Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

BOLSONARO pode ter alta na sexta e eleição caminha para 1º turno

Partidos como PSDB, PDT e Rede perdem força e eleitores estão migrando ou para Bolsonaro; ou para Haddad
24/09/2018 às 19:26
 MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O candidato à Presidência Jair Bolsonaro (PSL) divulgou um vídeo nas redes sociais em que aparece ao lado do ator Carlos Vereza, que o visitou no hospital Albert Einstein, onde o presidenciável está internado. A expectativa é de que o candidato tenha alta hospitalar na próxima sexta-feira 28. E, diante das últimas pesquisas com Alckmin, Ciro e Marina patinando o que mais se comentou hoje no meio político foram as possíveis alianças já no primeiro turno.

   2. Enquanto outros artistas fazem campanha contra Bolsonaro na internet, mobilizando a expressão #EleNão para pedir que eleitores não votem no candidato do PSL, Vereza vem apoiando o presidenciável em suas manifestações.

   3. No vídeo, Bolsonaro aparece sentado em uma cadeira e mais disposto do que em dias anteriores. De acordo com boletim médico divulgado hoje, o candidato mantém boa evolução clínica e permanece sem dor, febre e outros sinais de infecção. "Se Deus quiser, a partir do ano que vem juntos mudaremos o destino do Brasil", disse o candidato no vídeo.

  4. Essas campanhas de artistas com a eleição polarizada do jeito que está (Bolsonaro x Haddad) essas manifestações de artistas não tiram nem põem 1 voto. O pleito está encaminhado para os extremos e as manifestações de rua mostram isso claramente. Que efeito faria Anita dizer que vota neste ou naquele e Caetano já nominar seu voto para Ciro? Nenhum. Tanto que Ciro está caindo nas pesquisas, hoje, a Pactual deu ele apenas com 10% e Marina, que foi uma espécie de musa das redes na campanha passada tem 4%.

  5. Não será surpresa para esta coluna, como diria o jornalista José Amilcar, em tempos idos do Jornal da Bahia e da TV Aratu, que o pleito seja definido no primeiro turno. Na próxima semana, a conquista do voto útil vai ser uma loucura.
                                                                      *****
   6. A partir do dia 1º de outubro, quem fizer compras em uma das unidades do supermercado Atakadão Atakarejo terá a oportunidade de contribuir com as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). O nobre gesto será possível graças ao projeto Troco Solidário, pelo qual os clientes poderão disponibilizar seu troco para a instituição do Anjo Bom da Bahia, ajudando na manutenção de uma das maiores entidades filantrópicas do país.

   7. “Escolhemos as Obras Sociais Irmã Dulce para ser beneficiada com o projeto porque sabemos que a instituição realiza um trabalho idôneo, oferecendo atendimento gratuito e de qualidade às pessoas que realmente precisam”, destacou o presidente do Atakadão Atakarejo, Teobaldo Costa. 

   8. De acordo com a superintendente da OSID, Maria Rita Pontes, a campanha do Troco Solidário é de grande importância para as Obras Sociais, principalmente nesse momento de dificuldade financeira que a entidade está vivendo. “Esse projeto resgata o trabalho que Irmã Dulce fazia de tentar sensibilizar a comunidade, mostrando que a instituição precisa da ajuda de todos, além de reforçar a máxima dela de que quando cada um faz um pouco, o pouco de muitos se soma”, ressaltou.

   9. O PPI (Programa de Parcelamento Incentivado) termina definitivamente nesta sexta-feira (28). O programa foi prorrogado sucessivamente para atender as demandas dos contribuintes já que, conforme decreto, não acontecerá novas edições em 2019 e 2020. O PPI oferece condições imperdíveis para que contribuintes com dívidas de IPTU e Taxa do Lixo, geradas até o exercício 2017, possam regularizar os débitos junto ao município.

   10. No caso do pagamento à vista, é oferecido 100% de desconto nas multas e juros e, em caso de débitos ajuizados, 75% de desconto nos honorários advocatícios. Quem optar pelo parcelamento, poderá fazê-lo em até 60 meses, com descontos de 100% nos juros e 50% de desconto nas multas e honorários. Desde o início do programa, foram renegociados cerca de R$ 400 milhões em dívidas de IPTU e Taxa do Lixo, o que representam para os cofres públicos, por conta dos descontos, cerca de R$ 224 milhões.

   11. Para aderir ao PPI, é preciso estar em dia com o pagamento do imposto em 2018. Para garantir acesso ao programa, contribuintes devem pagar o IPTU 2018 até esta terça-feira (25). Assim, será possível viabilizar a regularização do imposto deste ano e dar baixa no sistema. 

   12. A Provedoria da Santa Casa de Itabuna recebe amanhã os candidatos aos cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal e Senador deste 2018, conforme convite. Na ocasião, será entregue aos mesmos uma Carta de Intenções da instituição visando o apoio necessário para melhorias no setor filantrópico pelos próximos anos. 

   13. Em virtude de informações contraditórias a respeito da liberação da Avenida Soares Lopes para a realização da 14ª Parada do Orgulho Gay de Ilhéus, prevista para acontecer no último domingo (23), a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), por meio da Superintendência de Meio Ambiente de Ilhéus, informa que os organizadores do evento não cumpriram diversos pressupostos exigidos pelo Decreto 06/2008, que regulamenta a liberação de autorização ambiental no município para este tipo de promoção.

   14. Segundo a Seplandes, a instituição responsável deu entrada ao processo faltando apenas cinco dias para a realização do evento. O artigo 2º do referido decreto define “que seja estabelecido como pressuposto de deferimento da autorização ambiental que os pedidos de autorização ambiental dessa natureza respeitem a antecedência mínima de 15 (quinze) dias para sua análise”.

   16. A Seplandes destaca ainda que no último dia 13 de setembro, a 11ª Promotoria de Justiça de Ilhéus encaminhou a Recomendação nº 011/2008, que estabeleceu os pressupostos de análise do pedido de autorização ambiental relacionada a eventos públicos, “sob pena de responsabilização cível, criminal e administrativa, na forma das leis pátrias, à excelentíssima senhora Joélia Sampaio Oliveira Bezerra, superintendente de Meio Ambiente de Ilhéus”. 

   17. Entre as diretrizes e condicionantes da Recomendação, assinada pelo promotor Paulo Sampaio, está a exigência de contratação de segurança privada, em número proporcional ao público estimado.

   18. Conforme a Seplandes, os organizadores tampouco cumpriram itens obrigatórios, a exemplo da apresentação de comprovantes de comunicação da parada à Polícia Militar, Juízo da Infância e Juventude e Promotoria de Justiça da Infância de Juventude, sediados em Ilhéus. E faltou também apresentar  Laudo de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) e a prévia autorização do evento junto à Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito.

   19. O Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região (CREF13/BA) emitiu duas notas técnicas que trazem para o Profissional de Educação Física o poder de tomar decisões sobre os procedimentos que devem ser observados antes e durante a atividade física. O objetivo é padronizar condutas e procedimento para a aplicação da avaliação pré-participação de alunos e clientes em atividades físicas, adequando às necessidades e limitações individuais e aliando aos benefícios à saúde.

   20. Na nota técnica nº 002/2018 intitulada “Avaliação Pré-participação em Programas de Exercícios Físicos”, o CREF13/BA propõe que antes do início de programas de exercícios físicos seja feita uma avaliação com estratificação cardiovascular, incluindo a anamnese e a aplicação do PAR-Q, conforme manual presente  no protocolo elaborado pelo Conselho.

   21. A partir daí, os Profissionais poderão decidir, com total segurança, sobre o início imediato da prática da atividade física; o início com restrições; ou a não liberação para o início da prática da atividade física sem antes ser realizada avaliação médica.