Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

VILA AMÉRICA EM FESTA: Terreiro Tumba Junsara BA é tombado pelo IPHAN

Na época da fundação, os dois irmãos de esteira receberam de Sinhá Maria Nenem os cargos de Tata Kimbanda Kambambe e Tata Ludyamungongo
21/09/2018 às 19:32
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Legado, resistência e religiosidade compõem a essência do Terreiro Tumba Junsara, em Salvador (BA), que recebeu na tarde da última quinta-feira, 20 de setembro, o título de Patrimônio Cultural Brasileiro. A decisão foi tomada, por unanimidade, pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), durante reunião que ocorreu no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro.

   2. Tumba Junsara está entre os mais antigos de tradição Angola no Brasil. Fundado em 1919 pelos irmãos Manoel Rodrigues e Ciriaco, o Terreiro de candomblé, de tradição angola, faz da milonga (mistura) um caminho para manter suas referências culturais. Uma característica da Nação Angola, por exemplo, é a presença de um culto específico em reverência aos ancestrais indígenas.

   3. O Tumba Junsara ou Junçara foi fundado em 1919 em Acupe, na Rua Campo Grande, Santo Amaro da Purificação, Bahia, por dois irmãos de esteira cujos nomes eram: Manoel Rodrigues do Nascimento (dijina: Kambambe) e Manoel Ciriaco de Jesus (dijina: Ludyamungongo), ambos iniciados em 13 de junho de 1910 por Maria Genoveva do Bonfim, mais conhecida como Maria Nenem (Mam'etu Tuenda UnZambi, sua dijina), que era Mam'etu Riá N'Kisi do Terreiro Tumbensi, casa de Angola mais antiga da Bahia. Kambambe e Ludyamungongo tiveram Sinhá Badá como mãe-pequena e Tio Joaquim como pai-pequeno.

   4. O Tumba Junçara foi transferido para Pitanga, no mesmo município, e depois para o Beiru. Após algum tempo, foi novamente transferido, para a Ladeira do Pepino nº 70, e finalmente para Ladeira da Vila América, nº 2, Travessa nº 30, Avenida Vasco da Gama (que hoje se chama Vila Colombina) nº 30 - Vasco da Gama, Salvador, Bahia.

   5. Na época da fundação, os dois irmãos de esteira receberam de Sinhá Maria Nenem os cargos de Tata Kimbanda Kambambe e Tata Ludyamungongo. Manoel Ciriaco de Jesus fez muitas lideranças de várias casas, como Emiliana do Terreiro do Bogum, Mãe Menininha do Gantois, Ilê Babá Agboulá (Amoreiras), onde obteve cargos. Tata Nlundi ia Mungongo teve como seu primeiro filho de santo (rianga) Ricardino, cuja dijina era Angorense.

   6. No primeiro barco (recolhimento) de Tata Nlundi ia Mungongo, foram iniciados 06 azenza (plural de muzenza). Em sendo o seu primeiro barco, ele chamou o pessoal do Bogum para ajudar. Os 03 primeiros azenza do barco foram iniciados segundo os fundamentos do Bogun: Angorense (Mukisi Hongolo), Nanansi (Mukisi Nzumba) e Jijau (Mukisi Kavungu), os 03 outros azenza foram iniciados segundo os fundamentos do Tumba Junçara.
                                                                            *****
   7. As secretarias da Administração e da Fazenda realizaram, nesta sexta-feira (21), um encontro técnico entre servidores que atuam nas coordenações de material e de patrimônio, além de diretorias financeiras do Governo, setores responsáveis por fazer o controle dos bens permanentes, imóveis e material de consumo do Estado. Ocorrido no Auditório do Ministério Público da Bahia, o evento contou com palestras de representantes das duas secretarias, com objetivo de alinhar procedimentos e rotinas, visando o aprimoramento da gestão do patrimônio público.

   8. Cerca de 200 servidores que atuam nas áreas compareceram ao encontro, que teve o foco nos sistemas eletrônicos usados para controlar os bens públicos do Estado e o alinhamento deles com o Sistema Integrado de Planejamento (Fiplan), programa de gestão e controle orçamentário e financeiro do Estado.

   9. Pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) palestraram a Coordenadora de Material Permanente - Jandaíra Gouveia, as servidoras Laura Protásio e Joênia Freitas - integrantes da Diretoria de Bens Imóveis, além do servidor Hildenato Júnior- responsável pela Coordenação de Gestão de Estoque. Já pela Secretaria da Fazenda (Sefaz), a apresentação ficou a cargo de Ilan Nogueira, assessor da Diretoria da Contabilidade Pública (Dicop), que destacou a importância do uso do Fiplan para o controle dos bens públicos.

   10. O candidato do PT à Presidência da República, Fernando Haddad, e a vice Manuela D’ávila (PCdoB), retornarão à Bahia no domingo (23), às 9 horas, acompanhados do candidato ao Governo da Bahia pelo PT, Rui Costa. A cidade escolhida para a grande caminhada foi Juazeiro, no Sertão do São Francisco.

   11. O ponto de encontro do evento, que também vai contar com a presença da coligação “Mais Trabalho por Toda a Bahia”, formada pelos candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), será na Orla II - Vaporzinho, e seguirá pela ponte até Petrolina, com ato público no final do percurso.

   12. A partir das 18h, apenas Rui e comitiva baiana participam de comício em Bom Jesus da Lapa. Dando sequência a outras viagens pelo interior, na segunda (24), as cidades de Santo Estevão, Amélia Rodrigues, São Sebastião do Passé e Simões Filho serão os locais visitados pelo chapa majoritária.

   13. Diante das inverdades divulgadas sobre a idoneidade administrativa do Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região (CREF13/BA), a Diretoria vem a público informar que toda a movimentação administrativa e financeira do Conselho segue estritamente o que estabelecem os Normativos que regem seu funcionamento. Além disso, atendendo a uma determinação legal, publica suas contas no Portal  da Transparência, podendo estas serem visualizadas por qualquer pessoa.

   14. Especificamente sobre diárias, adiantamento de viagem, auxílio deslocamento, auxílio representação e verba de coordenação, existe a Resolução CREF13/BA No9/2017 elaborada considerando as orientações do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF). 

  15. Nela, estão estabelecidas as condicionates, possíveis beneficiários, formulários e valores para prestação de contas e ressarcimentos. Sendo que os valores destinados às diárias de viagem devem contemplar deslocamento, hospedagem e alimentação, variando de acordo com o destino final (se no estado ou fora dele) e com o cargo ocupado.

   16. Sem ter como esconder que lutou ao lado de Temer para retirar Dilma Rousseff (PT) da Presidência da República, o candidato ao Senado Irmão Lázaro (PSC), da coligação de José Ronaldo (DEM) ao governo, teve negado o seu direito de resposta, em propaganda que esclarece aos eleitores o seu posicionamento político. A decisão judicial foi publicada nesta quinta (20) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE –BA).

   17. “No caso destes autos, não se pode dizer que o conteúdo da publicidade impugnada contenha uma inverdade flagrante, quanto à qual não seja possível instalar uma controvérsia, já que não se pode desconsiderar que a inserção impugnada narra fatos ocorridos durante a vida política do candidato representante, não podendo, por isso, torná-lo imune a críticas", assina a relatora Ana Conceição Ferreira.

   18. A coligação DEM / PSDB / PSC / PTB / PRB / SOLIDARIEDADE / PV / PPL alegou que a propaganda tem o intuito de degradar a imagem do candidato requerente, na propaganda eleitoral gratuita veiculada na televisão, na modalidade inserção, no dia 16 de setembro de 2018.

  19. O Movimento Seu Voto Muda o Brasil, que coordenou um ato de apoio a Jair Bolsonaro (PSL) que atraiu cerca de 5 mil pessoas ao Farol da Barra no último dia 16, está organizando outro ato no próximo dia 23, às 11h00, no Porto da Barra. Já estão confirmadas as presenças do senador Magno Malta (PR) e do candidato ao Senado Irmão Lázaro (PSC).

   20. “Eles queriam ganhar as eleições presidenciais da cadeia. E nós vamos ganhar do hospital”, afirma o coordenador do movimento, o capitão Cláudio Silva (PHS), conhecido como o Bolsonaro Baiano. Ele fez uma alusão ao fato de Bolsonaro estar internado devido a um atentado de faca que recebeu no último dia 06, em Juiz de Fora (MG). Silva é candidato a deputado federal.  

   21. O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, sancionou, nesta sexta-feira (21), durante as atividades da Semana do Trânsito, a Lei nº 3.979, de 21.09.2018, que altera a Lei n° 3.730/2015 e cria o Conselho Municipal de Trânsito e Transporte (COMUTRAN), como órgão democrático da gestão das políticas públicas municipais de trânsito e transportes. As modificações na referida lei foram discutidas e aprovadas pela Câmara de Vereadores.
 
   22. O Comutran tem caráter fiscalizador, de assessoramento e deliberativo e agora amplia a participação da sociedade civil organizada. Na oportunidade, o prefeito afirmou que a lei sancionada é muito importante dentro do plano municipal de metas. “Ilhéus começa a se reorganizar depois desses 30 anos. Essa lei aumenta a fiscalização e a transparência no setor de trânsito e transportes, para que possamos discutir políticas públicas de mobilidade urbana. Precisamos dialogar com a comunidade e fazer a diferença”, afirmou o prefeito.

   23. Cem policiais militares iniciam na próxima terça-feira (25), das 7h30 às 11h30, mais uma edição do Programa Arte de Viver para Militares, um curso para o gerenciamento de stress através de técnicas de respiração.

   24. O objetivo é preparar policiais militares para o enfrentamento das ocorrências de alto risco e promover a melhoria na qualidade de vida dos policiais militares, potencializando as ações para o autocuidado e o autoconhecimento.

   25. Resultado de uma parceria da PM, através do Departamento de Promoção Social (DPS), com a Organização Arte de Viver, o Programa será realizado nas unidades da Arte de Viver nos bairros da Pituba e Jardim Apipema, encerrando na quinta-feira (27).