Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

NOVELA LULA segue, divide PT e anúncio da chapa poderá ser adiado

De recurso em recurso PT quer chegar ao dia da eleição com Lula candidato, mas, pode acabar sem o mel e sem a cabaça
01/09/2018 às 18:56
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Quem esperou que a novela Lula acabou está enganado. Uma corrente do PT quer que o anúncio da chapa Haddad-Manu seja feito logo na segunda-feira, 3, mas, todo mundo sabe que quem decide tudo no PT é Lula. 

   2. Os advogados analisam recursos que serão impetrados diante da decisão do TSE em vetar seu nome, mas, o ex-presidente pode optar por manter viva sua candidatura até que os recursos finais sejam analisados pelo próprio TSE e STF. Lula é o rei do recurso e esta deve ser a possibilidade real de sua estratégia.

   3. Fernando Haddad deve ir a Curitiba na segunda para uma conversa com o ex-presidente. Petistas de diferentes correntes discutem neste sábado o melhor momento para o anúncio oficial da chapa Fernando Haddad e Manuela D'Avila na disputa presidencial.

   4. Tem um grupo forte dentro do PT defendendo que a troca oficial precisa ser adiada por mais alguns dias, dentro da estratégia de manter o discurso político de que Lula foi injustiçado - e também porque os advogados avaliam qual a estratégia jurídica para questionar a decisão do TSE.

   5. Uma ala petista, ligada ao ex-prefeito, defende que o "melhor cenário" seria fazer o anúncio oficial na segunda-feira (4).
                                                                  ******
   6.  A CCR Metrô Bahia informa que, em decorrência de serviço na via entre as Estações Flamboyant e Pituaçu neste final de semana, o intervalo entre os trens da linha 2 sofrerá alteração. Das 20h de sábado (1º) até às 16h de domingo (02), o intervalo entre um trem e outro será de 15 minutos. A operação na Linha 1 não será afetada.

  7. O município de Alagoinhas, no Litoral Norte, vai receber, neste domingo (2), a comitiva da “Correria pela Bahia”, com o candidato à reeleição pelo PT, Rui Costa e os também candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD).

   8. O ponto de concentração com a população de Alagoinhas será a Avenida Joseph Wagner, às 9h. A carreata seguirá até a Praça Santa Isabel, onde haverá comício da coligação “Mais trabalho por toda a Bahia”.  

   9. Na segunda (3), Rui pega a estrada rumo a mais seis cidades. Capim Grosso, na Bacia de Jacuípe, será o primeiro destino, onde terá carreata às 9h; depois segue para São José do Jacuípe (Itatiaia), Gavião, Nova Fátima, Riachão do Jacuípe e termina com caminhada e ato público em Tanquinho, a partir das 17h.

   10. A pavimentação em mais de 7 quilômetros da BA-849, do entroncamento da BR-242 até Palmeiras, na Chapada Diamantina, foi inaugurada nesta quinta-feira (30). A obra recebeu aproximadamente R$ 3 milhões em investimentos. 

   11. Na região, outra estrada vai passar pela mesma intervenção. A ordem de serviço para a pavimentação da rodovia que liga a BR-122 até a BA-848, em Iraquara, foi assinada. As obras serão realizadas em 2 quilômetros da rodovia. O valor aplicado é de R$ 1 milhão.

   12. Também está em andamento na região a restauração em 4,5 quilômetros da BA-427, entre Souto Soares e o distrito de Campo Alegre. A execução do serviço chega a 92%. 

  13. Além disso, o Consórcio Chapada Forte finalizou neste mês de agosto a manutenção na BA-148, de Boninal a Abaíra, passando por Piatã, e na BA-900, no acesso à cidade de Ibicoara.

   14. A Estação da Lapa recebe na segunda-feira, 3, a exposição “Um mundo sem trabalho infantil”. Produzida pelo Tribunal Superior do Trabalho e Conselho Superior de Justiça do Trabalho, A mostra tem o objetivo de proporcionar um momento de sensibilidade e visibilidade à proteção de crianças e adolescentes, conscientizando e informando a sociedade sobre a realidade brasileira. 

   15. Serão expostos  16 painéis que retratam o trabalho infantil no campo, nas ruas e nos lixões, demonstrando atividades ilícitas como escravidão, exploração sexual e trabalho doméstico. O público poderá conferir o trabalho durante todo o dia, até as 19h, em frente ao metrô da Estação da Lapa. A exposição já foi exibida também em cidades como Brasília, São Paulo, Curitiba e Fortaleza.

   16. A partir desta segunda-feira (03) até o dia 21 de setembro, o Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), em parceria com o home center Ferreira Costa, oferece cursos gratuitos de treinamento para pintores. 

   17. As atividades serão realizadas em sedes das subprefeituras da cidade, sempre das 9h às 12h. O primeiro curso acontece na Prefeitura-Bairro de Cajazeiras e irá abordar os processos de preparação de superfícies para pintura, unindo teoria e prática.

   18. As aulas serão ministradas por instrutores especializados no assunto. Os participantes receberão um certificado ao final do curso para atestar a nova qualificação e serão inseridos no programa do SIMM.

   19. "A falta de qualificação profissional tem sido um gargalo na hora da contratação e, por isso, intensificamos e dobramos, somente no primeiro semestre desse ano, a quantidade de cursos oferecidos pelo SIMM, em relação ao total do ano passado. Fazemos isso sempre com instituições parceiras reconhecidas e de qualidade no mercado, como a Ferreira Costa", afirmou o secretário municipal de Trabalho, Esporte e Lazer (Semtel), Geraldo Junior.

   20. A Secretaria da Administração (Saeb) cedeu um imóvel pertencente ao Estado para ser utilizado em um projeto social que vai beneficiar pequenos agricultores e estudantes de escolas públicas. Uma fazenda com cerca de 300 mil metros quadrados, situado na Ilha de Itaparica, pertencente à extinta EBDA, foi cedido para a prefeitura do município. 

   21. No local, vão ser assentadas 30 famílias de agricultura familiar, que vão produzir alimentos para a merenda escolar da rede municipal de ensino.

   22. A Fazenda Mocambo era utilizada como uma estação experimental da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), onde era realizada pesquisa na área agrícola. Com a liquidação da empresa na reforma administrativa do Governo, parte da propriedade ficou sem utilização, com exceção de trechos onde funcionam poços de petróleo e gás natural.

   23. Agora, a Fazenda Mocambo, situada na Estrada do Mocambo, em Itaparica, vai abrigar trinta famílias da agricultura familiar, em um projeto desenvolvido pela prefeitura do município. Os produtores rurais vão cultivar alimentos diversos. O município possui um termo de cooperação técnica com a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), para que especialistas prestem assistência técnica aos agricultores.