Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

PESQUISA DATAPODER: JAIR BOLSONARO 64% VOTOS VÁLIDOS E HADDAD 36%

Veja o que vai funcionar no Shopping Barra no Dia do Comerciário
19/10/2018 às 19:24
MIUDINHAS GLOBAIS:

1. O candidato do PSL à Presidência, Jair Bolsonaro, aparece com 64% dos votos válidos, contra 36% do petista Fernando Haddad, de acordo com pesquisa do "DataPoder360" divulgada nesta sexta-feira (19).

2. Essa é a primeira pesquisa do instituto no segundo turno da eleição presidencial. Simulação de segundo turno entre Bolsonaro e Haddad feita entre os dias 3 e 4 de outubro, portanto antes do primeiro turno realizado no dia 7, mostrava o ex-capitão do Exército com 51% dos votos válidos, contra 49% do petista.

3. Quando considerados os votos totais, de acordo com o levantamento do DataPoder360, Bolsonaro soma 57% e Haddad tem 31%. Brancos e nulos somam 9% e o percentual dos que não sabem ou não responderam é de 3%.

4. O DataPoder360 entrevistou 4 mil pessoas por telefone entre quarta e quinta-feira. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais. O segundo turno da eleição está marcado para o dia 28 de outubro.
                                                    ******

5. Idealizadores de projetos com uma visão positiva e inovadora sobre a sustentabilidade têm até terça-feira (23) para inscrever suas ideias no maior festival de mobilização e educação para a sustentabilidade da América Latina, a Virada Sustentável 2018. As inscrições de projetos, apoio ou parceria, e demais informações sobre o edital estão disponíveis no site Virada Sustentável. O evento acontece entre os dias 29 de novembro e 2 de dezembro.

6. A iniciativa é realizada pelo movimento Salvador Meu Amor, com apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Ministério do Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Salvador; por meio da Secretaria de Cidade Sustentável e Inovação (Secis), com copatrocínio de Liberty Seguros e o apoio da Booking.

7. Para o secretário da Cidade Sustentável e Inovação, André Fraga, o evento busca integrar o cidadão com a cidade através do tema sustentabilidade, tão presente no cotidiano de Salvador. “Acreditamos que a cada edição da Virada que é realizada aqui na nossa capital, cada vez mais setores da sociedade se engajem em prol de um ambiente urbano e sustentável, o que é melhor para todos", frisa.

8. Até agora, mais de 100 projetos estão sendo mapeados, incluindo ações de conscientização e educação ambiental, projetos de formação de crianças e jovens, vivências, promoção do acesso à cultura e resgate da cultura popular.

9.  Os critérios de seleção levam em conta, além do alinhamento dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a relação com a comunidade na qual cada projeto está inserido, com a cidade e a sustentabilidade.

10. Membros do grupo de ginástica e dança de salão da Superintendência de Desportos de Estado (Sudesb) participaram, na manhã desta terça-feira (16), de um treinamento de primeiros socorros e aprenderam como agir em caso de queda, mal súbito, infarto e Acidente Vascular Cerebral (AVC). Os cerca de 200 alunos receberam as instruções no bairro da Liberdade, em Salvador.

11. “Essa é uma turma com muitos idosos que moram sozinhos e que muitas vezes necessitam do atendimento de uma pessoa de fora. A ideia surgiu a partir da sugestão de uma professora. Alguns desses idosos não sabem o que fazer com um simples engasgo ou uma queda no banheiro. Aqui eles aprendem como se prevenir dessas fatalidades e até mesmo socorrer algum vizinho”, explicou a coordenadora de Educação Esportiva da Sudesb, Gisele Henriques.

12. O palestrante e bombeiro Samuel Mattos destacou que o treinamento apresentou “noções básicas que podem salvar a vida de muitas pessoas, já que os participantes dessa palestra vão se tornar agentes multiplicadores desses conhecimentos dentro de suas famílias e amigos”.

13. Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Sífilis, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através do Serviço de Atendimento Especializado (SAE) São Francisco, realizará testes rápidos para detecção da sífilis, HIV e hepatites virais, na Feira Social de Serviços, neste sábado (20), das 9h às 14h, no estacionamento VIP da Arena Fonte Nova. 

14. Além dos exames, o público contará com a dispensação de preservativos e orientações sobre saúde sexual e reprodutiva. Os pacientes com sorologia positiva serão encaminhados para o tratamento gratuito na rede de atenção especializada ofertada pela Prefeitura.   

15. Desde 2016, o Brasil vive uma epidemia de sífilis, uma doença sexualmente transmissível causada por uma bactéria que pode levar a problemas de fertilidade e até a morte, se não tratada. Em Salvador, apesar da redução acentuada do número de casos - 428 ocorrências notificadas de janeiro a julho de 2017 contra 284 episódios identificados no mesmo período desse ano -, a capital baiana ainda apresenta o índice de incidência superior à média nacional. 

16. No Brasil, a taxa de detecção da doença é de 6,5 a cada mil crianças nascidas vivas. Já em Salvador, o indicador é superior a 16 por mil nascidos vivos.

17. “Esse número se reflete principalmente nos jovens pelo baixo uso de preservativos, tanto feminino como masculino. Isso está relacionado ao fato dessa geração já ter nascido em uma época que já existia tratamento e não se preocupar com a proteção durante o sexo. 

18. Outro problema é que muita gente não finaliza o tratamento para controle da sífilis, passando para outras pessoas, aumentando o alcance de exposição do vírus”, explicou subcoordenadora da Rede Laboratorial, Olivette Borba.

19. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, acompanhado da deputada estadual Ângela Sousa, juntamente com técnicos da Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra), incluindo o secretário Marcus Cavalcanti, visitaram as obras da nova ponte que liga o centro de Ilhéus ao bairro do Pontal, nesta sexta-feira (19). 

20. O objetivo foi acompanhar o andamento da construção da primeira ponte semi-estaiada da Bahia. Atualmente, 260 profissionais estão atuando na construção. Além disso, o equipamento vai contribuir para o escoamento da produção agrícola, principalmente do cacau, e no desenvolvimento turístico do litoral sul do estado.

21. A obra está com 55% de execução e vai atender 511 mil moradores de Itabuna, Uma, Canavieiras, Buerarema, Itacaré e Uruçuca, junto com Ilhéus. O investimento é de mais de R$ 98 milhões. Com 533 metros de comprimento e 24,6 metros de largura, a nova ponte terá passeio, canteiro central, uma ciclovia e pista dupla nos dois sentidos. 

22. Também está sendo feito um acesso viário com cerca de três quilômetros distribuídos na zona central e Sul. A previsão de conclusão da etapa de pavimentação é para dezembro deste ano. Já a nova ponte está prevista para o segundo semestre de 2019, segundo o Governo do Estado.

23. “Ilhéus já merecia esse equipamento que vai projetar a cidade para um futuro muito mais promissor. Quem anda por aqui percebe a necessidade de uma obra como esta. A nova ponte é o resultado de várias iniciativas políticas que vão culminar na melhoria da trafegabilidade urbana. Esse é um processo de reconstrução, melhorias dos setores da nossa cidade. 

24. Vamos trabalhar muito para fazer acontecer o que há anos não acontece, e parte desse resultado vai acontecer em 2019, quando celebraremos a entrega deste equipamento”, sublinhou.  

25. Em função do Dia do Comerciário, comemorado na próxima segunda-feira, 22 de outubro, o Shopping Barra informa o seu horário especial de funcionamento:

 Segunda-feira, 22.10

Lojas -  Fechadas

Cinema – Funcionamento normal ( consulte nosso site www.shoppingbarra.combr )

ACBEU – Funciona das 8h às 22h

Praça de Alimentação – Funciona das 12h às 21h

Barra Gourmet e Restaurante Madero – Funcionam das 12h às 23h

SAC – Fechado