Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SEGUNDO SOL chega ao fim e nem isso o turismo baiano soube aproveitar

A novela da Rede Globo mostra diariamente imagens belíssimas de Salvador da Bahia
22/10/2018 às 19:07
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. A novela Segundo Sol com imagens belíssimas de Salvador e uma trama ardilosa está chegando ao final com audiências nas alturas, mas, infelizmente, os órgãos oficiais de turismo da Bahia não souberam aproveitar esse momento que já dura meses para produzir um marketing de oportunidades. São milhões de brasileiros vendo todos os dias as imagens da capital baiana, cada uma melhor do que a outra, o que representa uma propaganda gratuita para Salvador das melhores.

   2. Nada no entanto aconteceu em termos de aproveitar esse 'deixa' e incentivar com campanhas uma visita a Salvador. É uma pena porque isso poderia resultar em mais negócios para a cidade justamente quando o turismo está capenga, anuncia-se um provável fechamento do Othon Pálace, um hotel emblemático na cidade, e salvo o réveillon que vai acontecer no final do ano nada existe de atrativo na capital baiana.

   3. Nem é preciso repetir que Salvador continua sem um calendário anual de eventos mês a mês e o turismo vive do Carnaval, de ano em ano, assim mesmo ultimamente perdendo espaços para o Rio e SP que aprenderam a fazer carnavais de rua melhores e mais baratos e democráticos do que os de Salvador.

   4. É impressionante que Salvador, uma cidade religiosa com um patrimônio arquitetônico e cultural da igreja católica, a Arquidiocese Primaz do Brasil, não consegue ter eventos religiosos de porte salvo a Lavagem do Bonfim que, mesmo assim, perde de longe em religiosidade e fé ao Cirio de Nazaré, de Belém. A Semana Santa que poderia ser fantástica é um vazio na cidade e temos a mais bela e a mais rica catedral do país.

   5. Segundo Sol deve findar-se na próxima semana e deixará imensa saudade aos brasis que dos seus estados ficam se perguntando o que representam aquelas paisagens e como visitá-las.
                                                                           *****
   6. A Astramab (Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia) informa  que ainda não existe previsão para as operações desta terça-feira (23) da travessia Salvador-Mar Grande e para as escunas de turismo que fazem o tradicional passeio pelas ilhas da Baía de Todos os Santos. Tudo vai depender da melhoria do tempo e, consequentemente,  das condições de navegação  na Baía de Todos os Santos. Se o tempo melhorar, os serviços serão retomados.

   7. Esses dois serviços não funcionaram no domingo (21) e nesta segunda-feira devido ao mau tempo, com mar agitado e fortes ventos, que tornaram as condições de navegação na baía impróprias para as embarcações.

   8. O Facebook removeu nesta segunda-feira, 22, um grupo de 68 páginas e 43 contas da rede social que, juntas, formavam a maior rede pró-Bolsonaro da internet. Segundo a empresa, os donos dessas páginas violaram as políticas de autenticidade e spam ao criar contas falsas e múltiplas contas com os mesmos nomes para administrar essa rede. O conteúdo compartilhado pelas páginas não teve influência sobre a decisão do Facebook.

   9. Estudantes da rede estadual estão participando de diversas atividades para a preparação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que acontece nos dias 4 e 11 de novembro. Nesta segunda-feira (22), alunos participaram do último dia do terceiro ciclo dos Aulões ENEM 100%, realizado em cinco dias, onde envolveu 1.600 estudantes de 40 colégios estaduais, no auditório da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com transmissão ao vivo pela internet.

   10. No interior, unidades também realizam uma programação com aulões que abordam as diversas áreas do conhecimento, como no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Vale do Jequiriça, em Amargosa, que conta com a parceria da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). 

   11. Para o estudante Diego Gabriel, 18 anos, do 4º ano do curso técnico de nível médio em Enfermagem, do CETEP do Vale do Jequiriça, as atividades são fundamentais para a preparação dos alunos. “Essas atividades extras aprimoram o nosso conhecimento porque acabam sendo o momento de conferir os últimos detalhes. A atividade também tem uma característica mais descontraída, o que acaba resultando em uma ação mais dinâmica para os envolvidos”, contou.

   12. O vereador Edvaldo Brito (PSD) apresentou na sessão de hoje (22.10) da Câmara Municipal Moção de Congratulação pelos 49 anos de fundação do jornal Tribuna da Bahia, que circulou pela primeira vez no dia 21 de outubro de 1969. 

   13.  A proposta foi aprovada por unanimidade. Brito destacou o excelente serviço público e a atuação sempre em defesa da democracia que marcam essas quase cinco décadas do periódico levando informação aos baianos: “congratulo-me pelas comemorações especialmente por ser um veículo de excelente divulgação dos fatos políticos do estado e, de modo particular, das atividades desta Câmara Municipal de Salvador”.

   14. A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) divulga o resultado da Pesquisa de Emprego e Desemprego no segmento da população jovem na Região Metropolitana de Salvador (PED-RMS). A Pesquisa de Emprego e Desemprego é analisada pela SEI em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), a Fundação Seade do Estado de São Paulo, a Secretaria de Trabalho do Estado da Bahia (SETRE), e conta com o apoio do Fundo de Amparo ao Trabalhador do Ministério do Trabalho.

   15. A população jovem da RMS, com idade entre 15 e 29 anos, diminuiu em 7,5% entre os anos de 2010 e 2017. Contrariamente a esse comportamento, a população adulta (formada por pessoas com 30 anos e mais), apresentou tendência ao crescimento, registrando incremento de 27,5% entre esses anos. 

  16. Tais resultados fizeram com que a População em Idade Ativa (PIA) aumentasse 15,3% no período. Esses movimentos populacionais advêm do processo de transição demográfica na RMS e resultam no envelhecimento da população. A parcela relativa de jovens na PIA, que havia sido de 35,0% em 2010, diminuiu para 29,3%, em 2016, e 28,1% em 2017, enquanto a de adultos cresceu de 65,0% para 70,7% e 71,9%, respectivamente.

   17. A taxa de participação – indicador que estabelece a proporção de pessoas com 15 anos ou mais no mercado de trabalho na condição de ocupadas ou desempregadas –, embora relativamente estável entre 2016 e 2017, apresentou trajetória de descenso no médio prazo, passando de 65,3%, em 2013, para 61,9% em 2017. 

   18. A taxa de participação dos jovens também decresceu, porém com menor intensidade, ao passar de 67,1% para 64,0% no mesmo período. Além disso, a taxa de participação dos jovens aumentou em 2017 em relação a 2016, quando foi de 62,8%.

   19. Agentes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) já removeram de Salvador 405 piquetes irregulares só este ano. São instalações que desrespeitam a legislação municipal espalhadas por diversos bairros da capital baiana. Segundo a pasta, já foram realizadas 110 operações de fiscalização este ano, e todo o material apreendido é levado a um depósito da Sedur, no bairro Dois Leões.

   20. No momento da fiscalização, se o imóvel ou estabelecimento não possuir a autorização da Superintendência de Trânsito do Salvador (Transalvador) para a instalação, os fiscais da Sedur removem imediatamente os piquetes. A pasta realiza diariamente ações de fiscalização em Salvador, com o objetivo de garantir que os equipamentos não sejam instalados de forma irregular e em local onde são proibidos.

   21. Qualquer pessoa pode fazer a solicitação para instalação de piquetes junto à Transalvador, desde que seja responsável pelo passeio onde o equipamento será instalado. O órgão irá realizar um estudo técnico do local desejado para verificar se todas as normas são atendidas. 

   22. Para dar entrada na solicitação, é necessário apresentar: cópia da carteira de identidade do solicitante; cópia do comprovante de IPTU e residência; planta de localização da via onde se localiza o imóvel; comprovante de pagamento do preço público – DAM.

   23. A Academia de Letras da Bahia promove sessão especial nesta terça-feira, dia 23 de outubro, às 18 horas, para homenagear Edivaldo Boaventura, acadêmico e um das mais notáveis personalidades do cenário cultural baiano. Boaventura faleceu em 22 de agosto, deixando uma obra de valor incontestável para o mundo das letras e da cultura. A sessão terá como orador o acadêmico João Eurico Matta.

   24. Edivaldo Boaventura teve uma vida dedicada à Ciência, à Educação e à Cultura.  Destacou-se como autor de muitos livros e artigos científicos, contribuiu para a criação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e atuou como professor emérito da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi secretário de Educação do Estado da Bahia,  presidiu a Academia de Letras da Bahia (ALB) de 2007 a 2011 e foi membro fundador  e vice-presidente da Academia de Ciências da Bahia. Durante muitos anos atuou como diretor geral do jornal A Tarde. 

   25. Entre as cerca de 40 obras literárias escritas por ele, destaque para "Castro Alves: um parque para o poeta", "Jorge Calmon - o jornalista" e "A construção da Universidade baiana: origens, missões e afrodescendência". Em nível internacional, tomou posse em 2006 como membro da Academia de Ciências de Lisboa (Portugal).