Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BAHIA E SALVADOR precisam mudar conceitos para encarar a era Bolsonaro

Novo governo federal pretende abrir o mercado e incentivar a iniciativa privada e a Bahia precisa estar atenta a esse novo modelo
29/10/2018 às 19:41
 MIUDINHAS GLOBAIS:

    1. A pergunta que muita gente está fazendo hoje é como ficará a situação do Estado da Bahia com o novo governo federal de Jair Bolsonaro, uma vez que as principais lideranças politicas do estado se posicionaram contra o ex-capitão reformado e eleito presidente?

   2. Ainda é cedo para se ter uma resposta mais abalisada sobre o que acontecerá uma vez que o novo governo, ainda na fase de pré-transição, não definiu as alianças políticas que fará para atuar politicamente no Congresso Nacional e é bem provável que nessa aliança estejam o DEM de José Ronaldo e ACM Neto, o PP de Ciro Nogueira, o PSD de Gilberto Kassab. Esses dois últimos partidos têm João Leão, vice-governador; e Otto Alencar nos seus quadros.

   3. Durante a última campanha presidencial as forças politicas integrantes da aliança com o governador Rui Costa (PT) apoiaram em bloco Fernando Haddad (PT). Em princípio, antes de Haddad ser sacramentado por Lula, este inelegível, Jaques Wagner, então candidato ao Senado e depois senador eleito, defendeu uma aliança de apoio a Ciro Gomes (PDT), que poderia ter sido fatal (Ciro/Haddad) para Bolsonaro/Mourão. 

   4. Mas, Lula vetou e disse que o candidato era ele na esperança de que o TSE aceitasse sua candidatura até 17 de setembro. Wagner, óbvio, recuou e passou a apoiar Lula/presidente e depois Haddad faltando 22 dias para o pleito.

   5. Rui Costa (PT), disparado na pesquisa contra José Ronaldo (DEM), fez sua parte e promoveu bons eventos para Haddad/Manuela, tanto no primeiro turno; quanto no segundo turno. E os resultados nas urnas também foram excelentes numa lavada de 72.5% contra 27.5% no segundo turno. 

   6. Além disso, Rui deu fortes declarações políticas contra Bolsonaro sobretudo quando o então candidato a presidente disse que a Bahia tinha roda presa e o governador exigiu respeito ao povo baiano. Rui e sua bancada, incluindo os dois senadores (Wagner/Coronel) vão fazer oposição a Bolsonaro até em função da estratégia já preliminarmente adotada pelo PT.

   7. Na outra ponta, Zé Ronaldo (candidato do DEM) apoiou Geraldo Alckmin, ele e o prefeito ACM Neto e só manifestaram apoio a Bolsonaro, de forma discreta, no segundo turno. João Henrique, desde o primeiro turno, era o bosonarista da Bahia, mas, sem votos, não conseguir agregar votos para si como aconteceu noutros estados na onda verde-e-amarela dada a sua falta de credibilidade. 

   8. Na Bahia, portanto, os votos de Bolsonaro foram dele, do antipetismo, do seu carisma e de sua campanha. Daí que ele também não deve e não tem compromisso político com ninguém salvo com a professora Edylene, de Feira de Santana, eleita deputada federal.

   9. A Bahia, com Rui Costa, faz a politica da socialização da pobreza - mais bolsas, mais hospitais, ajuda a agricultura familiar, recuperação de estradas, mais carros de policia, etc - mas falta algo voltado ao desenvolvimento do estado, geração de empregos, tecnologias, etc. 

   10. E na Prefeitura de Salvador, salvo algo relacionado ao turismo, a mesma coisa - recuperação de praças, de vias, de calçadões, etc - e falta algo mais ambicioso voltado para emprego e renda que é a questão principal.

   11. O nvo governo federal anuncia mais liberalismo, mais iniciativa privada, mais competição, mais negócios, e os outros estados elegeram governadores de olho nesse esquema casos em especial do Rio Grande do Sul, de Minas e São Paulo. Ou a Bahia muda sua forma de administração sendo mais agressiva com projetos nessse campo ou vai sofrer bastante, ou melhor dizendo não conseguirá bons investimentos em arividades produtivas. 
                                                                     *****
   12. Integrando à agenda do Novembro Negro promovida pelo Governo do Estado da Bahia, a Procuradoria Geral do Estado realizará, entre os dias 01 e 30 de novembro, uma série de atividades voltadas para a discussão e combate ao racismo e garantia e ampliação dos direitos da população negra e também alusivas  ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro.

   13. Dentre as ações destaca-se, no próximo dia 01, ás 10 hs, na sede do órgão, o lançamento do selo de combate ao racismo institucional. Durante o mês de novembro todos os processos que forem cadastrados no protocolo do órgão receberão o selo da campanha.

   14. Segundo o procurador geral do Estado Paulo Moreno Carvalho o objetivo da iniciativa é mostrar a Administração Pública e a sociedade civil em geral, o comprometimento da instituição com a causa e promover uma conscientização de todo o corpo funcional do órgão sobre a importância e necessidade de se discutir e combater o racismo em todas as suas formas.

   15. "O lançamento do  selo é um ato simbólico de protesto contra normas, políticas públicas e/ou práticas institucionais que apresentem conteúdo discriminatório ou que tenham efeitos negativos sobre a população negra no Estado. E não vamos parar por aqui, pois iremos adotar medidas regulamentares e administrativas adequadas para sanear as situações discriminatórias identificadas e prevenir a prática de novas discriminações", afirmou Moreno.

   16. A tão esperada inauguração de Natal com a chegada do Papai Noel do Shopping Barra acontece amanhã (30), às 18h. A partir das 16h o público já poderá esquentar o clima conferindo a performance dos personagens encantados no mall. Às 18h se iniciará o show musical Natal Azul no Polo Norte na área externa da entrada principal e o Papai Noel aparecerá para o público. 

   17. Ao final da apresentação, o Barra acende a sua iluminação temática na fachada juntamente com um show pirotécnico. A abertura da decoração acontece às 19h na Praça Central (Euvaldo Luz), com uma estética que foge do convencional, mantendo a sofisticação e encantamento característicos das decorações natalinas do Barra. 

   18. A aposta deste ano foi nas tonalidades de azul, cor que faz alusão ao clima polar da terra de origem do Papai Noel, além de exprimir serenidade, harmonia e estimular a criatividade.

   19. O presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) agradeceu na tarde desta segunda-feira, 29, via redes sociais, a mensagem do concorrente derrotado Fernando Haddad (PT). "Senhor Fernando Haddad, obrigado pelas palavras! Realmente o Brasil merece o melhor", escreveu o presidente eleito.

   20. Falar da culinária baiana é contar também um pouco da história do país. As receitas e os ingredientes como o dendê e o leite de coco, por exemplo, chegaram à primeira capital do Brasil ainda durante a colonização e a diáspora africana. 

   21. Outra matriz forte vem dos índios, com a utilização das frutas, plantas e peixes locais. Com o objetivo de contar essas e outras histórias, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), lança nesta terça-feira (30) o Desafio Cozinha de Raiz, em solenidade marcada para às 9h30 na Casa Salvador, localizada na Rua Almirante.Marques de Leão, 317, Barra. O prefeito ACM Neto estará presente. 

   22. O projeto está inserido no programa Salvador 360, dentro do eixo Cidade Criativa, e pretende enaltecer a cultura gastronômica da cidade, reafirmar a tradição e promover Salvador como um dos principais destinos gastronômicos de comida típica do Brasil. 

   23. O Desafio Cozinha Raiz será uma série transmitida pela internet através da qual chefs renomados da culinária de raiz soteropolitana vão convidar influenciadores digitais com pouco ou nenhum jeito na cozinha para preparar pratos famosos. 

   24. A Empresa Gráfica da Bahia (Egba) ampliará sua capacidade de atendimento, com instalação de um posto na mais nova unidade do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que será aberto até o fim deste ano no Shopping da Bahia, em Salvador. A medida vai promover a ampliação do horário para atender o cliente e, principalmente, facilitará o acesso aos seus serviços.

   25. Em uma área de 35m2, a Egba, que durante alguns anos atuou somente na sede, no bairro da Fazenda Grande do Retiro, prestará atendimento em Serviços Gráficos e em Certificação Digital. 

   26. Com previsão de atender até 20 clientes por dia em cada serviço, seis profissionais serão deslocados para o posto, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e também no sábado, das 9h às 13h. 

   27. No SAC, os clientes poderão fazer encomendas do tipo gráfica rápida (cartões de visita, papelaria etc) ou outras mais complexas, como impressão de livros. A emissão de certificados digitais também poderá ser feita no local, onde ainda será possível ter acesso a consultas no Diário Oficial do Estado.