores em geral. As vagas são limitadas e a inscrição pode ser realizada até o dia 05 de novembro, pelo sitewww.vitoriaregia.net.

   14. O objetivo do seminário é discutir os próximos desafios e a implementação da BNCC na prática educacional. De acordo com a diretora geral do Vitória Régia, Sandra Miranda, “o BNCC é um documento que aponta os objetivos de aprendizagem dos alunos em cada etapa da educação básica e, ao mesmo tempo, dá autonomia às redes de ensino e aos professores para trabalhar conteúdos, conforme as especificidades regionais e locais”.

   15. Dentre os palestrantes, destacam-se: Nestor Maia, doutor em Educação pela Universidad Del MarChile; Sylvia Lacerda, consultora educacional; Verônica Costa, mestre em Educação pela UFMG; e Leonardo Roxo, consultor educacional.

  16. A disseminação do conhecimento como forma de proporcionar o surgimento de uma geração intelectualmente emancipada e pluralista foi o mote de mais uma edição do Programa Exposição Itinerante, do Museu Geológico da Bahia, realizada entre 29 de outubro e 1º de novembro, na 13ª Feira dos Municípios e 4ª Mostra de Iniciação Científica, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Bahia, (Ifba), campus Catu. O Museu Geológico é uma autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia (SDE).

   17. Cerca de 3,5 mil pessoas, em sua maioria estudantes, passaram pelas alas da exposição. Além de aprimorarem seus conhecimentos, os jovens também foram multiplicadores do saber. “Pudemos observar que muitos estudantes visitavam a feira pela manhã e à tarde retornavam com suas familiares e amigos para mostrar a estes o que mais gostaram”, conta Elizandra Pinheiro dos Reis, coordenadora da mostra itinerante do Museu Geológico.

   18. A Feira reuniu projetos de iniciação científica feitos pelos jovens com o objetivo de estimular e difundir a prática da pesquisa na educação básica e técnica para o desenvolvimento da educação científica no estado. A interação entre ciência, escola e comunidade promove um produtivo intercâmbio entre os interessados no conhecimento científico. Além das exposições, foram realizados minicursos e apresentadas pesquisas científicas realizadas por estudantes, sob a orientação de professores.

   19. Com o objetivo de conscientizar os servidores da Prefeitura sobre a comunidade LGBT, o Programa de Combate à LGBTfobia Institucional, coordenado pela Secretaria Municipal de Reparação (Semur), promoveu mais uma palestra na tarde desta quinta-feira (1º): desta vez, para os funcionários da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), no Parque da Cidade. A iniciativa visa promover o enfrentamento a este problema em todos os órgãos e entidades da Prefeitura.

   20. O evento contou com a presença do secretário da pasta, André Fraga, e do subsecretário João Leal. "Nós podemos ser atores do processo de levar mais amor às pessoas. Devemos ter a perspectiva de entender porque ocorre a discriminação. Às vezes, somos agentes desse preconceito, sem perceber", comentou o secretário de Cidade Sustentável.

   21. Vida Bruno, coordenador de Políticas e Promoção da Cidadania LGBT da Prefeitura, explica que a ideia é atingir todos os mais de 20 mil servidores da Prefeitura até 2020, para promover um atendimento especializado para a comunidade LGBT. "Tá funcionando; a coisa tá pegando. Tem que carregar essa energia para toda a cidade, não só quem reside aqui, mas os que vem de fora também", comentou.

   22. "Não dá mais pra continuar com esse pensamento [discriminatório]. Temos que seguir sendo atores dessa nova fase", concluiu o secretário André Fraga.