Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

RETA FINAL DA CAMPANHA esquenta com a delação de Antonio Palocci

Domingo, 7, os eleitores de todo o país irão às urnas na festa da democracia
01/10/2018 às 12:13
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Estamos na reta final para as eleições presidenciais, de governadores, Senado, Câmara Federal e Assembleias Legislativas. Uma festa da democracia. E, como sempre acontece nessas ocasições a temperatura de eleva bastante com denúncias de lado a lado, pesquisas de todo tipo e uma profusão de 'fake' news pelas redes sociais.

  2. A campanha presidencial está polarizada entre os bolsonaritas (adeptos de Jair Bolsonaro) e os petistas (eleitores de Fernando Haddad). Mas, o que está mesmo em jogo é o petismo x o antipetismo ou antilulismo representado pelo ex-presidente Lula da Silva que se encontra preso condenado a 12 anos de cadeia por corrupção e lavagem de dinheiro.

   3. Hoje, inicio da semana, foi um dia quentíssimo com a decisão do ministro do STF, Ricardo Lewandovski em manter uma entrevista da Folha de SP a Lula contrariando decisão do ministro Fux, que havia proibido a entrevista. A Folha quer forçar uma barra em nome da liberdade de imprensa, o que não é bem assim, uma vez que Lula é um condenado pela Justiça. Ora, em sendo assim, a Folha poderia entrevistar Geddel Vieira Lima, Sérgio Cabral, Eduardo Cunha e outros que estão presos.

   4. Também nesta segunda o juiz federal Sérgio Moro liberou à imprensa parte da delação premiada de Antonio Palocci. Moro levantou parte do sigilo da colaboração do ex-ministro de Lula e Dilma. Defesa do ex-presidente afirma que a decisão do juiz tem 'o nítido objetivo de tentar causar efeitos políticos para Lula e seus aliados'.

   5. Principais pontos: O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou Paulo Roberto Costa para a Petrobras com o objetivo de "garantir ilicitudes" na estatal; Lula usou o pré-sal para conseguir dinheiro para campanhas do PT; As duas campanhas de Dilma Rousseff para a Presidência custaram R$ 1,4 bilhão
O MDB "exigiu" de Lula a diretoria Internacional da Petrobras e chegou a travar votações no Congresso para fazer pressão.

   6. Pelo menos 900 das mil medidas provisórias editadas nos quatro governos do PT envolveram propinas. A defesa do ex-presidente Lula afirmou que a decisão de Moro "apenas reforça o caráter político dos processos e da condenação injusta imposta ao ex-presidente Lula" e que o juiz tem "o nítido objetivo de tentar causar efeitos políticos para Lula e seus aliados"
                                                                           ******
   7. Faltando apenas um mês para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), que acontecem nos dias 4 e 11 de novembro, os estudantes da rede estadual de ensino estão intensificando os estudos dentro e fora da escola. Para isso, eles contam aulões e simulados realizados nas suas unidades de ensino e, também, com o acesso a mais de 6,5 mil conteúdos digitais educacionais disponíveis no Portal da Educação (www.educacao.ba.gov.br).

   8. No Colégio Estadual Mestre Paulo dos Anjos, localizado no Bairro da Paz, em Salvador, os estudantes já estão na contagem regressiva. Desde o início do ano, o colégio vem realizando aulões para que os estudantes revisem os conteúdos mais cobrados no ENEM. Os próximos estão marcados para os dias 16, 17 e 18 de outubro. Após isso, serão realizados simulados com a mesma estrutura do ENEM, nos quais os estudantes terão seus conhecimentos testados antes do exame.

   9. As estudantes Stephanie Araújo, 17, 3° ano, e Railane Anjos, 17, 3° ano, afirmaram que estão estudando muito para as provas. “Minha rotina de estudos está muito corrida e estou aproveitando ao máximo as revisões para fixar melhor os assuntos”, disse Stephanie. Já sua colega Railane afirmou: “estou muito ansiosa para as provas e, por conta disso, estou dando mais atenção para os conteúdos das disciplinas exatas, que são as que eu tenho mais dificuldade. No entanto, estou aprendendo bastante com as dicas passadas pelos professores nos aulões”, revelou.

   10. A Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba) e o Instituto Aiba (Iaiba) iniciarão o ano de 2019 com renovações, entretanto, com o mesmo presidente. Os nomes dos vices e de seus diretores, para o biênio 2019/2020, foram conhecidos, nesta segunda-feira (01), em Assembleia Geral Extraordinária. Celestino Zanella continuará como presidente eleito da diretoria da Aiba e do Instituto.

    11. A eleição se deu por aclamação, já que não havia outra chapa concorrendo. Na ocasião também foram apresentados e aprovados, por unanimidade, os membros do Concelho Fiscal. Conheça a chapa eleita: Diretoria Administrativa Aiba: Presidente: Celestino Zanella; 1º vice-presidente: Odacil Ranzi; 
2º vice-presidente: Moisés Schmidt; Diretor administrativo: Valter Gatto; Vice-diretor Administrativo: SLC agrícola; Diretor financeiro: Marcelino Flores de Oliveira; Vice-diretor financeiro: Hélio Hopp

   12. Concelho Fiscal Aiba: Titulares: Ildo João Rambo; Romeu César Carvalho; Martin Dowich; Suplentes: Felipe Faccioni; Hélio Busato; William Seiji Mizote

   13. Diretoria Administrativa Iaiba: Presidente: Celestino Zanella; 1º vice-presidente: Odacil Ranzi; 
2º vice-presidente: Júlio Cézar Busato; Secretário: Josué Grah; Vice-secretário: Luís Gustavo Henriques do Amaral; Diretor financeiro: Paulo Massayoshi Mizote; Vice-diretor financeiro: Marcelino Flores de Oliveira.

   14. Concelho Fiscal Iaiba: Titulares: Ildo João Rambo; Romeu César Carvalho; Martin Dowich. Suplentes: Felipe Faccioni; Hélio Busato;  William Seiji Mizote

   15. A unidade Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Lauro de Freitas será inaugurada nesta quinta-feira (4), às 9h, no Empresarial Torre Business, Pitangueiras (atrás do Hospital Menandro de Faria), numa parceria com o Governo do Estado por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e o Procon Estadual.

   16. Durante o período de 8 a 31, a equipe de trabalho do Procon Municipal recebe treinamento e realiza campanhas educativas dirigidas aos consumidores e fornecedores acerca dos seus direitos e obrigações. O Sistema Nacional de Informação de Defesa do Consumidor (Sindec) será implantado neste período. Já os serviços de orientação jurídica, abertura de reclamações e conciliação terão início em 1º de novembro.

  17.  De acordo com dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), a Bahia contabilizava, em dezembro de 2017, 2.223.775 empregos formais – um ganho de 52.430 postos comparativamente ao registrado em dezembro de 2016, quando o estoque havia sido de 2.171.345. 

   18. Esta variação é a terceira maior entre as Unidades Federativas do país, atrás de Minas Gerais e Goiás. Em um ano, portanto, houve expansão de 2,41% no total de empregos formais – por sinal, a ampliação relativa foi superior aos constatados para a Região Nordeste (1,27%) e para o Brasil (0,48%). Nesse intervalo, a remuneração real média do trabalhador baiano aumentou cerca de 3,63%.

   19. De 2016 a 2017, na Bahia, quatro setores de atividade econômica revelaram variação positiva no estoque de empregos formais. A Administração Pública, com avanço de 61.226 no número de postos formais, foi o setor com o maior ganho absoluto e relativo (11,24%) de um ano ao outro. 

   20. Em seguida, por ordem decrescente, vieram Serviços Industriais de Utilidade Pública (+1.421 postos, 7,21%), Agropecuária, Extrativa Vegetal, Caça e Pesca (+1.333 postos, 1,50%) e Serviços (+812 postos, 0,11%). Em termos relativos, a atividade com maior retração foi a Construção Civil que com queda de 7,66% em um ano, encerrou 8.649 postos. Os setores Comércio (-3.517 postos, -0,80%), Extrativa Mineral (-146 postos, -0,98%) e Indústria de Transformação (-50 postos, -0,02%) também perderam postos.

    21. De um ano para o outro, apenas as faixas de escolaridade mais elevada exibiram expansão no número de empregos formais. Os trabalhadores com ensino médio completo foram os que apresentaram a maior variação absoluta no número de postos (+40.047 postos). Todavia, em termos relativos, a maior variação ocorreu para os com grau de instrução superior completo (8,11%) e equivaleu a uma expansão de 31.055 postos no estoque deste grupo de um ano ao outro. 

   22. Em contrapartida, de forma negativa, mostraram-se sensíveis à variação em termos absolutos do mercado de trabalho formal baiano aqueles com ensino fundamental completo (-6.461 postos) e em termos relativos aqueles da 5ª série completa do ensino fundamental (6,46%).

   23. O prefeito ACM Neto assinará nesta terça-feira (02), às 9h30, a ordem de serviço para a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) KM 17, no bairro de Itapuã, cujas obras terão início imediato. A solenidade será realizada na Rua Edmundo Spínola, s/n - esquina com rua Lafaiette Coutinho (após final de linha do Km 17 - ao lado do Sacolão JL).

   24. A unidade irá suprir uma antiga demanda local, proporcionando oferta de serviços para atenção integral à saúde, beneficiando desde recém-nascidos a idosos. A implantação do equipamento custará R$1,036 milhão.

   25. Serão impactadas com a unidade de saúde aproximadamente 14 mil pessoas. O local terá capacidade para atender 650 cidadãos por dia e terá como objetivo a atenção primária através dos programas de hipertensão, diabetes, controle da tuberculose, hanseníase e doença falciforme e saúde bucal. Além destes atendimentos, a população poderá realizar curativos, coleta de material para exames laboratoriais, vacinação, marcação de consulta para outras especialidades e farmácia.

   26. A equipe multidisciplinar responsável pelo posto do KM 17 será composta por cirurgiões-dentistas, auxiliares de saúde bucal, enfermeiras, médicos generalistas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde, assistentes administrativos e profissionais de higienização. No início da atual gestão municipal, a cobertura da atenção primária a saúde no Distrito Sanitário de Itapuã era de 15%. Com os esforços da Prefeitura, hoje o índice corresponde a 44% de cobertura.