Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

ACM NETO diz que eleição não pode ficar entre prisão e facada

Neto diz que Centrão mantém apoio ao candidato do PSDB, mas, o que se vê no Brasil é uma debandada dos eleitores para Bolsonaro
22/09/2018 às 19:30
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Terra) O presidente do DEM, ACM Neto, disse que o Centrão não jogou a toalha. Coordenador da campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) à Presidência, ele afirma que o atual quadro de dificuldades para o candidato tucano é fruto de uma "comoção" causada pelo atentado sofrido por Jair Bolsonaro (PSL), além da novela em torno da prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de quem seria o herdeiro do espólio petista. 

   2. "Nós sabíamos que apoiar Geraldo não era o caminho mais fácil", afirmou ACM Neto, que é prefeito de Salvador. "Agora, a eleição não pode ficar entre uma prisão e uma facada. Depois, não adianta chorar sobre o leite derramado."

   3. Não estamos vivendo nenhum drama. Até agora, a campanha acabou sendo dominada por dois fatos de caráter muito emocional. De um lado, a prisão de Lula e todo o debate sobre ele poder ou não ser candidato. De outro, a lamentável facada tomada pelo candidato Bolsonaro, que gerou uma comoção. Essa campanha ainda não teve espaço para o debate de propostas para o País.

  4. E não houve erros? Não adianta agora tratar sobre os erros. Isso não ajuda em nada. O que adianta é ajustar os ponteiros para a arrancada rumo ao segundo turno.

   5. Em uma carta a eleitores, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso fez um apelo pela união do centro para deter o que ele chamou de "marcha da insensatez". O sr. acha isso possível?

   6. Com todo respeito à história do presidente Fernando Henrique, não adianta apenas esse apelo. É preciso que isso venha acompanhado de um movimento de líderes da sociedade, que possam ajudar a construir um ambiente favorável a essa conciliação do centro.

   7. Mas o eleitor antipetista está indo para Bolsonaro, e não para Alckmin.

   8. O que os antipetistas não estão enxergando é que, no segundo turno, dificilmente Bolsonaro reúne condições de derrotar o PT. Se as pessoas que não querem o PT de volta votarem em Bolsonaro, poderão eleger o Haddad (Fernando Haddad, ex-prefeito de São Paulo).

   9. O ex-governador está pagando o preço do escândalo envolvendo o senador Aécio Neves na Operação Lava Jato?

   10. Geraldo tem uma das menores rejeições, apesar do desgaste do PSDB. Na hora em que nós o apoiamos, já sabíamos que o PSDB estava desgastado.

   11. O Centrão quase apoiou Ciro Gomes (PDT), mas, na última hora, decidiu por Alckmin. O sr. se arrepende dessa aliança?

   12. Não me arrependo de jeito nenhum. Nós sabíamos que não era o caminho mais fácil, mas era o melhor caminho para o País. E continuamos acreditando nisso. Quando digo que a gente tem que fugir desse conteúdo emocional é porque a eleição não pode ser decidida entre uma prisão e uma facada. Não há espaço para aventura nem para testes.
                                                                               *****
   13. Responsável pela economia real de R$ 1,2 bilhão com custeio desde 2015, a experiência da Bahia na gestão dos gastos públicos foi apresentada nesta sexta (21) no XLIV Congresso Nacional de Procuradores de Estado e do Distrito Federal, promovido pela Associação dos Procuradores do Estado da Bahia. 

   14. A metodologia baiana, que envolve dimensões como revisão da estrutura do Estado, observação, seleção e difusão de boas práticas, alteração do fluxo processual e alinhamento das ações de qualidade do gasto às metas fiscal e orçamentária foi um dos tópicos da mesa redonda “Finanças Públicas, Cidadania e Consensualidade”.

   15. Responsável pela apresentação, o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, explicou que o controle dos gastos é uma das principais estratégias para a manutenção do equilíbrio fiscal pelo governo baiano, ao lado da melhoria contínua da arrecadação própria, do combate à sonegação e da gestão eficaz da dívida. 

   16. Ao garantir o equilíbrio nas contas, o Estado mantém-se entre os que seguem pagando os salários rigorosamente em dia e dentro do mês trabalhado, honra os compromissos com fornecedores, sustenta o pleno funcionamento da máquina pública e ainda combate os efeitos da crise com um programa de investimentos que somam R$ 10,8 bilhões entre junho de 2014 e junho de 2018.

   17. Os desafios à gestão fiscal do governo, por outro lado, são o crescente déficit previdenciário, ou seja, o aporte do Tesouro para complementar o pagamento da folha de previdência, e a queda das transferências da União na composição da receita nos últimos anos, em comparação com a arrecadação própria. O congresso reuniu no Litoral Norte, entre os dias 19 e 21, procuradores de todos os estados, representantes de procuradorias locais e das demais carreiras jurídicas do setor público. 

   18. Ações estratégicas que têm impulsionado o desenvolvimento rural na Bahia foram apresentadas, neste sábado (22), durante o Encontro Alianças Produtivas para a Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Territorial no Brasil, realizado no Terra Madre, evento internacional dedicado à cultura alimentar, que reúne representantes de 160 países, em Turim, na Itália.  

   19. A iniciativa é da Slow Food, organização internacional que luta por um mundo onde todos possam ter acesso e apreciar um alimento de qualidade, para quem cultiva e para o planeta. 

   20. Representando o Estado da Bahia, Wilson Dias, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participou da mesa debatedora e apresentou as iniciativas do Projeto Bahia Produtiva que têm contribuído para mudar o perfil da agricultura familiar baiana.

   21. De acordo com Wilson, o objetivo foi apresentar as estratégias das alianças produtivas entre as cooperativas da agricultura familiar e o setor empresarial de vários segmentos, em especial o da gastronomia, que tem inserção grande no Slow Food, para que seja possível ter um ambiente favorável de comercialização dos produtos. Ainda segundo o diretor-presidente, o projeto na Bahia estabelece uma relação onde as empresas ganham e as cooperativas também.

   22. Dr. João Soares, presidente do Grupo CAM recebeu amigos e convidados na Galeria Paulo Darzé, no Corredor da Vitória, para o lançamento do seu livro "O Filho do Coronel Domingos”. Na publicação, páginas dedicadas a história da sua vida, contos irreverentes e sua trajetória nos 40 anos do Grupo CAM compartilham o espaço. Toda a renda das vendas foi revertida para o Hospital Aristides Maltez.

   23. Uma audiência pública sobre a construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) foi realizada na manhã desta sexta-feira (21), no Hotel Praia do Sol, em Ilhéus, no Sul da Bahia. O evento, coordenado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), faz parte do processo para concessão do trecho entre Ilhéus e Caetité que, de acordo com o Governo Federal, está prevista ainda para este ano de 2018. Na terça-feira (25), uma nova audiência pública acontece em Brasília.

    24. “O objetivo aqui é colher contribuições para os estudos que foram realizados na concessão da Fiol e submeter à sociedade para que ela possa apreciar esses estudos”, explicou o superintendente substituto de Ferrovias da ANTT, Fernando Formiga. O próximo passo é analisar as contribuições feitas nas audiências e editar um relatório final com conclusão desses estudos e, então, prosseguir com a licitação.

   25. O secretário da Casa Civil do Estado, Bruno Dauster, considera que as audiências são passos fundamentais para as obras da Fiol. Ele relembra que em 2016, o Estado da Bahia foi à China propor às empresas China Railway Engineering Corporation (Crec) e China Communications Construction Company Ltd (CCCC) que estudassem a possibilidade, entre outros projetos na Bahia, de tocar a Fiol, uma obra Federal, sob responsabilidade da ANTT e do Ministério dos Transportes.

   26. A Secretaria da Administração (Saeb), por meio da Superintendência de Previdência (Suprev), convoca 5.964 servidores inativos do Legislativo e Judiciário para regularizar seus dados funcionais até o dia 28 de setembro. Esta é a última fase do recadastramento anual e contempla aposentados do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), Tribunal de Justiça (TJ/BA), Assembleia Legislativa (ALBA), Ministério Público e Defensoria Pública. Também devem realizar a validação de dados funcionais 1.996 inativos pendentes de recadastramento das etapas anteriores, evitando a suspensão dos benefícios previdenciários já a partir de outubro.

   27. O recadastramento anual de aposentados e pensionistas segue um cronograma, publicado no Portal do Servidor (www.portaldoservidor.ba.gov.br/recadastramento-funcional-de-inativos), que estabelece uma convocação organizada por meio de etapas, nas quais os indicados devem realizar a validação de seus dados funcionais dentro do período estabelecido. Quem já realizou o recadastramento este ano, não precisa realizar o procedimento novamente.