Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO aparece com favorito na reta de chegada, mas nada definido

O Planserv recebeu ontem (25), pela sétima vez, o Prêmio Benchmarking, categoria Ouro, como melhor Operadora de Gestão do trade da saúde baiano,
26/10/2018 às 09:42
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Faltando pouco mais de 24 horas para as eleições presidenciais a expectativa é grande em torno do pleito uma vez que as pesquisas DataFolha e Ibope apontam um discreto crescimento de Fernando Haddad (PT) e também discreta queda de Jair Bolsonaro (PSL) diminuindo a distância entre os dois, numa tendência que ninguém sabe se aprofundará ou não. Já ao Instituto Paraná dá uma foga de 21.2% favorável a Bolsonaro o que, se for verdade, estaria a eleição sacramentada.

   2. Ainda deverá sair mais uma rodada de pesquisas neste sábado e aí poderemos ter mais clareza em relação ao quadro eleitoral. Os petistas falam numa virada e os bolsonaristas falam que a fatura está garantida. O melhor mesmo é esperar o domingo, data da eleição, para conferir o que acontecerá nas urnas.

   3. Haddad esteve em Salvador nesta sexta-feira na capital do estado em que o PT é favorito e obteve uma boa vantagem sobre Bolsonaro. Os politicos entendem que essa diferença será menor no segundo turno levando-se em conta que as eleições dos deputados já foram sacramentadas e a mobilização do eleitor seja menor. Ademais, historicamente, a eleição em segundo turno tem um indice de abstenção maior, o que poderá favorecer - na Bahia - um pouco Bolsonaro.

   4. Na Bahia não houve uma mobilização maior nem do governador e seus aliados em apoio a Haddad; nem da oposição no apoio a Bolsonaro ainda que Zé Ronaldo, candidato derrotado do DEM e que apoiou Geraldo Alckmin no primeiro turno tenha declarado apoio a Jair Bolsonaro. Na eleição de segundo turno não deve mudar muita coisa na Bahia.
                                                                       *****
    5. Com o objetivo de garantir a limpeza e a retirada de material eleitoral das ruas, a Prefeitura, por meio da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), promove uma operação especial, neste domingo (28), dia da votação do segundo turno das eleições 2018. Espalhados por toda cidade, 777 agentes de limpeza se encarregarão da higienização das vias. 

   6. Desse total, 286 estarão responsáveis pela varrição dos logradouros. Outros 491 agentes de esquipes especiais darão suporte nas demais ações da operação. Os trabalhos contarão com 20 caminhões coletores.

   7. As equipes estarão espalhas por toda cidade. No entanto, a maior concentração será nas proximidades dos colégios eleitorais. De acordo com a Limpurb, a operação será dividida em dois turnos: começa às 7h e segue até as 14h20. Após o primeiro período, os agentes voltam ao serviço às 15h, permanecendo no trabalho até as 23h20. 

   8. O efetivo estará distribuído pelos bairros do Canela, Corredor da Vitória, Garcia, Federação, Pernambués, Saboeiro, Saramandaia, Bonocô, Barbalho, Nazaré, Fazenda Grande do Retiro, Liberdade, Lapinha, Plataforma, Periperi, Paripe, Uruguai, Ribeira, Brotas, Rio Vermelho, São Gonçalo, Saboeiro, Cajazeiras, Jaguaripe, Itapuã, Abaeté, São Marcos, Imbuí e Boca do Rio.

   9. O Planserv recebeu ontem (25), pela sétima vez, o Prêmio Benchmarking, categoria Ouro, como melhor Operadora de Gestão do trade da saúde baiano, ficando à frente da Petrobras e da Central Nacional Unimed. 

   10. A solenidade, realizada no Solar Cunha Guedes (Corredor da Vitória), reuniu gestores do setor público, prestadores de serviços de saúde e empresários. O prêmio foi entregue à coordenadora geral da assistência, Cristina Cardoso. O Benchmarking é uma realização do Grupo Criarmed.

   11. “Agradeço o reconhecimento do mercado de saúde baiano e quero registrar que estamos completando essa gestão com muitas vitórias, mas com muito a ser feito”, disse a coordenadora. “Acredito que o Planserv está no trilho certo, se aproximando do beneficiário, apostando na prevenção, na segurança do paciente, na qualificação da rede, combatendo o desperdício, com a proposta de promover o diferente para os desafios de sempre”, completou.

   12. A prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, solicitou reforço à Polícia Militar “para garantir a ordem e a segurança” no município, desta sexta-feira (26) até o domingo (28), data em que se realiza o segundo turno das eleições 2018.

   13. Em documento enviado ao comandante da 52ª CIPM, major Fabrício Oliveira Silva, a prefeita pede atenção especial para a região de Vilas do Atlântico onde, na noite desta quinta-feira (25), homens armados promoveram arrastão e levaram pânico ao comércio local. Os assaltantes roubaram celulares e ameaçaram clientes.

   14. A prefeita destaca que a solicitação visa prevenir outras ocorrências semelhantes e garantir “que tudo aconteça na perfeita harmonia”.

   15. No dia 30 de outubro, Luisinha Brandão abre as portas da CASACOR Bahia para receber os diretores da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário da Bahia (ADEMI-BA). O encontro será uma oportunidade para o presidente Claudio Cunha e demais membros da entidade conhecerem as novidades da mostra e aproveitarem o final da tarde no local, com direito a pôr-do-sol e degustação no restaurante colaborativo da mostra.

    16. Com o tema “A Casa Viva”, a edição 2018 da CASACOR Bahia celebra o futuro e a era do compartilhamento, que chegou de vez ao mercado de habitação em todas as grandes cidades do mundo. Pela segunda vez, a mostra ocupa a Chácara Baluarte, um charmoso casarão histórico localizado no Santo Antônio Além do Carmo e datado do século XIX, com vista para a Baía de Todos os Santos. A mostra segue até o dia 11 de novembro, funcionando de terça a domingo das 16h às 21h. A entrada custa R$ 40,00.

   17. O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, afirmou hoje, 26, esperar uma declaração "dura" de apoio do ex-governador do Ceará, Ciro Gomes (PDT), a seu favor na disputa contra o rival Jair Bolsonaro (PSL). 

   18. O pedetista ficou em terceiro lugar no primeiro turno de votação. Em seguida, viajou para a Europa. O retorno ao Brasil está previsto para as próximas horas.

   19. Lula negou o apoio a Ciro e agora o PT quer o apoio de Ciro. É a vida. O PT não dá encosto a ninguém, mas, sempre deseja.

   20. O prefeito ACM Neto vota às 11h deste domingo (28), na Faculdade de Administração da Ufba, no Vale do Canela.

   21. A Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) realiza ao longo do ano diversas ações para sensibilizar a população sobre a importância da inscrição no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome).  O Brasil possui o terceiro maior banco de doadores de medula óssea do mundo, com mais de 4,6 milhões doadores cadastrados.

    22. Segundo a coordenadora de Hemoterapia da Hemoba, Iraildes Santana, a Bahia ocupa a segunda posição entre os estados do Nordeste em relação ao número de cadastros de doadores de medula óssea, que hoje está em cerca de 160 mil voluntários cadastrados no Redome.

    23. Ela ainda explica que a medula óssea pode ser utilizada para o tratamento de cerca de 80 doenças. “A medula óssea é considerada a fábrica do sangue, é onde estão as células pluripotentes do sangue. Algumas doenças como leucemia, linfomas, encontram na utilização da medula óssea uma forma de tratamento. Porém, a grande dificuldade no transplante da medula óssea é encontrar um doador compatível. A média geral é de um doador compatível para cem mil”.

    24. O cadastro pode ser feito por qualquer pessoa entre 18 e 55 anos de idade e para isso basta comparecer a uma unidade da Hemoba com documento oficial com foto. No momento do cadastro serão coletados 5 ml de sangue para realização dos primeiros testes. Para obter mais informações sobre o procedimento de cadastro e os postos de coleta basta acessar o site www.hemoba.ba.gov.br