Colunistas / Miudinhas
Tasso Franco

SALVADOR sediará evento Latino-Americano sobre Mudança do Clima 2019

Veja a agenda dos candidatos a governador da Bahia neste final de semana
23/08/2018 às 19:05
MIUDINHAS GLOBAIS:

   1. O Brasil sediará a próxima Semana Latino-americana e Caribenha sobre Mudança do Clima, em 2019, mais precisamente em Salvador. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (23) durante a edição deste ano do evento, que ocorre em Montevidéu, capital do Uruguai, até esta quinta. O Brasil também informou ter reduzido 2,6 bilhões de toneladas de carbono entre 2016 e 2017, o que antecipa em três anos o cumprimento de sua meta para 2020 em relação à Amazônia e ao Cerrado. O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, representou o Brasil no Segmento de Alto Nível do encontro.

   2. A candidatura da capital baiana para sediar a próxima edição do evento foi aceita, por unanimidade, pelos participantes. Em Salvador, o secretário da Cidade Sustentável e Inovação (Secis), André Fraga, comemorou a conquista. “Acompanhei o Ministro Edson Duarte durante as tratativas e fiquei animado com a possibilidade de podermos mostrar o que nossa cidade tem feito nessa agenda”. 

   3. Salvador já possui inventário de emissões de gases de efeito estufa e deve iniciar o desenvolvimento de seu plano de mitigação e adaptação às mudanças climáticas no inicio de 2019, além de ser signatária do Compacto de Prefeitos pelo Clima, acordo internacional que governos locais assumiram de combater as mudanças climáticas.

   4. No evento, os resultados brasileiros no combate ao desmatamento e na redução de emissões também foram reconhecidos pela secretária-executiva da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, Patricia Espinosa. Gerenciado pelo Secretariado das Nações Unidas vinculado à Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima, o evento tem a participação de cerca de 800 especialistas, entre representantes de governos, setor privado, organizações não-governamentais e comunidade científica, e ocorre desde 2008. Os participantes vêm dos 33 países da América Latina e Caribe, com apoio financeiro dos principais bancos de desenvolvimento da região. 
 
   5. Na edição deste ano, a Semana LAC tem o objetivo de apoiar a implementação das Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) dos países sob o Acordo de Paris e ampliar a ação para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vinculados ao aquecimento global. Além disso, o encontro em Montevidéu faz parte de uma série de reuniões regionais, que ocorreram, também, na África e na região da Ásia e do Pacífico. 

   6. A redução de emissões alcançada entre 2016 e 2017 foi anunciada pelo ministro Edson Duarte, durante apresentação sobre as políticas florestais e climáticas do País. Em relação às emissões associadas ao desmatamento, a redução, na Amazônia, foi de 610 milhões de toneladas de carbono e, no Cerrado, foi de 170 milhões de toneladas. A meta pretendia alcançar, em 2020, a redução de 564 milhões, na Amazônia, e de 104 milhões, no Cerrado.
                                                                           *****

   7. Estão abertas as inscrições para novas turmas dos cursos ofertados pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) em parceria com o Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT).Os interessados podem escolher entre os cursos Internet das Coisas (IoT) e Big Data. O conteúdo é 100% virtual, em português e projetado para suprir as necessidades do mercado de trabalho. Após a conclusão e aprovação, o aluno receberá dupla certificação do MIT e da Unijorge.

   8. A instituição tem um acordo com a ILUMNO, empresa que atua na transformação do ensino superior na América Latina, para trazer cursos da universidade norte-americana, considerada a melhor do mundo nos últimos cinco anos, segundo o QS World University Ranking.

   9. O material de estudo desenvolvido é aprovado pelos professores e pesquisadores do CSAIL-MIT, o mais importante laboratório de Ciências da Computação e Inteligência Artificial do mundo. Os alunos terão acesso à plataforma de estudos 24h, de qualquer lugar, pela internet. Mais informações e pré-inscrições podem ser feitas pelo site www.unijorge.edu.br/mit. 

   10. Com investimento superior a R$ 17,5 milhões, a Policlínica Regional de Saúde em Simões Filho, será concluída em dezembro deste ano. A informação foi divulgada para os 13 municípios que integram o Consórcio Interfederativo Metro Recôncavo Norte, nesta quinta-feira (23), após o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, inspecionar o avanço das obras.

   11. No edifício de três pavimentos, os pacientes terão acesso a uma variedade de especialidades médicas, a exemplo de angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia.

   12. Diversos exames também serão oferecidos, com destaque para ressonância magnética, tomografia, mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, eletromiografia, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, entre outros ligados às especialidades de oftalmologia. Também serão realizados vasectomia, cauterização, pequenas cirurgias e cuidados com o pé diabético, além de biópsias de mama, tireoide, próstata, dérmica e gastroenteral. 

   13. A Coligação Coragem para Mudar a Bahia realizou sua primeira carreata na noite desta quarta-feira, em Uruçuca, região Sul. Mais de 300 veículos acompanharam o candidato a governador Zé Ronaldo, que esteve acompanhado pelo candidato ao senado irmão Lázaro e pelo prefeito Moacyr Leite.

   14. No domingo, Zé Ronaldo participa de nova carreata, que sairá de Feira de Santana, às 8 horas e seguirá por São Gonçalo dos Campos, Conceição da Feira, Cachoeira, São Félix, Muritiba, Governador Mangabeira e Cruz das Almas. No sábado, o destino é a região cacaueira, pela manhã. 

   15. Zé Ronaldo visita as cidades de Ilhéus – onde participa de uma caminhada no centro da cidade a partir das 9 horas – e Itabuna – prestigiando a inauguração do comitê do candidato à reeleição deputado Augusto Castro, às 11 horas.

   16. À noite, o ex-prefeito de Feira de Santana participa do Lançamento da Campanha de Elmar Nascimento, no Campo Formoso Social Clube, em Campo Formoso.

   17. Nesta sexta-feira, dia 24, na sede da Associação do Pessoal da Caixa Econômica Federal (APCEF), às 19h30min, será lançada a candidatura de Cipá a deputado estadual para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). O local do evento fica no Km 0 da Rodovia Ilhéus-Olivença, zona sul de Ilhéus.

   18. Diversos setores e segmentos da Bahia, principalmente da região cacaueira estão mobilizados para o ato de lançamento do candidato ao legislativo baiano. O encontro é aberto ao público e tem a presença confirmada do presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães.

   19. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador (Sedur) apresentou o programa Salvador 360 para os profissionais de contabilidade, durante uma roda de conversas promovida pela Conselho Regional de Contabilidade (CRC/BA), nesta quarta-feira (22), na Fundação Visconde de Cairu. O encontro teve como objetivo aproximar a secretaria e a classe contábil, além de discutir sobre abertura de empresas em Salvador.

   20. Presente no encontro, o secretário da Sedur, Sérgio Guanabara falou sobre o Portal Simplifica, foco do eixo Simplifica, que tem trazido avanços e mais comodidade para o cidadão nas retiradas de licenças. “Alguns dos maiores problemas que as cidades brasileiras enfrentam é o excesso de burocracia para o licenciamento de obras e para o funcionamento de atividades empresariais. 

   21. E Salvador, diferentemente de outras cidades brasileiras, através do Portal Simplifica, vem possibilitando um ambiente favorável ao crescimento da cidade”, afirmou Guanabara.

   22. O secretário destacou o decreto que autoriza o funcionamento de Microempreendedor Individual (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte em Salvador. “É um marco importante porque há muitas pessoas buscando o empreendedorismo, a formalização, o que é fundamental para acesso a créditos em instituições financeiras, assim como para o fortalecimento do negócio em termos de visibilidade e de importância para o mercado. Além disso, pretende atender à nova legislação trabalhista, que prevê mais autonomia dos profissionais", afirmou.

   23. Com o objetivo de revelar, formar e desenvolver futuros líderes da companhia, a Estácio está com as inscrições abertas para seu programa de trainee, de 27 de agosto a 17 de setembro. Podem concorrer profissionais que tenham até dois anos de formação ou estarem cursando o último período dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Economia, Engenharia, Publicidade e Propaganda, Marketing, Matemática, Direito, Psicologia e Pedagogia. 

   24. O Programa Trainee Estácio dura um ano e os selecionados serão acompanhados por líderes da empresa nas áreas de Mercado, Finanças, Ensino a Distância, Gente & Gestão, Ensino e Operações.  Serão oferecidos bolsa de estudo para MBA Online, salário compatível ao mercado, plano de saúde e odontológico, entre outros benefícios. Mais informações e inscrições devem ser realizadas por meio do link: http://portal.estacio.br/estaciotrainee/
 
   25. “Hoje em dia, o jovem tem muito este viés de trabalhar e transformar a sociedade, então, acredito que a Estácio tenha valores que se moldam ao perfil desses jovens talentos e que vêm ao encontro com o nosso propósito institucional que é “Educar para Transformar”, comenta Érika Magalhães, vice-presidente de Gente e Gestão da Estácio. 

   26. Ao longo de sua existência, o Programa Trainee Estácio já contou com 123 mil inscritos, 85 foram admitidos, 72 promovidos, 30 exercem cargos de média liderança e 1 ocupa função de alta liderança. Segundo Érika, a última edição obteve 8 mil inscritos e 8 foram contratados, onde 100% dos trainees foram aproveitados internamente após o término do programa, alguns em posição de liderança.   

   27.  Após cumprir agenda na quarta (22) em Ipirá, o candidato ao Governo da Bahia pelo PT, Rui Costa, retoma a Correria pela Bahia nesta quinta-feira (23). A série de viagens pelo interior será concluída no domingo (26), quando Rui terá alcançado a marca de 20 cidades visitadas em cinco dias.

   28. O compromisso desta quinta será em Itaberaba às 18h. Na sexta, o ônibus da caravana, onde também estarão presentes os candidatos a vice-governador, João Leão (PP), e a senador, Jaques Wagner (PT) e Angelo Coronel (PSD), chega a Uruçuca, às 10h, onde haverá uma caminhada com saída do Distrito de Serra Grande. Neste dia, a comitiva da coligação “Mais Trabalho Por Toda a Bahia” ainda vai visitar mais seis municípios. 

   29. Em Itacaré, às 11h, a caminhada vai partir do posto Marabar e segue pela avenida principal até a Praça da Bandeira; em Camamu, o ponto de encontro será às 14h, na comunidade de Laranjeira e a carreata segue até o Mercado de Artesanato; a caminhada em Igrapiúna será às 16h, com saída do Auto Posto Barramar; na cidade de Ituberá, o movimento será às 17h, na Praça dos Táxis, em frente ao Mercado Municipal;

   30. Em Nilo Peçanha, o encontro está previsto para às 18h, com concentração na Praça do Piquete; o último município visitado será Taperoá, às 19h. A concentração da caminhada, que terá um percurso de 700m, será na entrada da cidade, no bairro São Felipe e segue até a praça da Bandeira, onde haverá um ato público.