Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

Bolsonarização de Zé Ronaldo é a chance do DEM em melhorar o jogo (TF)

O momento é de fazer política e surfar na onda 'verde e amarela' de Jair Bolsonaro no combate ao PT
18/09/2018 às 18:46
  MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O candidato do DEM a governador do Estado, José Ronaldo de Carvalho, cujo slogan de campanha é "Coragem para Mudar a Bahia" vem fazendo uma jornada que contradiz o que prega sua marca prometendo melhorar a segurança, construir hospitais, manter a Embasa estatal e erguer mais escolas. Esse tipo de promessa não representa "coragem de mudar" e sim de manter o status quo.

   2. Além disso, o candidato demista ao invés de se associar a onda nacional 'verde e amarela' do Jair Bolsonaro, mais política do que qualquer outra coisa, percorre o estado sem um candidato visível a presidência da República quando a campanha ao Palácio do Planalto polarizou mais do que as campanhas estaduais.

   3. Está aí o mote para Zé Ronaldo dar um 'up-grade' em sua campanha deixando de lado essas promessas de manter a socialização da pobreza - típicas do PT e dos partidos de esquerda -  e combater exatamente isso, o que o escritor francês Jean d'Ormesson, chama ineptocracia, um sistema de governo no qual os menos preparados para governar são eleitos pelos menos preparados para produzir.

   4. E, no qual, os menos capazes de se auto-sustentar, são agraciados com bens e serviços pagos com os impostos e confiscos sobre o trabalho e riqueza de um número decrescente de produtores. Resumindo:  os que nada sabem e pouco produzem, põem no poder os que pouco sabem e nada produzem, para que estes administrem as riquezas, os bens e os serviços confiscados daqueles que algo sabem e algo produzem.

   5. Por que Jair Bolsonaro cresceu? Não é o melhor candidato, mas, fala o que a população quer ouvir nesse momento em que o país está paralisado diante da herança maldita dos governos petistas que deixaram 12 milhões de desempregados e um sistema de perpetuação no poder à base do sindicalismo, da corrupção e de manter os necessitados com bolsas e cotas de toda natureza. 

   6. A Bahia passa por essa fase há 12 anos. Não produz nada de novo desde a instalação do Pólo Petroquimico, mas o governo faz hospitais, escolas, casas populares, apoia a agricultura familiar, arrocha os servidores e vai mantendo todo mundo calado e o seguindo.

   7. Quando Zé Ronaldo diz que vai manter a Embasa estatal significa que "não tem coragem para mudar" e vai deixar tudo como está. Quando um candidato a senador diz que não votou pela Reforma Trabalhista, uma das poucas coisas boas do governo Temer, também não quer mudar. 

   8. Daí que, faltando ainda 20 dias para término da campanha, a chapa encabeçada por Zé Ronaldo ainda pode crescer se mudar seus conceitos da campanha e atacar o cerne da questão que é a política. O Brasil está sinalizando que não quer socialistas bolivarianos, comunistas e petistas, gente que é do atraso, mas, se diz avançada. 

   9. É a L’Ineptocracie. Acorda Zé do Sertão e bolsonariza. Isso não é novidade na política brasileira: certa ocasião o PMDB elegeu quase todos os governadores dos Estados numa jogada política. E esta é uma campanha politizada e não de quem vai fazer isso e aquilo.
                                                                         *****
  10. A contínua queda de posições registrada pela Bahia no Ranking da Competitividade dos Estados é consequência direta da ineficiência do governo estadual em setores importantes como educação e segurança pública, na avaliação do deputado estadual Carlos Geilson (PSDB).

   11. A nova edição do ranking, divulgada esta semana, mostra a Bahia na 22ª posição, à frente apenas do Pará, Amapá, Sergipe, Maranhão e Acre. Na comparação com o ranking do ano passado, a Bahia caiu mais duas posições, obtendo a sofrível nota 37,7 – abaixo da média do país (49,4) e distante de São Paulo, o estado em primeiro lugar no ranking, com nota 89,1.

   12. O Ranking da Competitividade dos Estados é organizado anualmente pelo Centro de Liderança Pública, em parceria com a Tendências Consultoria e a Economist Intelligence Unit, a divisão de pesquisas e análises do grupo que edita a revista inglesa The Economist.

    13. É elaborado com base em uma pontuação atribuída aos estados em 68 indicadores, agrupados em 10 pilares, entre os quais educação, infraestrutura, eficiência da máquina pública, inovação e segurança.

   14. Termo de cooperação técnica firmado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE/BA) com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea/BA) vai fortalecer e dar mais eficiência à fiscalização de obras e serviços públicos por parte das duas instituições. 

   15. Assinado na última segunda-feira (17.09), pelo presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, e pelo presidente do Crea, Luís Edmundo Campos, o termo de cooperação permitirá o intercâmbio de informações e pesquisas sobre obras e serviços públicos facilitando a identificação de possíveis irregularidades na elaboração dos projetos, orçamentos, execução de obras, fiscalização ou prestação de serviços que envolvam as áreas de engenharia, agronomia e atividades afins e correlatas.

   16. O presidente do TCE/BA, Gildásio Penedo Filho, destacou a importância da aproximação do Tribunal com instituições vinculadas à sociedade civil, inclusive como forma de estimular o controle social das ações dos gestores públicos e observou que uma das diretrizes da sua administração é justamente estreitar os laços com diversas organizações no intuito de fortalecer os controles externo e social. 

   17. “O termo tem como principal objetivo articular as ações com o Crea e utilizar como subsídio a expertise da engenharia no trabalho da nossa equipe de auditores”, ressaltou.

   18. Nesta sexta-feira (21), os candidatos a presidência da república pelo PSOL, Guilherme Boulos e Sônia Guajajara, chegam a Salvador, para o Dia B, que começa às 12 horas, com uma coletiva de imprensa, na Sociedade Protetora dos Desvalidos (SPD), Largo do Cruzeiro de São Francisco, 17, e em seguida com o Comício com Boulos e Sônia, no Monumento da Cruz Caída, Pelourinho.

   19. Durante a coletiva, Boulos vai apresentar para a imprensa as principais propostas de governos e destacar a participação das cidadãs e dos cidadãos, em diversas tomadas de decisões. Segundo ele, é importante que todos os brasileiros vivam intensamente a política, para que saibam e entendam tudo o que está acontecendo no País, principalmente num momento em que o anseio maior é por mudanças.

   20. O candidato ao governo da Bahia, Marcos Mendes e a co-governadora Dona Mira, além de Fábio Nogueira, que pleiteia uma vaga ao senado e a co-senadora Bernadete Ferreira, bem como demais candidatos das proporcionais do PSOL-BA, também vão estar no Comício, que vai acontecer no mesmo dia (21), às 17h, no Pelourinho - Salvador.

   21. Com o intuito de discutir a implantação de hortas etnobotânicas, espaços com plantas utilizadas para fins religiosos, e o plantio de espécies sagradas nos terreiros de Salvador, será realizado o seminário “A importância das folhas sagradas: encontros de povos e comunidades de terreiro”. O evento é gratuito e será realizado nesta quinta (20), das 14h às 17h, no Espaço Cultural da Barroquinha. As vagas (140) são limitadas e as inscrições serão feitas na hora.

   22. O evento é uma realização da Prefeitura - através da Secretaria de Reparação (Semur) e da Secretaria da Cidade Sustentável e Inovação (Secis) -, em parceria com o Conselho Municipal das Comunidades Negras (CMCN), a Associação Nacional Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (Acbantu), a Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro (Fenacab) e a Associação Brasileira de Preservação da Cultura Afro Ameríndia (AFA).

   23. O seminário reunirá lideranças religiosas, representantes de ONGs e associações, acadêmicos, além de técnicos de órgãos municipais. Na ocasião, será feita a identificação das folhas sagradas que estão escassas na capital, além da seleção de terreiros e áreas da cidade que possam receber mudas das espécies usadas nos rituais das religiões dos Povos e Comunidades de Terreiro.

   24. O Centro Estadual de Educação Especial de Caetité (CEEEC) promoverá a 8ª Caminhada em comemoração ao Dia Nacional de luta em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência. O evento, que tem apoio do Governo Participativo, acontecerá no dia 28 de setembro, às 8h, saindo da Praça da Catedral, percorrendo a Avenida Santana e encerrando no Parque das Árvores.

   25. Essa mobilização tem como objetivo primordial fomentar e fortalecer a luta em defesa dos direitos das Pessoas com Deficiência e sensibilizar a sociedade sobre a importância, aceitação e valorização quanto às diferenças, pois, a inclusão perpassa pelas várias dimensões sociais, políticas e humanas.

   26. A caminhada da Inclusão é uma ferramenta importante no empoderamento à garantia dos direitos das pessoas com deficiência e efetivação de práticas e ações mais inclusivas e sem preconceitos visando uma sociedade com mais respeito, tolerância e acessibilidade.