Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ACM NETO abandona campanha Zé Ronaldo na reta de chegada da campanha

Angelo Coronel diz que vai trabalhar até sábado para ser o segundo senador mais votado
03/10/2018 às 09:33
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. (ESTADÃO CONTEÚDO) O prefeito de Salvador e presidente nacional do DEM, ACM Neto, abandonou a campanha do candidato do seu partido ao governo da Bahia, José Ronaldo. A decisão foi tomada após o postulante, principal nome de oposição ao PT no Estado nas eleições 2018, declarar voto no candidato do PSL à Presidência da República Jair Bolsonaro. 

   2. A declaração, que ocorreu na noite de terça-feira, 2, durante debate entre os candidatos na TV Bahia, afiliada da TV Globo pertencente à família de ACM Neto, irritou tanto o prefeito de Salvador que fez ele cancelar atos de campanha ao lado de Ronaldo. Os dois não se falaram desde o acontecido – o que não deve acontecer tão cedo, dizem interlocutores.

   3. Uma viagem a Irecê, na qual o prefeito marcaria presença, foi tirada da agenda dele. Um dos principais articuladores do apoio do Centrão ao candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, Alckmin, ACM Neto é coordenador político da campanha do presidenciável tucano. Foi por causa de uma negociação entre os dois que PSDB e DEM decidiram unificar suas candidaturas na Bahia. 

   4. Apesar disso, o candidato ‘bancado’ por ACM Neto para disputar o governo do Estado sempre flertou com Bolsonaro, sem deixar claro para qual presidenciável fazia campanha de fato. A declaração de voto no capitão da reserva durante o debate foi apenas a gota d’água. Nas considerações finais, Ronaldo disse que “Bolsonaro representa o desejo de mudança”. 

   5. Nos bastidores, a aliados, o prefeito soteropolitano acusou Ronaldo de agir com “deslealdade” e disse que se sentiu traído pelo candidato, a quem ungiu pessoalmente como postulante ao Palácio de Ondina, garantindo a ele estrutura partidária e suporte político para a disputa. Contrariado, ele não escondeu o constrangimento com a situação. Depois de sair do estúdio sem falar com ninguém, o prefeito tratou logo de se desvencilhar da polêmica e reafirmar, por meio de nota, que está ao lado de Alckmin até o final da campanha.

   6. “Eu não tinha conhecimento de que ele declararia esse voto, não concordo e isso não representa a posição do Democratas. Eu tenho absolutamente lealdade a esse projeto e às minhas convicções”, afirmou o prefeito de Salvador ao Estado. Depois de dizer na noite de terça-feira que a posição de José Ronaldo era “isolada” dentro do DEM, Neto disse, na tarde desta quarta-feira, 3, que não precisa se explicar ao ex-governador de São Paulo, já que, disse, Alckmin conhece seu compromisso político. 

   7. ACM Neto disse ainda que acompanhará o candidato tucano no debate da TV Globo, na noite de quinta-feira, 4. Ele não participará, portanto, do último debate entre os candidatos ao governo da Bahia, no mesmo dia, na TV Aratu, afiliada do SBT no Estado. Do outro lado, abandonado pelo seu principal cabo eleitoral, José Ronaldo afirmou que sua posição visa “derrotar o PT” nas eleições 2018. “Estou repetindo o que estou ouvindo das ruas”, afirmou o democrata. 

   8. “O prefeito ACM Neto saberá se posicionar na hora certa”, disse o candidato do DEM, afirmando que “certamente Bolsonaro saberá governar o País melhor que Fernando Haddad”.
                                                                 *****
   9. “Não tem nada ganho. Eleição é igual à partida de futebol: só se ganha quando o juiz apita, que no caso das eleições é a última urna fechada. O fato de estar em segundo lugar, somente atrás do ex-governador Jaques Wagner nas intenções de votos, na pesquisa divulgada hoje (03.10) pelo Instituto Real Time Big Data/TV Record, não muda nada.

  10. - Vamos trabalhar até à meia-noite de sábado, já que, no domingo, é proibida terminantemente a boca de urna. O governador Rui Costa tem a possibilidade de ter 80% dos votos válidos, mas ele não para. Parece um menino, tal a vitalidade e disposição de militar, de buscar o voto do eleitor. 

  11. - Eu e Wagner, juntamente com Leão e Otto Alencar, estamos trabalhando para chegarmos próximos aos votos que ele vai ter, por merecimento, porque é o maior governador da Bahia de todos os tempos, acima de Jaques Wagner, ACM, Roberto Santos, Waldir Pires, Otávio Mangabeira e J.J.Seabra”, elogiou o candidato da Coligação MAIS TRABALHO POR TODA A BAHIA, Angelo Coronel, em caminhada pelos municípios de Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Caturama, Macaúbas e Boquira.

   12. Angelo Coronel revelou que cresceu, segundo o Instituto Real Time Big Data, de praticamente zero para o segundo lugar, somente atrás de Wagner, porque deu certo a estratégia da campanha de casar o voto do eleitor que vota em Rui Costa para governador e em Wagner para Senador. “Como sou o menos conhecido de todos – nunca fui governador, ministro nem cantor – os baianos agora é que passam a me conhecer. E a me apontar, de forma crescente, como o seu segundo senador, ao lado do Galego. 

   13. Nessa reta de chegada, outro objetivo do nosso time é aumentar na Bahia o percentual de votos para o nosso candidato à Presidência da República, Fernando Haddad, que seguramente estará disputando o segundo turno, no dia 28, além de garantir uma bancada forte de deputados estaduais e federais. Toda a sorte de injustiças que cometeram contra o presidente Lula será reparada com a vitória de Rui e Haddad nas urnas”, avaliou o candidato ao Senado pelo PSD.

    14. O candidato também não quis comentar a inesperada debandada do candidato a governador pelo DEM, que retirou o seu apoio à candidatura de Geraldo Alckmin. “Cada um com seus problemas. As rachaduras do grupo deles têm que ser consertadas por eles, não por nós. Nosso time é unido, cuidando da nossa vida, com propósito e estratégia definidos, sob o comando de um só líder: Rui Costa. 

   15. Aqui não tem essa de cada um fazer o que quer. E não é por autoritarismo, não, mas porque pelejamos juntos e vencemos juntos, os azuis e os vermelhos. Confirmadas as expectativas para o dia 7, será mais um tento de um grupo vencedor, jogando unido há quase duas décadas”,

   16. A caravana da “Correria pela Bahia”, com Rui Costa, João Leão, Jaques Wagner e Angelo Coronel, continua amanhã, com visitas, pela manhã, aos municípios das ilhas da Baía de Todos os Santos – Salinas, Itaparica e Vera Cruz - e grande caminhada em Salvador, a partir das 15h, do Largo de Roma até a Colina do Bomfim.

   17. Angelo Coronel, candidato a Senador, número 555, pela Coligação MAIS TRABALHO POR TODA A BAHIA, vota na Zona 12, Seção 0291, no Colégio Marízia Maior, em Stella Mares, às 11h, juntamente com sua esposa Eleusa Coronel, que vota na seção 0292. Eles acompanham o governador Rui Costa, às 10h, na Escola Duque de Caxias, na Liberdade, que depois retribui a companhia do candidato ao Senado na votação em Stella Mares.

  18. O ex-governador e candidato ao Senado Federal, Jaques Wagner, o ex-prefeito de Vitória da Conquista, Guilherme Menezes, o secretário de Educação do Estado, Walter Pinheiro, e o ex-deputado estadual Zilton Rocha declararam apoio à reeleição do deputado estadual Marcelino Galo (PT) em gravação de vídeo para campanha do parlamentar. Além deles, também apoiam a candidatura de Galo, o ex-deputado Amauri Teixeira, a ambientalista Be

   19. te Wagner, o prefeito de Santa Bárbara, Professor Jailson, a secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, Luiza Maia, o diretor do Instituto de Rádio Difusão do Estado da Bahia (IRDEB), Flávio Gonçalves, a professora de Dança da Universidade Federal da Bahia, Dulce Aquino, o ex-ministro da Cultura, Juca Ferreira, o cineasta Pola Ribeiro, o maestro Carlos Prazeres, os cantores e compositores Manno Goés, Zelito Miranda e Mateus Aleluia, entre outras personalidades.