Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

IBOPE DÁ SINAIS DE QUE ELEIÇÃO PRESIDENCIAL está aberta e acirrada

O temor de que a Ford pudesse deixar Camaçari teria sido resolvido em Brasília
24/10/2018 às 10:08
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Eleição não se ganha de véspera. Muitos bolsonaristas acreditavam que seria uma passeio este segundo turno contra Fernando Haddad (PT) e falavam até numa diferença de 20 milhões de votos. A pesquisa Ibope de ontem mostrou que não é bem assim e aponta sinais de queda de Bolsonaro em alguns segmentos da sociedade e na região Norte e um crescimento ainda que moderado de Haddad. 

   2. Ou seja, o passeio não haverá e os seguidos erros de politicos e militares ligados a Bolsonaro, em especial seu filho, só tem prejudicado o candidato nesta reta de chegada. A noticia alvissareira é de que Bolsonaro cresceu de 33% para 34% na região Nordeste e Haddad caiu de 57% para 53%. Em compensação, Bolsonro caiu 58% para 54% no Sudeste e Haddad subiu e 29% para 31%.

   3. Faltando 4 dias para a eleição ainda que Bolsonaro tenha uma vantagem enorme sobre Haddad no cômputo geral de 57% para 43% não se pode dizer que o pleito esteja definido, pois, ainda há 9% de indecisos e cabeça de eleitor é uma das coisas mais difíceis de se entender. 

   4. Veja o caso do Rio de Janeiro onde Witzel parecia que daria uma'surra' de votos em Eduardo Paes e a diferença caiu abruptamente. No caso da eleição presidencial a estratégia do petista em desclassificar o candidato do PSL (quem conhece não vota nele) está dando resultados. Se vai conseguir o objetivo final são outros quinhentos, mas, vitória de enxurrada não acontecerá em nenhum dos dois protagonistas. A eleição marcha para disputa acirrada.

   5. Em nossa opinião, um erro estratégicos de Bolsonaro é discutir questões governamentais e formação de equipe antes mesmo de ser considerado eleito. FHC sentou-se na cadeira de prefeito de SP antes do tempo e o eleito foi Jânio Quadros. O correto seria ele está cuidando de sua campanha, ir aos debates, enfrentar o adversário tete-a-tete e deixar as questões governamentais para depois, isso no caso de ser eleito. 

   6. Haddad age milimetricamente, agora, sem Lula, com mais personalidade e procurando alianças políticas até com FHC. É isso, o pleito está aberto e só será decidido no domingo.
                                                                     ******
   7. O deputado estadual soldado Prisco passará por procedimento cirúrgico de angioplastia, após ser constatado o entupimento parcial de uma das veias do coração, durante um exame de cateterismo, na manhã desta quarta (24).

   8. O deputado está internado no Hospital Santa Izabel sem previsão de alta médica. Prisco vinha sentindo leve incômodo na região do peito e cansaço, mas adiou a realização de exames em decorrência da campanha que garantiu sua reeleição a deputado estadual da Bahia. Esta é a terceira vez que o parlamentar é submetido a cateterismo em decorrência dos problemas com o coração.

   9. Um sargento da Polícia Militar é um dos finalistas do Prêmio Servidor Cidadão 2018, destinado a servidores públicos estaduais que desenvolvem ações ou projetos de caráter voluntário visando à melhoria da qualidade de vida da população baiana. A solenidade de premiação acontece nesta quinta-feira (25), às 15h, no auditório do Centro de Operações e Inteligência da SSP.

   10. O sargento PM Malherbe Alessandro, lotado na 68ª CIPM, que está há 26 anos na Corporação, concorre com o projeto “Sítio Atalaia”, uma comunidade terapêutica que acolhe pessoas em situação de rua e que se envolveram com drogas.

   11. O projeto funciona em um sítio alugado na rodovia BR-415, entre as cidades de Ilhéus e Itabuna, e se mantém com recursos do sargento e de doações da comunidade e de familiares, atendendo moradores de Ilhéus e de outras cidades da região cacaueira.

   12. O deputado federal Márcio Marinho participou, nesta quarta-feira (24), da Comissão Mista do Senado Federal que aprovou a Medida Provisória 843/2018,  que busca incentivar a instalação e manutenção de empresas do setor automobilístico no Brasil.

    13. O parlamentar realizou algumas reuniões com a bancada da Bahia e com o diretor da Ford no Brasil, Rogelio Golfarb, para juntos analisarem o texto da MP, que  para o republicano prioriza o Nordeste, principalmente a região de Camaçari, possibilitando a geração de novos empregos no setor. "É uma conquista importante para todos nós e principalmente para a região da Bahia, pois vai gerar mais de 10 mil novos empregos, possibilitando que muitos tenham seu primeiro emprego" destacou.

    14. Na região de Camaçari-BA há uma cadeia automotiva com mais de 25 empresas, empregando mais de 12 mil pessoas. A aprovação da MP possibilitará a criação de mais empregos no setor.

   15. Em mais uma operação de combate a fraude no consumo de água, técnicos da Embasa, acompanhados de policiais civis, militares e do Departamento de Polícia Técnica, encontraram, nesta quarta-feira (24), uma fraude na rede distribuidora abastecendo um centro comercial na Avenida Dom João VI, em Brotas.

   16. O imóvel, onde funcionam seis estabelecimentos comerciais, como açougue, lanchonete e barbearia, está com um débito atualizado de cerca de R$ 175 mil. A fraude consistiu em uma reabertura indevida da ligação, que havia sido cortada por falta de pagamento. “Retiramos a tubulação clandestina e iremos calcular a multa que será aplicada ao responsável, que levará em consideração os prejuízos causados pela fraude”, explicou Israel Martins, gerente comercial da Embasa.

   17. Durante a inspeção, provas foram coletadas pela polícia técnica para serem utilizadas no inquérito policial. O proprietário foi intimado a depor na 6ª Delegacia Territorial, em Brotas.

   18. Além dos casos suspeitos, identificados por meio das análises de consumo e do cruzamento de dados no sistema comercial, a empresa conta com o apoio da população, que pode denunciar sigilosamente as situações de fraude pelo 0800 0555 195.

   19. O deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), reeleito no pleito no último dia 7 de outubro, reiterou a posição do PT para este segundo turno, citou a carta do ex-presidente Lula e disse que os movimentos sociais vão ajudar o presidenciável Fernando Haddad (PT) a se eleger no próximo domingo (28). Nesta quarta-feira (24), Assunção usou trechos da nova carta de Lula direcionada ao povo brasileiro sobre a importância de se ter um governo voltado para o povo.

   20.  “O presidente Lula é um preso político, liderava todas as pesquisas de intenção de voto para o cargo maior da nação e teve seu registro cassado injustamente. Outros políticos conseguiram se candidatar em situação pior que a dele, mas temos Haddad no comando e vamos vencer esse pleito para retomar a democracia”, salienta.

   21. A bancada da Bahia no Congresso Nacional deu uma grande demonstração de união e, atuando em conjunto, conseguiu resolver os entraves causados por uma emenda, inserida na MP 843/2018, que colocava em risco a fábrica da Ford em Camaçari. 

   22. Na manhã desta quarta-feira, na Comissão Mista que analisou a Medida Provisória, após vários dias de negociação, foi aprovado o relatório do deputado Alfredo Kaefer (PP/PR), com as alterações solicitadas pela bancada baiana. O vice-presidente da Ford, Rogélio Golfarb, participou das negociações. O texto, agora segue para o Plenário da Câmara.

   23. A MP 843/2018 visa instituir uma nova política industrial para o setor automotivo, mas havia uma disputa entre a Ford e a Fiat Crysler, com sede em Pernambuco. Uma emenda incluída no texto propunha limitar os créditos apenas ao valor do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o que beneficiaria apenas a Fiat, que produz os Jeeps Compass e Renegade e a caminhonete Fiat Toro, de maior potência e valor de venda, e que pagam mais IPI (em torno de 25%). Essa medida seria péssima para a Ford que, em Camaçari, fabrica veículos de menor potência, como o Ford Ka e o Ecosport, que pagam menos IPI (cerca de 8%).

   24. Após dias de negociação, a emenda foi retirada do texto e o problema foi resolvido. O deputado federal reeleito, e ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano (PT), participou de toda a negociação, junto com outros integrantes da bancada baiana.

   25. “Estamos plenamente satisfeitos. Nosso objetivo nunca foi prejudicar Pernambuco, mas sim, defender a Bahia. Por isso, negociamos muito e chegamos a um resultado bom pra todo mundo. A Ford, na Bahia; e a Fiat, em Pernambuco; tiveram suas demandas atendidas. Ganharam todos e nós lutamos pelos interesses de Camaçari e da Bahia”, explicou Caetano.

   26. A ACBEU promoverá no próximo dia 26, uma sexta-feira, a Halloween Party, com o objetivo de divertir os estudantes e ampliar o aprendizado de forma lúdica e criativa. O evento exclusivo para alunos da ACBEU, com faixa etária dentre 7 e 12 anos, ocorrerá na sede da Magalhães Neto, das 17h às 20h. A Halloween Party possui uma programação diversificada com atividades distribuídas nas salas de aula que promovem a prática do inglês dos estudantes, pista de dança e um concurso de fantasias. Os ingressos já estão à venda em todas as unidades, entre os dias 16 e 25 de outubro.