Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

OPERAÇÃO FESTIVAL DE INVERNO DE CONQUISTA APREENDE MUITA DROGA

Candidatos a governador pelo PT e DEM estiveram em Cruz das Almas, Campo Formoso e Itabuna fazendo promessas
26/08/2018 às 10:13
   MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. Deflagrada na última semana, a Operação Festival de Inverno, realizada pela Polícia Rodoviária Federal, tem somando muitas ocorrências em Vitória da Conquista. No final da manhã deste domino (26) mais uma grande apreensão de drogas foi registrada na Rodovia Santos Dumont. A ação culminou durante fiscalização a um ônibus que vinha de São Paulo com destino, possivelmente, a uma cidade do Sudoeste Baiano. 

   2. Em caixas foram encontrados maconha e cocaína, somando em tordo de 101 quilos distribuídos em tabletes. A suspeita foi presa em flagrante e apresentado, juntamente com o material ilícito, do Distrito Integrado de Segurança Pública antes de ser levado ao Conjunto Penal de Vitória da Conquista, comenta Blog do Anderson. 
                                                                          *****
   3. A comunidade escolar do Colégio Estadual José Moreira de Cordeiro, localizado no município de Cordeiros (664 km de Salvador), está desenvolvendo uma série de projetos que aliam o processo de ensino e aprendizagem com a proteção e conservação do meio ambiente. 

   4. As diferentes experiências sustentáveis de reaproveitamento da água e otimização da alimentação escolar foram apresentadas, neste domingo (26), ao secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, e a técnicos do órgão central, durante visita na escola, cujo objetivo foi dialogar com gestores, professores e estudantes sobre questões de infraestrutura e, principalmente, voltadas ao fortalecimento do eixo pedagógico, o que inclui o novo perfil de oferta, com a inclusão  de novos curso técnicos de nível médio.

   5. Na unidade escolar, que possui 392 estudantes do Ensino Médio regular, há dois anos é desenvolvido um projeto que reaproveita a água das pias para a irrigação de orgânicos plantados na escola como pés de banana, mamão, acerola e outros, que são aproveitados na alimentação escolar, assim como pés de aipim e hortaliças cultivadas na horta. 

  6. A água da pia chega às plantações através de mangueiras conectadas por canos que saem das pias. Já o sistema de irrigação é por gotejamento feito com garrafas pet. A escola também capta água de chuva por calhas e armazena para reutilização.

   7. As iniciativas são consequências do projeto ‘Juventude em ação por uma escola sustentável’, da Agenda 21, voltado para as necessidades da escola relacionadas ao meio ambiente. O projeto foi desenvolvido com a participação dos estudantes em articulação com as duas Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (COM VIDA) criadas no colégio. 

   8. “As ações da COM VIDA refletem positivamente na educação e na autonomia dos estudantes, pois eles se tornam protagonistas de sua própria aprendizagem e multiplicadores de boas ideias. A participação deles é fundamental para tornar a escola um espaço cada vez mais sustentável e democrático”, destacou a professora de Geografia, Cíntia Paula Camargo Cordeiro.

  9. Rui Costa em Cruz das Almas:  “Tão importantes quanto o presidente e o governador são os representantes no Congresso, e também na Assembleia Legislativa. Precisamos remar na mesma direção pra fazer mais pela Bahia”, alertou o governador candidato à reeleição.

  10. A jornada da sua caravana pela Bahia, neste domingo (26), foi iniciada em Cruz das Almas, quando Rui, Wagner, Coronel e o candidato a vice-governador, João Leão (PP), capitanearam uma carreata pelas ruas da cidade, a partir de Cajá. Entre as intervenções na infraestrutura e logística daquela região, já asseguradas no Programa de Governo Participativo (PGP 2018), registrado no TRE-BA, está a recuperação do atracadouro Porto do Cajá, que vai beneficiar mais de 46 mil pessoas dos municípios de Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus e Maragogipe.

    17. Depois da carreata, a comitiva seguiu para Governador Mangabeira, onde o povo esperava na Praça Castro Alves, em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição. O grupo que também incluía a primeira-dama do estado, Aline Peixoto, caminhou pela cidade, entre cumprimentos e selfies, ao som do jingle que já ganhou as ruas. 

   18. O candidato a governador pela coligação Coragem para Mudar a Bahia, Zé Ronaldo participou, no sábado (25), em Itabuna, da inauguração dos comitês dos candidatos a deputado estadual Augusto Castro, em Itabuna, e federal Elmar Nascimento, em Campo Formoso. Atento às demandas da população, o ex-prefeito de Feira de Santana afirmou que é preciso urgência na duplicação da estrada Itabuna-Ilhéus. Em Campo Formoso, 
moradores pediram medidas urgentes contra a falta de segurança, que aumentou no súltimos anos com o governo do PT.

   19. As inaugurações dos comitês reuniram muitas pessoas. Em Itabuna, ao lado do prefeito ACM Neto e da candidata a vice-governadora Drª Mônica Bahia, Zé Ronaldo ficou impressionado com o carinho das pessoas e 
confirmou a falta de atenção do governo do PT com a região. “Sei que há muito tempo os moradores de Itabuna e de Ilhéus aguardam a duplicação da estrada, que é curta, mas que nunca teve a devida atenção do governo do Estado. Como governador, realizarei essa obra e a mobilidade na região irá melhorar, contribuindo para o avanço dos setores produtivos”.

   20. No dia 23 de agosto de 2018, o Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região/Bahia (CREF13/BA) foi notificado de um Mandado de Segurança que tramita na 10ª vara da Justiça Federal em Salvador. Este documento foi impetrado por membros de um Chapa que tenta concorrer às eleições 2018 do CREF13/BA.

   21. Consta no Polo Passivo do Mandado de Segurança, o Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região/Bahia e a Comissão Eleitoral do CREF13/BA representada pelo Profissional de Educação Física, Kleber Fonseca.

   22. Ocorre que a Comissão Eleitoral é independente e autônoma e, por isso, toma suas decisões com base nos Princípios Constitucionais-Administrativos da Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Legalidade Estrita, sem interferência da gestão atual do Conselho ou de qualquer outro membro que esteja concorrendo às eleições.

    23. Diante do indeferimento de registro da Chapa "Renovação", os integrantes desta, inconformados, requiseram, judicialmente, o deferimento do registro da Chapa para concorrer às eleições. O pedido foi analisado em caráter liminar e deferido. Uma vez que a Comissão Eleitoral foi notificada, deverá tomar as providências cabíveis.

   24. Foi lançado em Vitória da Conquista (518 km de Salvador) o projeto Escolas Culturais, que visa potencializar as experiências artísticas e culturais já existentes nas unidades escolares da rede estadual de ensino e, também, fomentar novas atividades. A iniciativa, que está sendo implantada em 85 escolas estaduais, contou com seu lançamento no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, com apresentações de fanfarra, música, poesia, teatro, dança e outras manifestações artísticas protagonizadas pelos próprios estudantes, incluindo uma participação do cantor e compositor Xangai.

   25. O secretário da Educação do Estado, Walter Pinheiro, participou do ato e assinou uma ordem de serviço para o início das obras da cobertura da quadra poliesportiva da unidade escolar. “Esta escola também, a partir de agora, ganhará novos cursos, inclusive da Educação Profissional, pois é o que estamos levando para toda a rede estadual. Aqui estamos autorizando o que vocês levantaram enquanto demanda. 

   26. Hoje em várias escolas temos cursos de teatro, de música, do eixo de produção cultural. A secretaria tem que ajudar a escola no que ela decide fazer e estamos levando coordenadores pedagógicos para todas as escolas, justamente a partir de uma necessidade apontada por diretores e gestores”, destacou Pinheiro, que fez a entrega de 25 chromebooks para o desenvolvimento do projeto e-Nova Educação, em parceria com o Google, levando internet de alta velocidade com diversos conteúdos interativos para as salas de aula.