Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

MP apurará crimes cibernéticos contra mulheres de grupo anti-Bolsonaro

Policiais militares da 11ª CIPM, unidade responsável pelo policiamento ostensivo da Barra e da Graça, iniciaram uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e de brinquedos
19/09/2018 às 12:53
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Ministério Público do Estado da Bahia apurará os crimes cometidos contra mulheres que sofreram ataques pessoais e cibernéticos, discriminação e ameaças em razão de terem criado nas redes sociais um grupo contra um candidato à Presidência da República. 

   2. A procuradora-geral de Justiça Ediene Lousado recebeu na noite de ontem, dia 18, em seu gabinete, as criadoras e participantes do grupo que tiveram suas contas pessoais nas redes sociais, endereço de e-mail e até o telefone celular invadidos por hackers. Elas também relataram que estão sendo alvo de ameaças e discriminação. 

   3. A publicitária Ludimilla Teixeira, as advogadas Ana Clea Cordeiro e Juliana Borges, a jornalista Vanda Amorim, a defensora pública Mônica Aragão e a fotógrafa Sandra Andrade pediram o apoio do Ministério Público para a apuração e responsabilização criminal dos envolvidos nos ataques.

   4. A chefe do Ministério Público baiano prometeu rigor na apuração e afirmou que a instituição repudia qualquer tentativa de violação às garantias asseguradas pela Constituição Federal, como a livre manifestação do pensamento. As denúncias das vítimas serão encaminhadas aos Núcleos de Combate aos Crimes Cibernéticos (Nucciber) e de Apoio às Promotorias de Justiça Eleitorais (Nuel) e aos Grupos de Atuação Especial de Defesa da Mulher (Gedem) e de Combate à Discriminação (Gedhdis).
                                                                         *****
  5. O quarto bate-papo na internet do candidato a Senador, Jaques Wagner, será realizado nesta quinta-feira (20), às 19h. A transmissão acontece via Facebook (@jaqueswagneroficial), Youtube (@jaqueswagner) e Instagram (@jaqueswagner).

  6. Quer perguntar algo ao galego? Aproveite. As perguntas já podem ser enviadas. O tema é livre. Representantes da sociedade civil, movimentos sociais e juventude estarão presentes no estúdio.

   7. Como fazer política, para Wagner, é interagir com a população, Wagner 130 também já participou de uma live do colega de chapa para o Senado, Ângelo Coronel 555, e um programa na internet com o Time do Trabalho, formado pelo governador e candidato à reeleição, Rui Costa, e os dois concorrentes ao Senado.

   8. Quem está em busca da casa própria pode aproveitar as oportunidades disponíveis a partir desta sexta, 21, com o Feirão no Shopping Bela Vista. A MRV é uma das construtoras participantes, oferecendo 500 unidades com condições especiais, como ITIV grátis e entrada parcelada em até 60 vezes.

    9. Os principais empreendimentos da MRV que serão comercializados nos três dias de Feirão são o complexo Solar da Costa e o Parque Solar do Bosque, com 450 e 50 unidades, respectivamente. “Com imóveis a partir de R$ 140 mil, iremos dividir a entrada em até 60x, com parcelas a partir de R$ 199,00, além do ITIV grátis, conforme legislação municipal”, destaca o gerente regional de vendas da MRV, Luis Felipe Monteiro.

  10. Os interessados devem comparecer ao Feirão munidos de comprovante de renda, comprovante de residência, RG, CPF, certidão de estado civil e IRPF - Imposto de Renda Pessoa Física (caso declare).

   11. Policiais militares da 11ª CIPM, unidade responsável pelo policiamento ostensivo da Barra e da Graça, iniciaram uma campanha de arrecadação de alimentos não perecíveis e de brinquedos - novos ou usados em bom estado de conservação - para serem entregues em outubro, mês em que se comemora o Dia das Crianças.  A campanha segue até o dia 9.

   12. A instituição filantrópica contemplada neste ano será o Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (Nacci), que há 24 anos contribui para o aumento da expectativa de vida de crianças e adolescentes com a doença na Bahia.

   13. Os donativos estão sendo arrecadados na sede da 11ª CIPM, localizada na Avenida 7 de Setembro, n° 3649, Ladeira da Barra, e a PM conta com o envolvimento da comunidade local e de todos que queiram participar deste gesto solidário.

   14. Com o intuito de discutir a implantação de hortas etnobotânicas, espaços com plantas utilizadas para fins religiosos, e o plantio de espécies sagradas nos terreiros de Salvador, será realizado o seminário “A importância das folhas sagradas: encontros de povos e comunidades de terreiro”. O evento é gratuito e será realizado nesta quinta (20), das 14h às 17h, no Espaço Cultural da Barroquinha. As vagas (140) são limitadas e as inscrições serão feitas na hora.

   15. O evento é uma realização da Prefeitura - através da Secretaria de Reparação (Semur) e da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) -, em parceria com o Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN), a Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), a Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (Fenacab) e a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA).

   16. O seminário reunirá lideranças religiosas, representantes de ONGs e associações, acadêmicos, além de técnicos de órgãos municipais. Na ocasião, será feita a identificação das folhas sagradas que estão escassas na capital, além da seleção de terreiros e áreas da cidade que possam receber mudas das espécies usadas nos rituais das religiões dos Povos e Comunidades de Terreiro.

   17. Gestores e bibliotecários de escolas estaduais estão participando, nesta quarta-feira (19), do I Encontro Técnico do Programa Nacional do Livro Didático – 2018, na Reitoria do Instituto Federal da Bahia (IFBA), no bairro Canela, em Salvador. O objetivo é discutir, avaliar e planejar, de forma conjunta, a execução do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), promovido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do Ministério da Educação.

   18. O principal foco do encontro, segundo Ana Carolina Quemel, representante do FNDE, é apresentar as novas regras do PNLD. “Esta é uma forma de capacitar os profissionais da educação das redes federal, estadual e municipal, apresentar o programa e trazer o Decreto 9099, de 18 de julho de 2017, que veio regulamentar, novamente, o programa com diversas alterações. Então, viemos sanar algumas dúvidas dos gestores e bibliotecários que estão aqui, para uma melhor execução no seu trabalho”, afirma.

   19. A coordenadora do Livro Didático e Biblioteca da Secretaria da Educação do Estado, Alessandra Santana, participa da atividade e fala sobre estas mudanças. “Esta nova lei unificou o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) e o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), ampliando as ações de aquisição e distribuição de livros didáticos e literários”, afirmou. 

   20. Segundo Alessandra, com estas alterações, os livros do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental ficarão com os estudantes durante quatro anos. Outra mudança é que o programa, agora, inclui Educação Infantil e os estudantes do 1º ao 5º ano não precisarão devolver seus livros. Além disso, cada estudante da rede pública receberá duas obras literárias, que não precisarão ser devolvidas à escola.